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Contenção do km 41 da BR-277 vai ganhar mais reforços; guindaste será retirado no feriado

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Após análise de geólogos e geotécnicos, a obra de contenção da encosta da BR-277 no km 41, no Litoral, vai ganhar mais reforços, visando garantir a estabilidade do paredão rochoso, atingido por queda de barreira no final do ano passado. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável pela obra, após acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que não contava com os recursos necessários à época.

A perfuração da rocha para implantação de grampos de aço e nata de cimento foi ampliada de 220 pontos para 275, sendo que faltam apenas 10 para atingir a nova marca, com os novos furos concentrados no topo da encosta danificada. E a extensão da tela metálica de alta resistência passou de 718 m² para 812 m².

Com isso, a previsão de término da obra de contenção é para 15 de abril, já com a retirada do guindaste do DER/PR e liberação das faixas de tráfego. Na sequência será finalizada a desmobilização da obra, com retirada dos demais equipamentos do acostamento da rodovia, encerrando definitivamente a intervenção no km 41.

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Os prazos podem ser alterados conforme as condições climáticas no local da obra.

FERIADO – Visando melhorar as condições de trafegabilidade da rodovia durante o feriado prolongado da Páscoa (7 de abril), o DER/PR vai retirar o guindaste do trecho na véspera, garantindo fluidez nas quatro faixas de rolamento do km 41. O equipamento deve voltar somente na segunda-feira.

CONCLUÍDA – O DER/PR já concluiu os serviços de contenção definitiva da encosta da BR-277 no km 39 em março. Após limpeza e retirada de materiais, foi instalada e fixada uma tela ecológica de contenção, dispositivo de alta resistência que permite o plantio de vegetação no local, o que também ajuda a evitar novos escorregamentos. Já foram retirados o muro de solo-cimento e as barreiras de concreto New Jersey do acostamento, dispositivos para conter possíveis novos escorregamentos durante a execução da obra.

OBRAS DO DNIT – O DNIT mantém a obra de recuperação do km 42, primeiro local atingido pelas chuvas no ano passado, tendo registrado inclusive escorregamento de rochas, e no km 33, local com fendas possivelmente causadas por danos no talude de aterro, sob o pavimento da rodovia federal.

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BLOQUEIOS – Conforme divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-277 no Litoral terá novamente bloqueios de veículos de carga articulados (carretas, cegonhas, bitrens, etc) neste final de semana, entre o km 30 (viaduto de Morretes) ao km 60 (antiga praça de pedágio) em horários e sentidos específicos.

Confira o planejamento:

06/04/23 – das 14h às 20h – sentido Paranaguá

07/04/23 – das 06h ao meio-dia – sentido Paranaguá

09/04/23 – das 14h às 20h – sentido Curitiba

10/04/23 – das 06h ao meio dia – sentido Curitiba.

Fonte: Governo PR

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Com economia de 23% em licitação, novo contrato amplia serviços em presídios do Paraná

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O Governo do Estado vai economizar mais de R$ 120 milhões por ano na prestação de serviços no sistema penitenciário do Estado. Um processo licitatório aberto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) garantiu uma economia de 23% na contratação da empresa que será responsável pela contratação de monitores de ressocialização e encarregados administrativos nas unidades prisionais.

No contrato anterior firmado com o Departamento de Polícia Penal (Deppen), o Estado gastou R$ 520 milhões no ano para a prestação desses serviços em cerca de 130 unidades do sistema prisional paranaense. Com o atual, que tem vigência de cinco anos, esse valor caiu para R$ 398 milhões anuais.

A licitação foi aberta porque, anteriormente, esse tipo serviço era prestado por profissionais temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). Esses contratos, porém, foram encerrados, sem possibilidade de renovação, com a transformação do Departamento Penitenciário em Polícia Penal.

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O objetivo da contratação é manter a qualidade do atendimento da Polícia Penal aos custodiados, e a seleção da empresa foi feita a partir de critérios como preço e capacidade técnica e operacional. Segundo a Sesp, contratações nesse segmento passam pelo crivo das áreas de inteligência das forças de segurança para evitar a seleção de prestadores de serviço que possam ter relação com o crime organizado.

Fonte: Governo PR

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