PARANÁ
Em 100 dias de gestão, obras rodoviárias avançam no Norte e Norte Pioneiro
Publicado em
14 de abril de 2023por
Itajuba TadeuOs primeiros 100 dias do ano foram significativos para o desenvolvimento da infraestrutura no Norte e Norte Pioneiro do Estado. As obras seguem na duplicação da PR-445 e na manutenção da PR-092. Em Londrina, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o início das obras do novo viaduto da PUC. Outro destaque são os contratos para revitalização de 44 pontes das duas regiões.
Veja as principais movimentações de infraestrutura nos primeiros 100 dias de gestão no Norte e Norte Pioneiro:
DUPLICAÇÃO DA PR-445 – A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville teve avanços na construção do novo sistema de drenagem e obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros de concreto. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes.
Também foram iniciados os serviços para implantação de uma passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual. O próximo passo é enviar ao Instituto Água e Terra (IAT) os relatórios de fauna para liberação de obras do trecho central.
O Governo do Paraná está investindo R$ 148 milhões para duplicar 27,07 quilômetros da rodovia estadual. A obra terá ainda um viaduto no acesso a Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas e restauração da pista existente.
OBRA EMERGENCIAL NA PR-445 – O Estado agiu rapidamente na obra emergencial de recuperação da PR-445, próximo a Irerê, distrito de Londrina, ocorrida em março. Em duas semanas, o DER/PR solucionou o problema de rachaduras e afundamento do acostamento, causados por dano em bueiro de concreto sob a pista. Foram executados terraplenagem do talude de aterro, substituição do bueiro, serviços complementares e reparos na pista, que precisou ser parcialmente demolida para execução dos serviços. Foram instaladas defensas e agora o trecho recebe nova sinalização, além do plantio de vegetação no talude.
OBRAS DO VIADUTO DA PUC – No fim de março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras no viaduto que dá acesso à Pontifícia Universidade Católica (PUC) a partir da BR-369, em Londrina. O Viaduto da PUC seguirá o mesmo processo do Viaduto da Bratislava, cujo trânsito foi liberado no meio de 2022, beneficiando o tráfego na região de Londrina e Cambé.
A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local e o de longa distância.
INÍCIO DA CONSERVAÇÃO DA PR-092 – Em março, o DER/PR iniciou os serviços de conservação da PR-092, no Norte Pioneiro. As equipes estão com duas frentes de trabalho executando remendos, em Siqueira Campos e em Santo Antônio da Platina. A obra, que é parte do programa Proconserva, irá beneficiar cerca de 130 mil habitantes dos municípios de Andirá, Barra do Jacaré, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Braz, além de todos os condutores deste corredor logístico entre Paraná e o estado de São Paulo.
Em todo trecho contratado, que conta com 128,42 quilômetros de extensão, já está em andamento a operação tapa-buracos, realizada inicialmente para que os usuários tenham maior segurança antes do início de serviços mais pesados na rodovia.
CONTRATOS PARA REFORMA DE PONTES – O Norte e Norte Pioneiro vão receber o maior investimento do pacote de reforma de 195 pontes que o Estado está executando, considerada a maior da história do Paraná. Serão revitalizadas 44 obras de arte especiais (pontes, viadutos, galerias e pontilhões), com investimento total de R$ 34,33 milhões. As obras nas regiões estão divididas em quatro licitações, sendo que três delas já estão com contratos homologados, e o última na etapa de abertura de envelopes de preço.
Estão inclusas obras de arte importantes como a ponte interestadual do Rio Paranapanema (PR-323), em Sertaneja, que faz divisa com Florínea, em São Paulo; ponte do Rio Vermelho (PR-090; no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu); e a ponte do Rio Itararé (Represa de Chavantes), na PR-218, em Carlópolis, na do Paraná com São Paulo.
CONTRATOS PARA CONSERVAÇÃO DE RODOVIAS – Três contratos do Proconserva avançaram no Norte e Norte Pioneiro. Os lotes C e D foram assinados, representando um investimento de R$ 78,5 milhões, enquanto o Lote A foi homologado, somando mais R$ 16,6 milhões em serviços de manutenção de rodovias. No Lote C serão atendidas 15 rodovias estaduais, beneficiando mais de 433 mil habitantes de 22 municípios.
