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Com foco na inclusão, Governo do Paraná promove webinar sobre o Abril Azul

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A Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família promoveu nesta terça-feira (04) o webinar “Inclusão da Pessoa com Autismo no Estado do Paraná – Possibilidades e Desafios”. O evento tem o apoio da Coordenação da Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Escola de Gestão.

Realizado em modelo híbrido, o encontro ocorreu no auditório do Ministério Público e contou com a presença de especialistas no tema, que por meio de mesas-redondas discutiram assuntos para os avanços na inclusão da pessoa com autismo nas políticas públicas no Paraná.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o tema merece essa atenção, para o fortalecimento da conscientização e também das políticas públicas para a área. “Estamos no Abril Azul e vivenciando uma série de ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná, para que possamos ampliar as discussões sobre este tema”, disse.

Maria de Fátima Joaquim Minetto, mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, falou sobre a importância de inclusão das pessoas com TEA. “Momentos como esse servem para a gente olhar tudo que já está sendo feito e o que a gente ainda precisa fazer”, afirmou. “Muitas coisas estão acontecendo, inovadoras e boas, mas é lógico que a população ainda tem uma necessidade muito grande na compreensão do autismo. Temos um enorme número de diagnósticos e cada um com necessidades específicas e devemos tratar a diferença como uma coisa inerente ao ser humano”.

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A representante da Secretaria de Estado da Educação, professora e chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Maíra de Oliveira, pontuou sobre a importância de termos empatia e de sermos uma sociedade acolhedora com as pessoas que têm TEA. “No Paraná existem estudantes com TEA, que estão no ensino regular. O Paraná tem uma política da escola em tempo integral para esses estudantes que contam com professor de apoio educacional especializado”.

CARTEIRA DO AUTISTA – O coordenador de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Cortes, explicou sobre a importância da Carteira do Autista e que ela garante direitos e prioridade de atendimento em serviços públicos e estabelecimentos particulares. Desde 2020, já foram emitidas quase oito mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). “A conscientização é o principal foco do Abril Azul, e estamos realizando várias ações em todo o estado. Hoje, quisermos trazer uma roda de conversa e não palestras, foram discussões importantes. Precisamos cada vez mais capacitar os funcionários públicos para entender a questão do autismo e esse foi um dos motivos dessa roda de conversa”.

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O evento ainda contou com a participação de Fábio Cordeiro, presidente da ONDA-Autismo e membro do Conselho de Autistas, que falou sobre as ações que a ONG vem trabalhando em relação à inclusão. Segundo ele, além da importância da capacitação que foi realizada com a Polícia Militar sobre como deve ser a abordagem nas pessoas com TEA, a entidade atuou ainda sobre a ação na Ilha do Mel com a expectativa de que o projeto terá expansão para outras áreas do Estado. “É de extrema importância, nós como terceiro setor, ajudar o Estado a complementar as ações que vem sendo feitas e trazer novas propostas. Como autista, acho fundamental trazer essa visão de pessoas com deficiência para dentro da Secretaria e do Estado para podermos atuar de maneira conjunta, de modo a levar a conscientização para a sociedade de uma forma mais ampla”.

O evento contou com 128 pessoas presenciais e uma média de 1.480 que participaram online.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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