NOVA AURORA

PARANÁ

Pelo programa Educa Juntos, Estado entrega materiais de apoio a redes municipais de ensino

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), está entregando neste mês de abril materiais de apoio a redes municipais de ensino do Paraná, dentro do programa Educa Juntos. O objetivo do programa é aprimorar a aprendizagem desde as primeiras etapas da educação básica.

Estão sendo entregues material didático complementar de alfabetização para 393 prefeituras, além de 10 mil livros com práticas pedagógicas para auxiliar a transição dos alunos que passam do 5º ao 6º ano, ou seja, aqueles que saem da rede municipal e entram na estadual.

O investimento total na impressão do material de alfabetização e no de transição foi de R$ 1,9 milhão. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, participou nesta segunda-feira (10) da entrega simbólica na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

O material didático de alfabetização inclui 12 mil exemplares para professores, com orientações didáticas, além de 466 mil volumes para cerca de 250 mil alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com coletâneas de atividades. Já os livros com práticas pedagógicas serão entregues a todas as 4,9 mil instituições de ensino municipais e estaduais do Paraná. Serão dois exemplares para cada escola, destinados às equipes gestoras de cada unidade, de todos os municípios. 

Leia Também:  Estado participa da Feira da Saúde com exames e atividades junto à população de Londrina

“Esses materiais vêm para apoiar a alfabetização na idade certa. Temos que pensar numa educação integrada, para que o aluno passe pela alfabetização na etapa adequada e chegue para a rede estadual com essas habilidades já bem asseguradas”, comentou o secretário Roni Miranda, na entrega em Campina Grande do Sul.

SEM ABANDONO ESCOLAR – Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed-PR, ressaltou que a alfabetização na idade certa evita que o estudante se sinta desestimulado ao progredir de série e, portanto, previne o abandono escolar. “É daí a nossa preocupação em desenvolver ações, via Educa Juntos, para atuar nessa frente tão importante”, afirmou.

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, reforçou a importância de promover a integração entre as redes municipais e a estadual e de assegurar aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagem ao passar do ensino fundamental I (anos iniciais, do 1º ao 5º ano), ofertado pelo município, ao fundamental II (anos finais, do 6º ao 9º ano), ofertado pelo Estado.

“A gente já vinha observando a dificuldade do aluno que entra no 6º ano. Tenho certeza de que esse material de transição vai colaborar. É uma capacitação a mais para os professores, para sempre melhorarmos”, disse o prefeito.

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra organizações criminosas por desvio de malte de cervejarias

EDUCA JUNTOS – Implementado no final de 2020 (lei estadual desde 2022), o programa Educa Juntos é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

Algumas das ações, desde então, foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar; oferta para 330 municípios do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem; além da oferta da Prova Paraná (adaptada aos municípios), uma avaliação diagnóstica dos níveis de absorção dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todos os grupos prioritários

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Paraná será pioneiro no teste de locomotivas híbridas com menor impacto ambiental

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA