PARANÁ
Estrada da Boiadeira, Viaduto do Catuaí e segurança se destacam no Noroeste e Centro-Oeste
Publicado em
18 de abril de 2023por
Itajuba TadeuOs primeiros 100 dias da segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior marcaram o avanço de obras e licitações importantes nas regiões Noroeste e Centro-Oeste. Entre elas está a pavimentação da Estrada da Boiadeira, na divisa com o Mato Grosso do Sul, o lançamento do edital do Viaduto do Catuaí, em Maringá, contratação de estudos, conservação de rodovias e reforço de segurança viária, entre outros.
Veja o balanço do que foi realizado em 2023 até o momento:
Lançamento do edital do Viaduto do Catuaí
Em março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a licitação do novo trevo Catuaí, que vai receber o nome Viaduto Divanir Braz Palma, em Maringá. A obra resolve um gargalo na região central da cidade, no entroncamento entre a BR-376, a PR-317 e a Avenida João Pereira, e tem prazo de conclusão de dois anos após ser iniciada.
A licitação será na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), que prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra pela empresa vencedora. O orçamento é sigiloso, conforme previsto em lei, visando estimular as empresas interessadas a estudarem cuidadosamente a documentação do edital para elaborarem suas propostas.
Pavimentação da Boiadeira quase concluída
Aguardada por décadas pela população, a pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira saiu do papel. As obras atingiram 99,8% de conclusão. A obra é considerada um dos mais importantes projetos rodoviários do Paraná e foi viabilizada graças a um acordo costurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com o governo federal e a Itaipu Binacional. Até o momento, foram investidos mais de R$ 281 milhões, com recursos bancados pela hidrelétrica.
A Boiadeira irá facilitar, agilizar e baratear a ligação do Paraná com o Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores do agronegócio do Brasil. A revitalização tem o seu início na divisa com o MS, em Icaraíma (distrito de Porto Camargo), e vai até Umuarama (distrito de Serra dos Dourados).
O trecho tem 46,91 quilômetros de extensão, sendo 13,3 km de restauração entre Porto Camargo e Icaraíma, e novo pavimento de Icaraíma até Serra dos Dourados, com direito à sinalização, contornos e nove viadutos para facilitar os acessos aos perímetros urbanos.
Licitação de novos viadutos em Sarandi
O DER/PR publicou no início de abril a notificação de vencedor da licitação para executar dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi, na região Noroeste. A obra terá investimento de R$ 36,8 milhões.
Serão duas interseções em desnível ligando as vias marginais da BR-376 (Av. Antônio Volpato e Av. Ademar Bornia), passando sobre as pistas principais da rodovia federal através de dois viadutos alongados, em formato ferradura, funcionando como bolsões incorporados às marginais.
Além de servir como retornos para o tráfego de longa distância, os viadutos também serão ligação entre as regiões Norte e Sul do município. A previsão de execução, após emissão de ordem de serviço, é de 12 meses, com os primeiros meses dedicados aos projetos e serviços iniciando no trecho a partir do sexto mês.
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Contratação para os estudos de viabilidade da nova ponte Paraná – Mato Grosso do Sul
O DER/PR homologou a contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção de uma nova ponte de ligação do Estado com o Mato Grosso do Sul. A obra será no Rio Paraná, entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, na região Noroeste, com o município sul-mato-grossense de Taquarussu.
O objetivo é apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.
O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço. O investimento é de R$ 2.992.382,95, custeado pela Itaipu Binacional, após parceria firmada com o governo estadual em 2022.
Licitação de recuperação de acostamentos entre Umuarama e Xambrê
Foi homologado o resultado da licitação de recuperação dos acostamentos da PR-489, que liga os municípios de Umuarama e Xambrê. Serão investidos R$ 3.959.086,98 nas melhorias, contemplando ambos lados da rodovia, em uma extensão de 17,32 quilômetros. Segundo estudo do DER/PR, mais de 1.700 veículos por dia trafegam pelo trecho que liga os dois municípios, que, somados, têm aproximadamente 120 mil habitantes.
