NOVA AURORA

PARANÁ

Abril Verde da Portos do Paraná tem como tema o “Cuidado Ativo, por mim e por você”

Publicado em

A empresa pública Portos do Paraná adere ao Abril Verde, mês focado na segurança do trabalho, com a missão de difundir a cultura da prevenção de acidentes no ambiente portuário. Serão feitas abordagens preventivas com trabalhadores, diálogos, sorteio de uma TV e um grande evento na entrada principal de pessoas para o cais, no próximo dia 25.

O tema deste ano é “Cuidado Ativo, por mim e por você”. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, João Paulo Santana, o foco é alertar o trabalhador da necessidade de se proteger e proteger o colega ao lado. “Por si próprio e também pelas pessoas que ama, sua família, filhos, amigos”, diz.

“A intenção é que todos entendam que é preciso adotar práticas preventivas, não porque tem algum fiscal olhando e exigindo, mas porque é um cuidado com a sua vida e uma forma de cuidar também do colega e de quem te espera em casa”.

Leia Também:  Unilasalle tem atuação importante na formação de engenheiros na região de Lucas do Rio Verde

Ao longo deste mês, vários diálogos de segurança, abordagens de conscientização preventivas e conversas com trabalhadores da faixa portuária estão sendo feitos. Todos que forem reconhecidos executando uma prática segura irão receber um adesivo verde para colar nos seus capacetes, com a mensagem central da campanha: ‘Cuidado Ativo, por mim e por você’. “Ao final do mês, esses trabalhadores irão participar de um sorteio de uma TV 32″, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

Para Shana Bertol, diretora executiva do OGMO de Paranaguá (órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário), é necessário que todos caminhem juntos, trabalhando na conscientização quanto à importância das medidas preventivas para que se possa evitar acidentes de trabalho na faixa portuária. “Vamos resguardar nosso bem maior, que é a vida do trabalhador”.

SAÚDE NOS PORTOS – Está programado para dia 25, das 7h às 15h, o Saúde nos Portos, evento que leva atendimentos de saúde bucal, mental, corporal, informações sobre saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Acontece em parceria com o OGMO Paranaguá e sistema Sest/Senat, em frente ao edifício Dom Pedro II.

Leia Também:  Educação orienta pais a levarem alunos para as aulas; adesão à greve terá desconto em folha

HISTÓRIA –  O mês de abril foi escolhido com base no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que acontece no dia 28. A data faz alusão às 78 vítimas de uma explosão na cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  DER-PR informa situação das rodovias estaduais e pede cautela aos motoristas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ipardes faz 50 anos como base segura de dados para fortalecer políticas públicas no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA