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Parceria UEL e Polícia Militar oferece curso de extensão para policiais do 30º Batalhão

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A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o 30º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PM/PR) uniram forças para oferecer aos policiais militares um curso de formação complementar voltado ao aprimoramento da relação entre a instituição de segurança e a sociedade. As aulas estão sendo ministradas por docentes da UEL e contam com o apoio de setores da universidade, como a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e o Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted).

Conforme a pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade, a parceria surgiu a partir da iniciativa do comandante do 30º BPM, tenente-coronel Marcos Tordoro. Inicialmente, explica Zilda, 26 novos praças da PM estão participando do curso de extensão, que tem 75 horas de duração e está sendo ministrado por docentes dos departamentos de Ciências Sociais (CLCH), Psicologia (CCB), Comunicação e Educação (Ceca).

“Dentro da carga horária total, que era de 100 horas, nós ficamos com 75 horas. Então, foram feitas reuniões entre o comando da Polícia Militar, a Reitoria e a Proex e, em seguida, essa articulação com os professores para contemplar os módulos que o 30º Batalhão gostaria que fossem abordados”, disse a pró-reitora. 

Desta maneira, a ementa do curso de formação complementar foi formada pelas seguintes disciplinas: Relação entre a Polícia Militar e a Sociedade; Comunicação e Gestão de Conflitos; Estudos das Relações Étnico-Raciais no Brasil; Questões de Identidade de Gênero e Saúde Mental e Qualidade de Vida. 

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“Quebrar paradigmas não é fácil em nenhum segmento e aqui é mais um exemplo de paradigma que está sendo quebrado, uma aproximação entre as duas instituições. Essa cooperação já está se demonstrando muito exitosa, tanto para nós policiais quanto para os professores e pesquisadores”, avaliou o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Marcos Tordoro, por meio da assessoria de Comunicação do 30º BPM.

Criado há um ano pelo Governo do Paraná, o 30º Batalhão da Polícia Militar é responsável pelo policiamento na Região Norte de Londrina e em outros seis municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML): Ibiporã, Jataizinho, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso. Dentre as estratégias de aproximação com a sociedade implementadas pelo Batalhão está a comunicação com lideranças comunitárias e moradores via Whatsapp.

POLÍCIA E SOCIEDADE – Na tarde de quarta-feira (19), os 26 novos praças compareceram à aula do professor Cleber da Silva Lopes, do Departamento de Ciências Sociais, que é responsável por abordar a relação entre a Polícia Militar e a sociedade. 

De acordo com ele, o objetivo da disciplina é abordar as questões relacionadas à legitimidade da instituição na sociedade e jogar luz sobre a Teoria da Justiça Procedimental, que tem sido incorporada ao universo das polícias e inspirado a formação de programas de treinamento que visam a produzir um tipo de policiamento. “Norteado mais pelo consentimento do que na ameaça e na força física”, destaca o professor. 

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A Teoria da Justiça Procedimental, acrescenta Lopes, vem ganhando destaque, principalmente, a partir de 2015, com o aprofundamento das tensões entre a polícia e a sociedade. No centro  desta discussão em todo o mundo estão os acontecimentos recentes registrados nos Estados Unidos e que inspiraram o surgimento do movimento chamado “Black Lives Matter”, ou “Vidas Negras Importam”. Atualmente, forças policiais de países como Inglaterra e Austrália também oferecem este tipo de formação aos seus agentes de segurança. 

“A teoria tem esse nome porque a sua principal descoberta é que o que produz a legitimidade policial é, principalmente, a maneira com que a polícia trata o cidadão”, afirma o professor. “Isso importa muito mais do que os resultados do uso desta autoridade. Ela investe nisso, no que as polícias precisam fazer nesta relação com a sociedade para que as pessoas percebam que existe um tratamento justo e respeitoso. Quando há essa percepção da sociedade, o policiamento pode ser feito muito mais baseado em consentimento do que na ameaça ou uso de força física”, acrescenta o professor.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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