Retomada da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu
A obra de duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, foi retomada após meses de uma disputa judicial. Os serviços estão concentrados na etapa de terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem, particularmente vulneráveis às condições climáticas.
Mesmo com as intensas chuvas nos primeiros meses, os trabalhos avançaram. A obra atingiu a marca de 17,27% de execução na medição mais recente, com destaque para continuidade nas obras da nova ponte sobre o Rio Pirapó.
Nos trechos das pistas novas com a terraplenagem concluída, já começaram os serviços de pavimentação, atualmente em 12,91%. A duplicação prevê um trecho de 21,82 quilômetros, que inclui também cinco quilômetros de vias marginais, três viadutos, dez retornos em nível e duas passarelas, além de galerias celulares, passa-fauna e nova sinalização horizontal e vertical. O investimento será de R$ 183.456.873,42.
Convênio para nova ponte entre Maringá e Sarandi
A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística fechou um convênio para construção de uma ponte entre Maringá e Sarandi. O investimento será de R$ 5,59 milhões, sendo R$ 5,13 milhões de aporte do Estado e R$ 456 mil da Prefeitura de Maringá.
A ponte será construída sobre o Ribeirão Pinguim, ligando a Avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a Avenida Nova São Paulo, em Sarandi. Com a rápida expansão da zona urbana da região, a ligação entre os municípios se tornou um problema para a população. No local, já existe uma ponte antiga e precária, sem pavimentação e de difícil acessibilidade. A nova terá pistas duplicadas trazendo mais agilidade e conforto para o deslocamento dos moradores.
A prefeitura publicou recentemente o edital para contratação da obra.
Terceiras faixas da PR-323 quase concluídas
Estão quase concluídas as obras de implantação das novas terceiras faixas na PR-323, entre os municípios de Doutor Camargo e Iporã. Os serviços alcançaram 88%. Ao todo serão 23,89 km de terceiras faixas. Estão em conclusão os últimos dois segmentos, que ainda receberão sinalização, com a pintura de faixas e a instalação de placas e demais dispositivos.
Os novos segmentos foram implementados em um trecho de 175 quilômetros, que passa ainda por Umuarama e Cianorte, facilitando ultrapassagens e evitando manobras perigosas em uma rodovia estadual de intenso tráfego de caminhões. O prazo para entrega é final de maio deste ano.
Obras de conservação de rodovias estaduais
O DER/PR iniciou novas obras de conservação de 238,25 quilômetros de rodovias estaduais da região Noroeste, com a denominação Lote C da Superintendência Regional Noroeste, no programa de conservação do pavimento Proconserva. Os serviços vão beneficiar diretamente mais de 170 mil habitantes de 17 municípios, além do tráfego de longa distância.
O Governo do Paraná está investindo R$ 36 milhões nos reparos de nove rodovias. Os primeiros serviços, já iniciados, são os tapa-buracos nas rodovias com maior necessidade (em andamento na PR-463). Serão atendidas no pacote trechos da PR-317, PR-454, PR-218, PR-340, PR-458, PR-461, PR-542 e PR-935.
Investimentos Proseg Paraná
Estão em execução os serviços de reforço de segurança viária nas rodovias estaduais. No Centro-Oeste, já foram investidos R$ 4.145.493,10 nos primeiros meses do ano em sinalização, pintura de faixas, instalação de tachas refletivas e defensas metálicas. Ainda serão atendidos 1.519,14 km da região.
Já no Noroeste, o investimento em 2023 alcançou R$ 2.965.101,98, com atendimento previsto para 1.590,46 km. Os trabalhos integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil.
Atendimentos guinchos
O DER/PR registrou mais de 5.269 atendimentos nas principais rodovias do Noroeste e Centro-Oeste (BR-369, BR-376, PR-317, PR-444, BR-158 e PR-986). São serviços gratuitos como guinchos em casos de panes e atendimento para prestação de socorro aos usuários. O atendimento é feito pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR através do telefone 0800 400 0404.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
Published
1 hora agoon
24 de dezembro de 2024By
Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.
Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.
Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).
A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.
COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.
Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.
LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.
O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).
PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.
RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.
HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.
SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.
Fonte: Governo PR
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