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BRDE se consolida como Banco Verde ao integrar negócios ligados à biodiversidade

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O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é o primeiro do País a integrar a Coalizão Life de Negócios e Biodiversidade. A iniciativa reúne empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio que reconhecem a biodiversidade como parte fundamental da agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa).

A reunião de apresentação do BRDE como novo membro ocorreu na manhã desta terça-feira (18), de forma remota. Também integram o movimento o Grupo Boticário, Itaipu Binacional, Permian Global (empresa inglesa que tem a missão de recuperar florestas tropicais) e JTI (Japan Tobacco International), empresa do setor de tabaco, com sede na Suíça e representação no Brasil. Esse grupo foi criado em 15 de dezembro de 2022, durante a COP-15 de Biodiversidade da ONU, em Montreal, no Canadá.

A adesão às práticas da Life, com acesso às soluções práticas e métricas desenvolvidas para desempenho em biodiversidade, permitirão que o BRDE incorpore novidades a seus modelos de negócios e avalie as operações e programas para otimizar a tomada de decisões em investimentos que efetivamente contribuam para a conservação da biodiversidade.

“Adotar a metodologia da Life para regrar nossas ações de desenvolvimento sustentável, econômico e social, em consonância com o posicionamento do BRDE em ser um Banco Verde, com aderência de quase 80% de suas operações a algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Vamos tornar os negócios com nossos parceiros efetivamente atualizados, com o compromisso global de descarbonização, investimentos verdes, equidade e inclusão econômica e cidadã”, disse o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

De acordo com Regiane Borsato, diretora executiva da Life, a adesão do banco que tem a meta de ser o primeiro verde do Brasil à Coalizão de Negócios e Biodiversidade é um marco. “Contar com o engajamento do setor financeiro mobilizando positivamente a agenda ambiental no contexto ESG, a partir do uso de métricas de biodiversidade para a avaliação das operações, sinaliza que estamos no caminho certo”, afirmou.

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BANCO VERDE – A associação do BRDE com a Coalizão Life é uma das diretrizes do Banco Verde adotadas pela instituição. Com uma análise interna, a Coordenação de Responsabilidade Socioambiental do BRDE já identificou ações e mecanismos, que o tornam “verde”.

Há um alinhamento de 79,5% em ao menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no crédito concedido pelo banco, o que representou, em 2022, R$ 3,5 bilhões dos R$ 4,4 bilhões em contratações feitas nos três estados do Sul. E 94% dos projetos apresentados foram enquadrados no ODS 13, que corresponde à ação climática.

Projetos de uso e reciclagem de resíduos e tratamento de resíduos industriais tiveram recursos da ordem de R$ 70,5 milhões. Além disso, o BRDE implantou o Sistema de Riscos Socioambiental e Climático em suas operações; contratou uma startup para monitoramento climático dessas operações, além de estratégias e avaliação ESG nas empresas; lançamento de edital para o Fundo Verde e de Equidade, destinado ao apoio de iniciativas pautadas no desenvolvimento socioambiental, com recursos não reembolsáveis, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e Fundação Araucária.

METODOLOGIA – A metodologia da Life oferece métricas de desempenho em biodiversidade, por meio do software Life Key. Com isso, é possível obter eficácia dos investimentos destinados aos programas ambientais, redução em riscos relacionados à biodiversidade e geração de créditos de biodiversidade.

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As certificações da Life asseguram com sua metodologia confiança, transparência e robustez na gestão corporativa. Dessa forma, o BRDE se torna agente transformador em modelos de negócios sustentáveis, pois essas ferramentas são concedidas por organismos internacionais e auditoria que cumpram as exigências da metodologia, a exemplo do que acontece com as empresas membros.

“Nossa intenção também é estimular nossos clientes a adotarem novas práticas e ter um atendimento customizado, com precificação diferenciada. Assim, o BRDE passa a desempenhar um papel de protagonista para transformar a sociedade, através de uma nova postura mais prática, e ser referência nacional e internacional na aplicação de indicadores de sustentabilidade”, concluiu Bley.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião, pelo BRDE, Anderson José Amâncio, chefe de Gabinete da Diretoria; o superintendente da agência paranaense; Paulo Cesar Starke Junior; a gerente de Planejamento e Novos Negócios, Lisiane Maldaner Astarita. Do Grupo Boticário,  Anke Manuela Salzmann, gerente de Projetos; Omar Duarte Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relacionamento Institucional. Pela Permian Global, Fábio Olmos, diretor técnico e Flavio Von Zuben de Andrade Junior, Head of Business Development; Flávio Goulart, diretor de assuntos corporativos e comunicação da Japan Tobacco International – JTI no Brasil. E pelo Instituto Life, Cecília Brosig, da Comunicação e Relações Institucionais; Cristine Winters, da área de Gestão & Técnica; Regiane Salata, gerente de Sistemas & Certificações; Rosana Renner, gerente técnica, Victoria Nunes, de Comunicação e Marketing.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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