Os principais trechos que vão receber conservação são de Apucarana a Cruzmaltina (PR-170 e PR-453); Cruzmaltina a Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí (PR-451 e PR-082); São João do Ivaí a Godoy Moreira (PR-650 e PR-082); PR-340, em Ortigueira, sentido Telêmaco Borba; PR-539, em Marilândia do Sul.
Já o Lote D, que vai beneficiar mais de 900 mil habitantes de 23 municípios, inclui a PR-445 de Londrina a Mauá da Serra e do distrito de Warta até Bela Vista do Paraíso; as rodovias ligando Mauá da Serra até Ivaiporã, abrangendo trecho no território de Manoel Ribas (região Centro); a PR-170, de Rolândia até a ponte sobre o Rio Paranapanema, em Porecatu; a PR-340 de Jaguapitã até o acesso para Santo Inácio (região Noroeste); e a PR-090, de Bela Vista do Paraíso até Porto Capim.
Por fim, o Lote A vai atender 15 municípios das duas regiões, beneficiando mais de 270 mil habitantes. Os trechos contemplados incluem as ligações entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, entre Bandeirantes e Abatiá, entre Jacarezinho e Cambará, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro, entre Cornélio Procópio e Sertaneja, e também os acessos de Santa Mariana e Bandeirantes ao Rio Paranapanema.
SEGURANÇA VIÁRIA – O governo estadual investiu no primeiro trimestre mais de R$ 6,8 milhões no reforço de sinalização das rodovias estaduais no Norte e Norte Pioneiro. Até o final do contrato, serão atendidos mais de 4.300 km das regiões. Os serviços integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil, que executa reforço sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos, como tachas refletivas e defensas metálicas.
ATENDIMENTOS NAS RODOVIAS – O DER/PR iniciou no fim do ano passado o atendimento com serviços de guincho mecânico, inspeção de tráfego e atendimento a outros incidentes em 342,47 quilômetros de rodovias federais e estaduais que eram administradas pela Econorte, no contrato de pedágios do antigo Anel de Integração.
Estão inclusas duas ligações entre Londrina e São Paulo, pela BR-369, rumo a Ourinhos, e pela PR-445, rumo a Assis; um trecho da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; e as ligações entre Jataizinho e Assaí e entre Ibiporã e Sertanópolis, ambos trechos da PR-090. No primeiro trimestre de 2023, foram 1.736 ocorrências realizadas pelas equipes de prestação de socorro.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com economia de 23% em licitação, novo contrato amplia serviços em presídios do Paraná
Published
8 horas agoon
24 de dezembro de 2024By
O Governo do Estado vai economizar mais de R$ 120 milhões por ano na prestação de serviços no sistema penitenciário do Estado. Um processo licitatório aberto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) garantiu uma economia de 23% na contratação da empresa que será responsável pela contratação de monitores de ressocialização e encarregados administrativos nas unidades prisionais.
No contrato anterior firmado com o Departamento de Polícia Penal (Deppen), o Estado gastou R$ 520 milhões no ano para a prestação desses serviços em cerca de 130 unidades do sistema prisional paranaense. Com o atual, que tem vigência de cinco anos, esse valor caiu para R$ 398 milhões anuais.
A licitação foi aberta porque, anteriormente, esse tipo serviço era prestado por profissionais temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). Esses contratos, porém, foram encerrados, sem possibilidade de renovação, com a transformação do Departamento Penitenciário em Polícia Penal.
O objetivo da contratação é manter a qualidade do atendimento da Polícia Penal aos custodiados, e a seleção da empresa foi feita a partir de critérios como preço e capacidade técnica e operacional. Segundo a Sesp, contratações nesse segmento passam pelo crivo das áreas de inteligência das forças de segurança para evitar a seleção de prestadores de serviço que possam ter relação com o crime organizado.
Fonte: Governo PR
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