NOVA AURORA

Esportes

FPV 70 anos: Revolução muda história e coloca federação paranaense entre as melhores do Brasil

Publicado em

Os 70 anos da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) comemorado nesta semana é celebrado com o reconhecimento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em 2022, a FPV foi a federação que mais registrou e movimentou atletas no país, o que coloca a instituição entre as mais organizadas do Brasil. Entretanto, esta conquista é fruto de anos de dedicação e muito trabalho duro no estado.

Atualmente, Jandrey Vicentin é o presidente da FPV e responsável pela sequência do trabalho realizado nos últimos anos, além dos novos projetos que consolidam o desenvolvimento da gestão. Antes de Jandrey, Neuri Barbieri comandou a federação paranaense por 38 anos e neste período realizou uma das maiores revoluções que a instituição já teve.

“Me lembro com saudades dos anos 80, quando eu assumi a Federação. Na época não tinha nenhum interessado em assumir, e fui chamado por amigos que estavam no governo, principalmente pelo ex-governador Ney Braga […] Logo que assumi me deparei com dificuldades naturais de uma instituição dependente do poder público. Tínhamos imediatamente uma seleção para enviar para Maceió e não tínhamos dinheiro. Lembro que foi aí que fui ao governo e consegui as passagens. A Federação era absolutamente amadora, não tinha recurso para pagar salário de funcionário, só tinha um colaborador”, lembra Neuri.

Com trabalho sério e incentivo, principalmente nas categorias de base, a FPV iniciou uma revolução assumindo papel de protagonista no vôlei nacional. “Com o tempo fomos melhorando, incentivando a participação de mais técnicos. Conseguimos um excelente relacionamento com o presidente Carlos Arthur Nuzman e começamos a fazer bons eventos em Curitiba e no Paraná. Fizemos aqui o primeiro mundial da juventude, com 16 seleções, em 1988. Depois fizemos o Sul-Americano em 89, depois o mundial adulto de 90, e assim o despertar de muitos jovens que trabalhavam nesses eventos acabaram virando técnicos, formando uma equipe de técnicos excelente”, completou Neuri.

Leia Também:  Paulo e Adão Litro viabilizam R$ 1.5 milhão para recuperação de estradas rurais e pontes em Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Honório Serpa

Um dos parceiros de trabalho de Neuri e atual vice-presidente da FPV, Pedro Hesketh, mais conhecido como Pedrão, também destaca a atuação de técnicos do voleibol paranaense que ajudaram no desenvolvimento da modalidade no estado.

Pedrão tem mais de 50 anos dedicados ao voleibol e fez parte desta revolução. “Manter a Federação era uma dificuldade enorme, sem verba, sem dinheiro, com poucas equipes no Paraná inteiro. Eram mais clubes sociais que participavam da Federação […] Tenho lembranças de dificuldades para viajar para campeonatos brasileiros, pra arrumar dinheiro, pra correr atrás de patrocínio, mas olhando agora, acho que faríamos tudo de volta. Eram momentos difíceis, mas divertidos, alegres”, recorda Pedrão.

Para orgulho da dupla de amigos, atualmente a Federação é referência nacional e possui uma estrutura que permite manter o Paraná como uma dos principais celeiros de atletas e treinadores do país. “É muito estruturada e bem dirigida pelo Jandrey, que me sucedeu. Eu vejo um futuro promissor, porque ela tem uma estrutura absolutamente profissional. Em termos de Federação, no período que passei no Rio de Janeiro, eu constatei que a nossa federação é a melhor do Brasil”, concluiu Neuri.

Leia Também:  Em parceria com Ministério da Saúde, Paraná credenciará equipes para Atenção Primária

Sem previsão de abandonar o voleibol e com disposição para continuar colaborando com o esporte, Pedrão deseja vida longa de sucesso a FPV. “Eu desejo que o Jandrey consiga ser reeleito e se quiser que eu continue como vice será um orgulho muito grande. Hoje estamos nesta posição graças aos nossos presidentes, somos um exemplo de administração para o Brasil inteiro. Meu sonho é ver duas equipes, uma no masculino e uma no feminino, disputando a Superliga A”, finalizou Pedrão.

