NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Militar do Paraná realiza o tradicional Desfile de Tiradentes

Publicado em

Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, recebeu nesta sexta-feira (21) o tradicional Desfile de Tiradentes, em homenagem ao herói nacional e patrono das Polícias Militares do país.

Autoridades civis e militares estiveram presentes na cerimônia anual, que contou também com o juramento de 76 novos cadetes policiais e bombeiros-militares que, em ato solene, receberam o “Espadim-Tiradentes”, arma símbolo do cadete do Curso de Formação de Oficiais. 

A arma, além de representar autoridade, honra e dignidade, concede ao cadete da PMPR, na data de seu recebimento, a conferência de valores e deveres do militar estadual, marcando o início da carreira dele na Corporação.

“Diante de tudo o que a história nos mostra, podemos afirmar que a nossa gloriosa e centenária corporação, inspirada em valores e tradições inalienáveis, traz em cada um dos seus integrantes as características marcantes deste herói, principalmente no que diz respeito ao referencial de bravura, coragem e honra de que somos investidos diariamente no cumprimento das nossas missões” afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira. 

Leia Também:  Com apoio do Proesporte, Paraná recebe Copa Duque de Punhobol neste fim de semana

“É bastante gratificante poder receber na Academia Policial Militar do Guatupê nossos amigos e familiares, e compartilhar com eles um pouco do trabalho que desenvolvemos aqui. Vários sentimentos vêm enquanto neste momento: de felicidade, de honra e de gratidão, principalmente”, disse o cadete Victor Menezes Galdino Silva.

TIRADENTES – Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um importante líder da Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu no final do século 18 com o objetivo de libertar o Brasil do domínio português e instaurar uma república independente.

Tiradentes nasceu em Minas Gerais, em 1746, e foi dentista, militar e ativista político. Ele liderou a conspiração contra o governo português, mas acabou sendo delatado e preso. Foi julgado e condenado à morte por enforcamento em 1792, sendo considerado como mártir da Independência brasileira.

Sua execução teve grande repercussão na sociedade da época, contribuindo para a conscientização e mobilização da população pela independência do país. Tiradentes é considerado um dos heróis nacionais do Brasil e seu legado é lembrado até hoje como exemplo de coragem, patriotismo e luta pela é o patrono das Policiais militares e civis do Brasil.

Leia Também:  PCPR prende homem condenado por tráfico de drogas e receptação em Piraí do Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Concessões rodoviárias: Ministério dos Transportes confirma aporte para descontos maiores que 18%

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Paraná adota IA para aprimorar ensino de matemática nas escolas da rede estadual

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA