NOVA AURORA

PARANÁ

Porto em Ação faz mais de 500 atendimentos a caminhoneiros no Pátio de Triagem

Publicado em

A 2ª edição do Porto em Ação, programa que acontece no Pátio de Triagem de Paranaguá e é organizado e coordenado pela Portos do Paraná, fez mais de 500 atendimentos a caminhoneiros nesta quinta-feira (13). Em época de safra, com cerca de 2 mil caminhões passando pelo local por dia, o evento bateu seu recorde, divididos entre medições de pressão, aferições de glicose, vacinação, odontologia, orientações de trânsito, meio ambiente e segurança.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, é um dia muito especial. “Sabemos das dificuldades que os caminhoneiros têm no dia a dia das estradas, e é um prazer atendê-los quando chegam em Paranaguá, bem acolhidos pela Portos do Paraná aqui o Pátio de Triagem”.

Segundo ele, o Porto em Ação demonstra o grau de evolução que a empresa alcançou na relação porto/cidade. “A cada dia o porto se encontra mais voltado à população, seja na área de capacitação, de serviços oferecidos ou até mesmo na questão do entretenimento. Mais um exemplo disso é a 1ª Corrida do Porto, que acontece domingo, organizada para os parnanguaras, que moram e adoram Paranaguá”, salienta Pioli.

Leia Também:  Com mutirões, Sanepar retira 1,7 tonelada de lixo de Morretes e Guaraqueçaba

Sempre presente na ação, a ouvidora da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa, conta que conversar com os caminhoneiros no seu ambiente é bem mais produtivo. “Eles se soltam mais, conversam sem medo, contam sobre suas dúvidas e dificuldades, facilitando o entendimento e o trabalho da Ouvidoria”, diz Mirella.

Para Ghislaine Corrêa, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, o objetivo é atingir o maior número de pessoas que são transitórios na comunidade. “De vacinas, trouxemos a da Covid-19 bivalente e a Influenza 2023, essa inclusive os caminhoneiros estão entre o público alvo da campanha. Para completar, no odontomóvel efetuamos a revisão odontológica completa para eles, orientando depois quem devem procurar, conforme sua condição clínica”.

Analine Dagmar Paula da Silva, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito da Guarda Civil Municipal, participa do Porto em Ação desde sua primeira edição, em 2019. “Estamos orientando os caminhoneiros sobre a parte de prevenção, informando quais são as áreas permitidas de circulação na cidade, as áreas proibidas e as tonelagens permitidas para trafegar”, afirma.

Leia Também:  Estado lança Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

APROVAÇÃO – O caminhoneiro Donizete Pereira, de São Paulo, que trouxe soja ao porto, aprovou as ações. “Muito bom esses serviços, aferi pressão, medi diabete, tomei café e comi pão de queijo”.

Mario Marengo, da Lapa, emendou: “Vim bisbilhotar e acabei participando de tudo. Peguei uns brindes, aferi a diabete, a pressão, agora vou lá ver a vacina. Muito bom esse apoio”, diz.

NOVAS EDIÇÕES – Para 2023, outras quatro edições do Porto em Ação já estão programadas – 6 de junho, 10 de agosto, 5 de outubro e 7 de dezembro.

  • Portos do Paraná têm aumento de 17,2% na movimentação de mercadorias em março

PARCEIROS – Com coordenação da Portos do Paraná, somaram-se ao evento a Ouvidoria e a Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa pública, a Prefeitura de Paranaguá (com o ônibus da vacina e do Odontomóvel), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Instituto Global Saúde, a CIA Ambiental, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil e Guarda Portuária.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná em Ação e Justiça no Bairro registram 2.495 atendimentos em Matelândia

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Van da Sanepar fará atendimentos itinerantes em diversos pontos do Litoral

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA