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Saúde capacita servidores que atuam na coleta e análise de dados epidemiológicos

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A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), promoveu uma capacitação para os servidores que atuam na vigilância em saúde com doenças e agravos de notificação compulsórias. O curso “Tabwin aplicado ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)” tem como objetivo aprimorar o conhecimento dessa ferramenta de tabulação, fundamental para a gestão da informação.

Com o Sinan é possível o diagnóstico de alguma ocorrência em eventos na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação obrigatória, além de indicar riscos pelas quais as pessoas estão sujeitas. Ele contribui para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

O curso foi promovido na última semana pela Divisão de Vigilância e Informações Epidemiológicas (DVIEP), em conjunto com a Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais (DVAPZ) da Sesa e teve a participação de 24 profissionais das Regionais de Saúde do Paraná.

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“Os registros feitos nesse sistema são de grande utilidade para os serviços de saúde no sentido de assessorar no planejamento, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o resultado das intervenções. O uso eficaz desta ferramenta pode determinar um cenário epidemiológico específico”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves.

CURSO TABWIN – Tabulador para Windows para análise dos dados de doenças e agravos notificados no Sinan, o curso deu aportunidade para o conhecimento do programa, o processo de instalação, arquivos, documentação do Sinan, principais funcionalidades do painel de tabulação, tabelas, gráficos (Tabwin/Excel) e mapas; assim como calcular indicadores de avaliação da qualidade dos dados e epidemiológicos.

Os registros do Sinan de mais de 60 doenças e agravos são transmitidos e registrados pelos 399 municípios e estabelecimentos de saúde via internet e online, por meio da rede informatizada nacional. O boletim da dengue, por exemplo, é elaborado semanalmente pela Sesa e conta com a coleta e análise de alguns dados registrados nesse sistema.

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Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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