NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia reforça campanha de combate à cegueira

Publicado em

Debatida e aprovada na Casa, a Lei Estadual nº 19.097/2017 instituiu o Abril Marrom em todo estado.

 

Assembleia Legislativa do Paraná faz alerta no mês de abril para os cuidados com a visão e a prevenção à cegueira. A campanha Abril Marrom, um mês de atividades dedicadas ao diagnóstico de doenças que atingem principalmente a população mais idosa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Estudos mostram que entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a Catarata, o Glaucoma, os erros refratários, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). São doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas se forem diagnosticadas precocemente.  Fato que, a visita ao especialista deve ocorrer desde infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos.

O Abril Marrom pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível. Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser inclusas na sociedade.

Leia Também:  Ratinho Junior autoriza envio de aeronave para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Lei

A Lei nº 19.097/2017 definiu que Paraná tem um mês todo dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.  O objetivo é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira. Segundo a Lei, o estado, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas e preventivas em prol da saúde ocular.

Mês

O mês de abril foi indicado por incluir o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. Data do nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

A cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros foi a eleita para representar o mês.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

O futuro do trabalho é o tema do programa Assembleia Entrevista que já está no ar

Published

on

By

As mudanças nas relações entre funcionários e empregadores, as propostas de novos modelos de jornada e o sentido do trabalho para as novas gerações são pontos abordados durante o programa “Assembleia Entrevista”, que na edição de hoje – já no ar na TV Assembleia – recebe o professor e economista Adeildo Nascimento. Ao falar sobre o futuro do trabalho, o especialista afirma que “há uma tendência, entre as empresas que atuam com capital, eminentemente, intelectual, que têm feito testes com 4×3”.

Ele se refere as discussões, recentes, sobre a proposta de implementação de uma escala 4×3, modelo de jornada de trabalho que propõe a distribuição do expediente por quatro dias da semana, com três dias de descanso consecutivos. Nascimento observa, no entanto, que em muitas atividades, que exigem a presença do profissional, isso não será possível. Cita, como um simples exemplo, a atividade do garçom, que deve atender, pessoalmente, o cliente. “Vai ser um caminho. Mas, a estrutura social e, principalmente, a econômica, tem que estar preparada para isso”, acrescenta. No futuro, na avaliação de Nascimento, a redução da jornada de trabalho vai acabar acontecendo.

O economista, que tem especialização em liderança e desenvolvimento de times, é consultor e palestrante, fala ainda sobre experiências que demonstram o aumento da produtividade quando a empresa oferece benefícios que propiciam oportunidades de lazer ao trabalhador. A entrevista trata também de tendências retrógadas, que também estão ocorrendo em algumas áreas; e, a importância da saúde mental dos funcionários, entre outros aspectos.

Leia Também:  Homem de 22 anos é preso em Cafelândia por violência doméstica

O entrevistado possui experiência como especialista e executivo de recursos humanos (RH) em empresas nacionais e multinacionais, onde figurou na lista dos RH’s mais admirados do Brasil em 2010 e 2011. É autor do livro “Inteligência Espiritual no Mundo do Trabalho” e co-autor do livro “Canvas pelos Grandes Mestres”. Essa publicação, traz a seguinte mensagem: “Nesta nova realidade as pessoas deixam de ser apenas peças da engrenagem e passam a ser os próprios motores propulsores do desenvolvimento. Deixam o papel de coadjuvantes para serem os recursos chaves e fundamentais de qualquer projeto. Isto porque se considerarmos que um bom negócio se constrói com estratégia, processos e sistemas, por trás de todos estes itens estão as pessoas. Negócios nascem por conta delas, para elas e por elas. Gente. O segredo dos grandes empreendedores da atualidade, e do futuro também, é gostar de gente. Elas são e estão no centro de tudo”.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Arte & Cultura conversa com o criador de projeto que promove passeios históricos pela capital

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA