No último sábado, 08/04, por volta das 15h, uma notícia lamentável abalou a família de Eliana Fernandes dos Santos e da cidade de Tupãssi/PR, onde ela residia e era proprietária de uma farmácia. Segundo testemunhas, Eliana foi esfaqueada no tórax e seu filho também foi ferido nas costas durante uma discussão com seu companheiro, que desferiu os golpes de faca contra ambos.
Eliana e seu filho foram socorridos e levados para o pronto atendimento em estado grave. Infelizmente, a farmacêutica não resistiu. Seu filho adolescente permanece internado em um hospital da região em estado grave.
A polícia está investigando o caso e realizando buscas para localizar o autor, mas até o momento não houve êxito.
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou a campanha “Não Se Cale”, voltada para a discussão e o combate contra os diversos tipos de violência que as mulheres enfrentam diariamente. O secretário-geral do CFF e conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires (@farmaceuticogustavopires), ressaltou que “a criação dessa campanha chega em um momento mais do que urgente para que sigamos debatendo e sugerindo políticas públicas mais eficazes e que amedrontem esses covardes que cometem esse tipo de crime sem qualquer tipo de receio ou piedade”.
“O compromisso de todos os farmacêuticos deve ser com a vida da população. Nós somos muitas vezes o primeiro contato dessas mulheres vítimas de agressão e não devemos ignorar ou não enxergar um pedido de socorro. Precisamos nos preparar para ajudá-las. Não são estatísticas, são vidas. É uma questão de empatia, de amor ao próximo. Em nome do Conselho Federal de Farmácia, deixo aqui o meu apoio para a família da Eliana. É lamentável que em tão pouco tempo a gente continue acompanhando esse tipo de notícia. Mulheres, não se calem”, complementa o secretário-geral.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) se solidariza e presta suas condolências à família e aos amigos da farmacêutica Eliana Fernandes dos Santos e torce pela rápida recuperação de seu filho.
fonte Conselho Federal de Farmácia (CFF)