PARANÁ
IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo
Publicado em
31 de março de 2023por
Itajuba TadeuO IDR-Paraná vai marcar presença na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos. Durante a feira, os profissionais do Instituto estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas. Esta edição da ExpoLondrina acontecerá de 6 a 16 de abril e terá como tema “O Agro nos move”.
“Pela primeira vez a área de negócios do Instituto estará presente na ExpoLondrina, orientando os produtores a respeito de novas oportunidades de negócios. Temos muito conteúdo, seja a produção sustentável de grãos que mostra práticas que resultam em ganhos ambientais e produtivos, seja a ação na área da promoção social e cidadania, uma das prioridades do trabalho da extensão na região Norte”, destacou Cristovon Ripol, gerente estadual do IDR-Paraná.
A Via Rural de Londrina contará 11 mil metros quadrados. Entre as ações, os técnicos pretendem despertar a atenção dos visitantes para o potencial turístico da área rural. Para tanto, o público será convidado a conhecer roteiros como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto.
Será possível, ainda, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá, degustar as delícias feitas na hora na Casa do Pão e experimentar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica. Jardins com plantas ornamentais estarão por toda área do bosque, tornando a visita ainda mais agradável.
- Com colheita avançada, relatório confirma maior safra de soja da história do Paraná
-
Governo do Estado disponibiliza R$ 12,7 milhões para o seguro rural em 2023
Outros espaços serão o “Memorial Era Uma Vez”, dedicado à valorização dos agricultores com a exposição de instrumentos da rotina do trabalho no campo, e a Mostra de Artesanato do Paraná, que vai levar ao público produtos da região. Diversas manifestações culturais também fazem parte da programação.
Para quem gosta de café, será possível aprender a identificar a qualidade da bebida, conhecer as boas práticas de manejo do cafezal e a história da cafeicultura no Museu do Café da UEL.
Os benefícios do sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, detalhes da produção do fio de seda e orientações para tornar a agricultura mais lucrativa também serão abordados nas unidades demonstrativas organizadas pelo IDR-Paraná.
Em outra frente com foco na renda, a Via Rural Smart Farm apresentará as oportunidades de negócios para os produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.
SUSTENTABILIDADE – O IDR-PR orientará sobre o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, biogás e eólica nas propriedades rurais. O objetivo é, além de proteger o meio ambiente, reduzir os custos, contribuindo para elevar a renda do produtores.
Os extensionistas prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa, que coloca à disposição linhas de financiamento, com possibilidade de equalização de taxas de juros para utilização destas tecnologias.
A unidade de Horticultura e Agroecologia apresentará produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. Haverá também uma unidade especialmente voltada ao cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Além disso, atualmente existem vários sistemas de produção de alimentos orgânicos que aplicam tecnologias de baixo custo e adaptados a diferentes modelos de produção sustentável em Agrofloresta. Essas iniciativas usam o solo combinando, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de frutíferas, hortaliças, madeira e espécies que adubam a terra. Essa tecnologia será apresentada por profissionais do IDR-Paraná e parceiros que atuam com agroflorestas.
Agroindústrias e cooperativas familiares assistidas pelo IDR-Paraná terão um espaço para comercializar seus produtos. É uma forma de fortalecer essas organizações, promovendo a diversificação produtiva, além de estimular as economias locais.
AÇÃO SOCIAL – Uma das unidades expositivas do Instituto vai mostrar trabalhos realizados junto à população rural em situação de vulnerabilidade social. Entre essas ações estão a implantação de saneamento básico nas residências rurais e a assistência aos povos de 14 terras indígenas paranaenses.
A Via Rural vai divulgar o programa Nossa Gente Paraná-Renda Agricultor Familiar, resultado da parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJU), secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e prefeituras.
O público atendido pelo programa recebe recursos para investir na produção de alimentos para o autoconsumo ou na melhoria das moradias, com a instalação de sistemas de saneamento básico. Por meio desta ação, as famílias também têm acesso a serviços de saúde, habitação, trabalho e educação.
O IDR-Paraná também é o executor do programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, cujos resultados serão apresentados na feira. O programa transfere recursos federais às famílias carentes, que podem investir na diversificação da produção de alimentos ou em atividades geradoras de renda.
PECUÁRIA LEITEIRA – A produção de leite estará presente em três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná junto à essa cadeia produtiva. Ganha destaque a produção do alimento oferecido ao animal com planejamento forrageiro, que deve ser adotado pelos produtores.
Também não foram esquecidos o preparo, o manejo e conservação do solo das áreas de pastagens. Os visitantes também poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite.
TECNOLOGIA – No dia 11, às 9h, os extensionistas do IDR-Paraná estarão no pavilhão da Smart Agro para lançar o Atlas Climático do Estado do Paraná (ClimAtlas-19) e três aplicativos: IDR-Clima, Estiagem Paraná e GID PRAGAS SOJA – este último para identificar as principais pragas desta cultura.
Também será lançado o Edital de Inovação Aberta do IDR-Paraná Push Innovation Paraná 2023 que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação mediante o estabelecimento de parcerias entre o IDR-Paraná e startups.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.
O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.
As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.
O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.
Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.
Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.
A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.
“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.
Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.
Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas