NOVA AURORA

PARANÁ

Governo realiza nesta quarta-feira a etapa Paraná do Fórum da Rede de Parcerias

Publicado em

O Governo do Estado promoveu nesta terça-feira (11) a Reunião Técnica da Rede de Parcerias, evento que dá início à programação do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná, que acontece em Curitiba, nesta quarta-feira (12). A reunião foi aberta pelo secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, no Palácio Iguaçu, e contou com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Caixa Econômica Federal, o Secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, e agentes de diversas prefeituras paranaenses e representantes de associações de municípios.

Iniciativa do governo federal, a Rede de Parcerias, tem caráter de governança colaborativa, que tem por objetivo promover maior integração entre os parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.

Leia Também:  Sanepar promove turnê estadual em seis cidades com João Bosco e o coral da companhia

O secretário Guto Silva ressaltou que, para fortalecer a Rede de Parcerias, é preciso que o Estado promova um processo considerado por ele como “pedagógico”, de ensinar, treinar, capacitar e compartilhar informações, mas sempre tendo como foco as pessoas. “Só teremos êxito se esta rede forte for voltada a cuidar de pessoas, em suas mais diferentes realidades”, afirmou ele, citando que em poucas semanas terão início as ações, capacitações, treinamentos, mobilizações e eventos regionais que vão tornar esta rede muito mais sólida, qualificada e robusta no Paraná, promovendo mais conexão entre municípios, estado e União.

Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação do MGI, explicou que a Rede de Parcerias é importante para diagnosticar obstáculos e buscar simplificar o processo que leva o município a acessar recursos, aplica-los e prestar contas deles, descomplicando essa cadeia. “Nossa preocupação é instrumentalizar os municípios, com o objetivo principal de aumentar a captação de recursos através dos sistemas de transferência, uniformizando ou adaptando mecanismos já usados, visto que sem planejamento de médio e longo prazo nenhum município consegue dar os saltos”, disse ele.

Leia Também:  MON promove primeira oficina artística para jovens autistas

A iniciativa do Programa Conecta399 – Conectando Projetos ao Futuro foi elogiada por Regina de Andrade, diretora de Transferências e Parcerias da União do MGI. O programa, que será lançado nesta quarta-feira (12), oferecerá apoio técnico, político e gerencial aos munícipios paranaenses,

“A criação do Conecta399 aqui vai fazer toda a diferença, porque em nível federal iremos dar todo o suporte, mas só vocês, aqui, conseguem fazer mais e melhores entregas, a partir de uma visão do todo e das necessidades de cada um dos municípios”, afirmou ela. “Além da capacitação, trabalho importante e fundamental,  é preciso pensar e desenvolver mecanismos de articulação, de governança, que consigam levar o trabalho em frente”, disse. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Apoiada pelo Anjo Inovador, startup de Toledo desenvolve banheiro sustentável para gatos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paulo e Adão Litro buscam recursos para recuperação de Dois Vizinhos e demais municípios atingidos pelas chuvas no sudoeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA