NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia reforça campanha de combate à cegueira

Publicado em

Debatida e aprovada na Casa, a Lei Estadual nº 19.097/2017 instituiu o Abril Marrom em todo estado.

 

Assembleia Legislativa do Paraná faz alerta no mês de abril para os cuidados com a visão e a prevenção à cegueira. A campanha Abril Marrom, um mês de atividades dedicadas ao diagnóstico de doenças que atingem principalmente a população mais idosa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Estudos mostram que entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a Catarata, o Glaucoma, os erros refratários, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). São doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas se forem diagnosticadas precocemente.  Fato que, a visita ao especialista deve ocorrer desde infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos.

O Abril Marrom pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível. Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser inclusas na sociedade.

Leia Também:  Deputado Professor Lemos (PT) destaca decisão do TCE-PR de suspender novas contratações do Programa Parceiro da Escola

Lei

A Lei nº 19.097/2017 definiu que Paraná tem um mês todo dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.  O objetivo é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira. Segundo a Lei, o estado, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas e preventivas em prol da saúde ocular.

Mês

O mês de abril foi indicado por incluir o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. Data do nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

A cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros foi a eleita para representar o mês.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa Assembleia Legislativa no “Dia do Porto – Happy Comex”

Published

on

By

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) participou, nesta quinta-feira (3), do evento Dia do Porto – Happy Comex, realizado na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.

O encontro reuniu representantes do setor produtivo, como Sistema Fiep, além da Receita Federal, Portos do Paraná, empresas portuárias, especialistas e lideranças para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades do comércio exterior e da logística portuária no Paraná.

Durante sua fala, o deputado destacou a importância da logística para o desenvolvimento do Estado.“Nós entendemos a importância da logística para o nosso Estado. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos são estruturas essenciais que precisam de investimento e inovação. O Porto de Paranaguá é um ativo estratégico para o Paraná, e a Assembleia está atenta a esses assuntos que impactam diretamente o nosso cotidiano e o futuro do nosso desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura.

A programação do evento contou com painéis temáticos que abordaram desde tecnologias emergentes para 2025, passando pelos gargalos logísticos, projeções para o agronegócio até 2030, e o papel do relacionamento estratégico no comércio exterior.

Leia Também:  Fazenda reúne seu comitê de gestão de risco para discutir metas fiscais sustentáveis

Fabio Oliveira reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa com os temas estruturantes do Paraná. “Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura e criar sinergias entre o setor público e privado. Coloco meu mandato à disposição para construirmos juntos soluções que aumentem a competitividade e a eficiência logística do nosso Estado”, completou.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA