NOVA AURORA

PARANÁ

Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná integra o Festival de Curitiba

Publicado em

Integrando pela primeira vez o Festival de Curitiba, alunos e ex-alunos dos cursos técnicos e modulados da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP) estrearão em 11 produções gratuitas, que serão apresentadas em diferentes pontos da cidade.

Em sua 31ª edição, o festival é maior evento nacional de artes cênicas. Com intensa programação até o dia 9 de abril, traz este ano 350 atrações espalhadas por 60 espaços da Capital e da Região Metropolitana.

André Meireles, um dos diretores à frente das apresentações, destaca a relevância da Escolinha de Arte do CEP no cenário artístico paranaense. “O CEP possui longo histórico de incentivo à cultura e às artes e, desta vez, vai dar oportunidade a alunos de todas as idades de participarem desta, que é a maior programação teatral do País”, enfatiza.

Os espetáculos serão encenados por alunos e ex-alunos dos cursos técnicos de Teatro integrados ou subsequentes ao ensino médio. “As peças apresentam compilados de vários espetáculos que os estudantes e professores criaram e realizaram no decorrer do ano no festival do próprio CEP”, ressalta Cristine Christofis de Amorim, coordenadora da Escolinha de Arte do CEP.

CURSO TÉCNICO DE TEATRO – Figurando entre os cursos de teatro mais tradicionais do cenário artístico paranaense, o curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná existe desde a década de 80. Com duração de três semestres, ele habilita profissionalmente os alunos, tendo como compromisso garantir a inserção de futuros atores no meio artístico brasileiro.

Confira a lista de apresentações da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná:

Comédias da Vida Privada

Com diferentes esquetes que mostram situações comuns e inusitadas do dia a dia, a coletânea de contos do escritor Luis Fernando Veríssimo ganha vida no espetáculo “Comédias da Vida Privada”, que tem direção de Silvia Contursi.

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Elenco: (Turma 2°TT – Subsequente – Cia Alegria)

Dias 4 e 5 de abril às 20h

Leia Também:  Segue interdição da PR-151 em Jaguariaíva; DER-PR indica rotas alternativas

Local: Canal da Música

Agorafobia

O espetáculo “Agorafobia” aborda os múltiplos sentidos da vida e da existência humana. Dirigida por André Meirelles, a obra apresenta diferentes histórias, como a de uma refugiada que troca um passaporte válido por um poema e a de um cego que vende olhadinhas em seu telescópio. As cenas são inspiradas na peça adaptada do livro “Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias”, de Matei Vișniec.

Tempo: 70 minutos

Elenco: (Turma 4°TT – Integrado – Cia )

Classificação: 14 anos

Dia 6 às 11h na Ruínas de São Francisco

Dia 8 às 15h na Praça Santos Andrade

Migraaaantes

Todos os dias milhares de pessoas deixam seus países na busca de uma vida de melhores oportunidades. A peça dirigida por Hélio Aquino aborda os dilemas diários de refugiados e migrantes anônimos.

Duração: 75 minutos

Classificação: 14 anos

Elenco: 3° TT subsequente – Cia Simetria

Data: Dia 09 de abril

Horário: Às 16h e 20h

Local: Praça Santos Andrade

No país das Maravilhas

Com direção de Hélio Aquino, a peça aborda a busca da personagem central por um novo começo. Aventurando-se num local desconhecido, questionamentos sobre seu destino e o controle da sua vida são inevitáveis.

Duração: 50 minutos

Direção: Hélio Aquino

Elenco: (Turma 3°TT – Integrado – Cia Sintropia) – 

Classificação: Livre

Pañuelos

O futebol atrai olhares do mundo inteiro. Na peça “Panuelo”, dirigida por Hélio Aquino, o foco é justamente aqueles que não estão de olho no jogo. Em 1978, um grupo de mulheres se reuniu na luta por um futuro melhor e que protestaram pelo desaparecimento de pessoas. Pañuelos narra cinco histórias do evento que marcou a história da Argentina e clamou por justiça.

Duração: 70 minutos

Elenco: 3° TT subsequente – Cia Máhkara

Classificação: 12 anos

Data: 07 de abril

Horário: 16h e às 20h

Local: Praça Santos Andrade

Alice, o mundo não é chato

Com direção de Lau Bark, a personagem Alice vai ao universo da Física para tentar entender o que se passa no mundo atual.

Duração: 60 minutos

Elenco: Gruta

Classificação: 10 anos

Dia 4 de abril às 17h e às 20h na UTFPR

[Título do show]

Dirigida por Lau Bark, a peça narra a história de um grupo de amigos, apaixonados pela arte do teatro musical, que tem três semanas para criar uma obra original e entrar num importante edital da Broadway.

Leia Também:  Mecânico de Foz do Iguaçu recebe prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

Duração: 100 minutos

Elenco: Gruta Musical

Classificação: 14 anos

Data: Dia 6 e 7 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro AABB Curitiba

Conversas de Eternidade

A peça lembra a mestrealidade de Cartola. Criada de forma coletiva pelos professores de música da escolinha, a história é contada por meio das obras primas do sambista.

Duração: 60 min

Data: 4 e 5 de abril

Horário: 15h e 11h

Local: Praça Santos Andrade

Mademoiselle Noir

O conto de mistérios, com direção de André Meirelles e classificação livre, narra um conto gótico de terror e mistério, embalado por jazz e dança. Usando máscaras e formas animadas e inspirado nas obras de Tim Burton e Tangos e Tragédias, o Modulado de Pesquisa Teatral apresenta a trágica história de Mademoiselle Noir.

Duração: 45 minutos

Elenco: Peça do Modulado de Pesquisa Teatral (MPT)

Data: 7 e 8 de abril

Horário: 17h e 20h

Local: Canal da Música

Terra de Cego

A peça – já veterana na mostra Fringe – é dirigida por André Meirelles. A história se passa numa ilha remota e quase inacessível na qual todos os habitantes são cegos. Sem saber o que é “ver” ou  o que são pessoas “cegas”, elas estão convencidas de que a ilha é o mundo inteiro. Até que um forasteiro com “visão” é arremessado às areias por um naufrágio.

Duração: 45 min

Elenco: Peça do Modulado de Pesquisa Teatral (MPT)

Classificação: Livre

Dia 6 de abril, às 16h, no Canal da Música

Dia 9 de abril, às 11, na Praça Santos Andrade

O Grande Circo Místico

A obra dirigida por Adriana de Cristo é inspirada no poema de Jorge Lima, “O Grande Circo Místico”. A peça traz músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, além de contar a trajetória circense da família Knipes, suas glórias e percalços.

Duração: 50 minutos

Elenco: 2° TT integrado

Classificação: 12 anos

Dia 5 de abril, nas Ruínas de São Francisco às 15h

Dia 6 de abril, no Canal da Música às 20h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Inteligência Artificial e vacinação estão entre novidades do 2º semestre letivo no Paraná

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Evento sobre conservação rodoviária que acontecerá no Paraná recebe trabalhos técnicos

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA