NOVA AURORA

PARANÁ

Arquivo Público do Paraná vira cenário de documentário sobre a família Urban

Publicado em

O Arquivo Público do Paraná, vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, virou, nesta sexta-feira (31), um dos cenários para um documentário que contará a história da família Urban, que residiu no Paraná. A família tem grandes personagens da história nacional, como a jornalista Teresa Urban, o fotógrafo João Urban, além de Antonio Urban e Maria de Lourdes Urban Kleinke, irmãos de Teresa e João, e Maria Lúcia de Paula Urban, companheira de Antonio. O pano de fundo é o cenário da Ditadura Militar, instaurada há 59 anos.

As cenas gravadas no Arquivo Público fazem um resgate documental do que foi registrado pela então Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), sobre os membros da família.

“Essa história é de todos nós e a Teresa costumava falar que ‘onde os ventos do esquecimento batem, abrem-se as portas para o terror voltar’. Dessa forma, o objetivo é, a partir dessa família, que também criou formas de se cuidar e se acolher em meio aos tempos difíceis, ativar memórias e aproximar as pessoas dessa narrativa”, explica o diretor do documentário, Rafael Urban, também primo dos personagens.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra a Covid-19 completa dois anos no Paraná

O documentário, chamado provisoriamente de “Batista”, codinome utilizado por Teresa durante a ditadura, é um dos projetos contemplados por um edital da Secretaria de Estado da Cultura, na categoria de documentário com temática paranaense. A expectativa é lançar a obra no primeiro semestre de 2024.

Com a extinção da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), após o fim da Ditadura Militar, toda a documentação no Paraná foi transferida, por meio do decreto estadual nº 577/91, para o Arquivo Público do Estado.

No acervo, são três tipos de documentos: fichas individuais, pastas individuais (dossiês) e pastas temáticas. As fichas individuais eram os primeiros registros feitos sobre as pessoas consideradas subversivas. Caso fossem fichadas outras vezes ou novos materiais fossem coletados, eram criadas as pastas individuais. As pastas temáticas tratam sobre grupos específicos como clubes, jornais, teatros, sindicatos, entre outros.

Leia Também:  Almoço com a família pede uma caprichada Lasanha de presunto e muçarela!! Não tem quem não goste!?

O Arquivo Público possui 47.382 fichas individuais, 3.778 pastas individuais e 2.574 pastas temáticas e o acesso aos documentos é livre e aberto ao público conforme o Decreto nº 8.557, de 22 de julho de 2013, que permite a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso irrestrito aos documentos. Os acervos estão digitalizados e foram muito usado durante a Comissão Nacional e Comissão Estadual da Verdade, instauradas em 2011 para investigar o período.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Mais de três quilos de maconha são apreendidos pela PM em Ouro Verde do Oeste, no Oeste do Paraná

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA