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Portarias preveem conciliação em demandas da Saúde para evitar judicialização

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Com o intuito de diminuir casos na área da saúde que chegam até a Justiça, muitas vezes por falta de entendimento sobre o caminho a ser percorrido para o atendimento dos pacientes, a Procuradoria-Geral do Estado publicou duas portarias (nº1/23 e nº2/23) que servirão como “projetos-piloto” para que, antes do acionamento da Justiça, alguns assuntos sejam resolvidos por meio de conciliação.

As portarias, que foram assinadas de maneira conjunta pelos munícipios, Estado e Tribunal Regional Federal, atenderão casos que chegam até a Justiça Federal provenientes dos munícipios de Curitiba e Londrina.

“O objetivo foi publicar as portarias nessas duas Regionais de Saúde para observar os resultados, pois no futuro poderemos estender essa medida para os demais munícipios e também para casos que chegam até a Justiça Estadual”, explica a procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva.

Segundo ela, a publicação foi uma solução encontrada ao se considerar o impacto que a judicialização causa na gestão administrativa e orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o crescente volume de demandas levadas ao Poder Judiciário. Em 2022, mais de 4,5 mil ações na área da saúde foram até a Justiça Federal.

“Sabemos que existem casos mais complexos e que, eventualmente, serão tratados na Justiça. Mas também identificamos situações que, com diálogo e informações assertivas, evita-se o trâmite judicial, auxiliando a população a dar continuidade a seus tratamentos, consultas e procedimentos”, salienta a procuradora Camila Simão.

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“O atendimento do SUS segue uma ordem específica. Por exemplo, no posto de saúde, a pessoa pode ser direcionada para a consulta com um especialista, o especialista pode pedir um exame ou procedimento específico, mas necessariamente a pessoa precisa fazer esse caminho. Identificamos que alguns casos chegam à Justiça por não haver conhecimento das etapas a serem resolvidas”, destaca.

Por entender que assuntos relacionados à saúde são urgentes, a solução por meio de conciliação visa também dar celeridade aos casos, uma vez que identificadas situações de ordem mais prática, os conciliadores comunicarão os interessados com o direcionamento a ser adotado.

“Quando falamos de saúde sabemos que cada minuto é fundamental. A ideia das portarias é objetivar essas demandas para garantir um caminho mais rápido e assertivo para aqueles que precisam”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

As portarias publicadas pela PGE-PR estabelecem um fluxo a ser seguido por munícipio, Estado e Justiça Federal, além das responsabilidades de cada órgão. Entretanto, os envolvidos atuarão de forma colaborativa para facilitar o encaminhamento do paciente aos entes ou serviços responsáveis quando a busca pelo acesso não tiver ocorrido da forma devida. O mediador será um servidor do Tribunal Federal Regional da 4ª Região, com treinamento específico em demandas de saúde.

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O princípio da solução consensual dos litígios está previsto no Código de Processo Civil, o qual orienta para casos específicos do direito à saúde que essa solução seja priorizada sempre que possível – é também uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça.

As portarias da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná se aplicam às demandas por tratamentos já incorporados ao SUS de competência estadual ou municipal, e às demandas por tratamentos de condições clínicas previstas em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

EXEMPLO – A solução encontrada pela PGE-PR já despertou o interesse de outros estados. A proposta foi apresentada no Fórum Interinstitucional da Saúde e cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina pretendem seguir o exemplo paranaense.

Nesta quinta-feira (30), as portarias também foram apresentadas na Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, principalmente para que os advogados que atendem pacientes conheçam a possibilidade de resolução consensual.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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