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Estado entrega 19 novos segmentos com terceiras faixas na PRC-280

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Estão concluídas as obras de implantação de terceiras faixas na PRC-280, entre União da Vitória e Marmeleiro, na região Sudoeste. No total, foram construídos 12,39 km de novas faixas em um trecho de 130 km, o que vai garantir mais segurança e agilidade no percurso.

Nesta quinta-feira (30) o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou a obra de revitalização de outro trecho da rodovia, de 59 km, entre Palmas e a BR-153, que foi restaurado com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica conhecida como whitetopping.

De acordo com secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, uma das metas desta gestão é desenvolver a infraestrutura no Sudoeste e Sul do Estado. “A PRC-280 é o principal corredor logístico. A rodovia teve um aumento considerável de fluxo de caminhões nos últimos anos e a ampliação através das terceiras faixas se tornou imprescindível”, afirmou.

Segundo dados do estudo de tráfego do DER/PR, passam no trecho, diariamente, cerca de 1,8 mil veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.

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São 19 novos segmentos entre o quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km 130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro). Cada faixa possui largura média de 3,5 metros e extensão que varia entre 480 e 900 metros.

O investimento foi de R$ 26.865.676,34, realizado através de uma parceria do Governo do Paraná com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste com a capital paranaense e o Porto de Paranaguá. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.

REVITALIZAÇÃO DA PRC-280 – Na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior a rodovia está sendo completamente restaurada, colocando fim a uma reivindicação de décadas da população. No trecho entregue nesta quinta foi aplicada a técnica whitetopping, que consiste na aplicação de um novo pavimento rígido de concreto sobre o asfalto existente, muito mais resistente e econômica, com vida útil de 20 anos.

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Na última semana, o Estado lançou o edital de licitação para restauração do trecho entre Palmas e Clevelândia, também em whitetopping. Somando os dois segmentos, o investimento chega a quase R$ 300 milhões.

O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explica que o projeto de desenvolvimento da rodovia estadual virou um modelo de inspiração no país. “Já recebemos as equipes do DER de Minas Gerais e do Rio de Janeiro para mostrar como executamos os trabalhos na PRC-280 através de técnicas modernas e soluções que garantem mais efetividade para a administração pública”, afirmou.

Fonte: Governo PR

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Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

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O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

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O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

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Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

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