70 ANOS DE HISTÓRIA

Em 70 anos a FPV se tornou referência entre as federações do país. Com números recordes de inscrição e movimentação de atletas, a sede paranaense possui um dos calendários mais completos e com valorização do vôlei de quadra, vôlei de praia e vôlei paralímpico.

Ao longo de sete décadas, a FPV revelou grandes nomes e grandes projetos vitoriosos no voleibol. O maior jogador de vôlei de praia de todos os tempos, o paranaense Emanuel Rego tem a história vitoriosa aliada a federação. Gilberto Godoi, o Giba, também é um exemplo de paranaense vitorioso revelado no Paraná, o mesmo ocorre com o líbero Serginho (Diamante do Oeste), Lipe (Curitiba), Marlon (Guaíra), Mari (Rolândia), Samuel (Curitiba), Natália (Ponta Grossa), Ágatha (Paranaguá), e os técnicos Rubinho (assistente da seleção masculina adulta e de base) e Percy Oncken (eneacampeão mundial juvenil), Fabiano Magoo (técnico da seleção brasileira sub-18 masculina).

Da Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal 

Published

on

By

Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2025. O Dourado, jogando em casa, buscou o empate duas vezes, mostrando a força e a resiliência de sua equipe.

Primeiro tempo de domínio auriverde

O Cuiabá começou a partida a todo vapor, abrindo o placar logo aos seis minutos com Mateusinho, que aproveitou um belo lançamento para vencer o goleiro César Augusto. O Dourado continuou pressionando, com destaque para Zé Ricardo, que arriscou um chute de longa distância aos 17 minutos, levando perigo ao gol adversário.

O Avaí tentou responder, mas esbarrou na forte marcação do Cuiabá e em uma defesa atenta. No final do primeiro tempo, Pedrinho quase ampliou a vantagem para o Dourado, em um contra-ataque veloz, mas César Augusto fez uma grande defesa, evitando o segundo gol.

Segundo tempo eletrizante

Na segunda etapa, o Avaí voltou com mais ímpeto, criando boas oportunidades e buscando o empate. Aos 20 minutos, Alef Manga aproveitou uma bela jogada de Marquinhos Gabriel para igualar o marcador.

Leia Também:  Fortaleza vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão

O Cuiabá não se abateu e, quatro minutos depois, voltou a ficar à frente no placar com um gol de Derik Lacerda, em cobrança de pênalti. No entanto, a alegria do Dourado durou pouco. Aos 36 minutos, Barreto empatou novamente para o Avaí, após uma jogada de persistência de Vagner Love.

Destaque 

Mateusinho: Autor do primeiro gol do Cuiabá, o atacante mostrou oportunismo e faro de gol.
Derik Lacerda: O atacante cobrou o pênalti com categoria, colocando o Dourado novamente em vantagem.

Histórico do confronto

Com o empate de ontem, Avaí e Cuiabá-MT se enfrentaram cinco vezes na história, com quatro vitórias do Cuiabá-MT e um empate. O Avaí marcou quatro gols e sofreu nove.

FICHA TÉCNICA

Cuiabá 2 x 2 Avaí

Local: Arena Pantanal – Cuiabá-MT
Competição: Brasileiro Série B 2025 (2ª rodada)
Data: 10/04/2025 – Hora: 21h30
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro RS
Árbitro Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi RS
Árbitro Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna RS
Quarto árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva MT
Quality manager: Larissa Ramos Monteiro RJ
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho RJ
AVAR: Lilian da Silva Fernandes Bruno RJ
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez RJ

Leia Também:  Cruzeiro busca reabilitação no Brasileirão contra o Flamengo no Maracanã

CUIABÁ: Mateus Pasinato; Mateusinho (Léo Ataíde), Bruno Alves, Alan Empereur e Sander; Denilson (Ruan Oliveira), Lucas Mineiro e Max (Calebe); Lucas Cardoso (André Luis), Derik Lacerda e Pedrinho (Natan). TÉCNICO: Guto Ferreira

AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio (Quaresma); Judson (Barreto), Zé Ricardo (Alef Manga), João Vitor e Marquinhos Gabriel; Hygor (Gaspar) e Cléber (Vagner Love). TÉCNICO: Jair Ventura

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA