NOVA AURORA

Cascavel

Morre Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, arcebispo emérito de Cascavel

Publicado em

O arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, de 91 anos, morreu próximo às 6h deste sábado (1° de abril).

Dom Lúcio faleceu enquanto estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospital particular. Ele estava hospitalizado desde a última terça-feira, 28 de março, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acarretou na morte.

O velório será realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida. O sepultamento acontecerá no Cemitério Central da cidade, onde também estão enterrados Dom Mauro Aparecido dos Santos e Dom Armando Círio.

TRAJETÓRIA

Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 02 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos. A celebração foi realizada em Bento Gonçalves (RS).

Em 06 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então, padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo.

Sua ordenação episcopal foi realizada em 12 de outubro de 1983, em Farroupilha (RS), aos 51 anos de idade. O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.

Leia Também:  Deputados protocolam requerimento para atuação da Guarda Municipal na segurança escolar

Em 20 de novembro de 1983, Dom Lúcio assumiu a Diocese de Toledo, onde permaneceu atuante até dezembro de 1995.

Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo Dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido a idade.

A renúncia compulsória por idade de Dom Lúcio deu-se em 31 de dezembro de 2007, e em janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese.

Arquidiocese de Cascavel

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cascavel

CASCAVEL: REVITALIZAÇÃO DA CARLOS GOMES: LIBERAÇÃO DO NOVO VIADUTO SERÁ ACOMPANHADO DE MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Published

on

Mudanças valem a partir da próxima segunda-feira quando o viaduto paralelo à transposição da Avenida Carlos Gomes será liberado para o tráfego de veículos

A partir da próxima segunda-feira (17), motoristas que trafegam pela Avenida Carlos Gomes em direção ao bairro Universitário devem redobrar a atenção. Devido à liberação do novo viaduto de transposição sobre a BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, serão necessárias algumas alterações no sistema viário da região.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, as mudanças têm como objetivo desafogar o fluxo de veículos na Avenida Carlos Gomes, com a liberação de mais duas pistas de rolamento pelo novo viaduto.

Para reduzir os conflitos de trânsito e risco de sinistros, os retornos da Avenida Carlos Gomes serão fechados a partir do Posto Pra Frente Brasil, até a rotatória da Unioeste, onde será possível fazer o retorno. O trajeto pelo novo viaduto, passa a ser a melhor opção, com maior segurança e fluidez em relação a opção do retorno existente atualmente, desafogando o trânsito intenso no sentido Centro/Bairro.

Leia Também:  Arrastão de limpeza é realizado após vendaval

Uma das alterações ocorrerá na sexta-feira (14), visando reduzir os conflitos de trânsito com a mão dupla iniciando na Rua Emílio Bautitz, seguindo pelo novo viaduto até a Rua Alexandre de Gusmão, será a mudança de sentido das Ruas Três Amigos e João Merlin, entre a Emilio Bautitz e a Engenharia. A Rua Três Amigos terá sentido único para o Bairro e a Rua João Merlin para o sentido Centro (novo viaduto).

Haverá agentes fazendo orientações no local, nos horários de maior fluxo de veículos, durante o período de adaptações. A Transitar recomenda que os motoristas fiquem atentos às novas sinalizações e planejem suas rotas com antecedência para evitar transtornos durante este período de adaptação.

 

Inversão

Na quinta-feira haverá também a inversão de parada obrigatória da Rua Delfino Dias do Prado com a Alexandre de Gusmão. A nova parada vai ser na Delfino Dias do Prado.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA