NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Santa Tereza do Oeste recebe Dia de Campo de sistema de plantio direto de hortaliças

Publicado em

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-PR) realiza nesta quinta-feira (30) o 2º Dia de Campo de SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) no Polo de Pesquisa e Inovação de Santa Tereza do Oeste. Com abertura prevista para às 13h e encerramento às 17h, o evento é gratuito e voltado a técnicos, estudantes e produtores. Os interessados podem se inscrever até quarta (29) neste LINK.

Fruto de uma parceria entre o IDR-Paraná e a Itaipu Binacional, através do Programa AISA (Ação Integrada de Solo e Água), a ideia é apresentar os resultados de pesquisa coletados pelo Instituto e fomentar a prática de SPDH na Região Oeste do Paraná. O SPDH é um sistema que garante uma agricultura mais sustentável, com preservação do solo e maior produtividade.

SOBRE O PROGRAMA – O uso da tecnologia a favor da conservação do solo e da água. Esse é o grande desafio do Programa AISA. Uma parceria entre a Itaipu Binacional, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IDR-Paraná e Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Leia Também:  Governo libera mais R$ 5 bilhões em recursos para atender produtores rurais

Com 16 projetos de Pesquisa e Transferência de Tecnologias e um de Gestão da Informação, o programa abrange 228 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, na área de contribuição do reservatório de Itaipu, território de importância nacional na produção de energia hidrelétrica e na produção agropecuária.

os objetivos do AISA são apoiar a inovação científica; validar e transferir tecnologias sustentáveis sob a ótica agronômica, zootécnica, silvopastoril, ambiental, econômica e social para o agronegócio e para a agricultura familiar; consolidar uma ação interinstitucional e multidisciplinar voltada à segurança hídrica e à conservação dos recursos naturais solos e água; contribuir com a formação e com a qualificação de recursos humanos; além de subsidiar cientificamente a elaboração de políticas públicas.

PROGRAMAÇÃO – A programação contará com orientações sobre Plantas de Cobertura de Verão (Josiane dos Santos e a Thaisa Capato / IDR-Paraná), Mudas de Hortaliças em SPDH (Ellen Hojo / da FAG – Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Fertilidade e Nutrição de Plantas em SPDH (Erivan Marreiros / do IDR-Paraná) e Manejo Mecânico de Plantas de cobertura, (Flávio Gurgaz / da Unioeste)

Leia Também:  Administração participa da Caravana Paraná UNIDO Pelas Mulheres

Serviço

2º Dia de Campo de SPDH – Santa Tereza do Oeste

Data: 30/03, quinta-feira

Horário: 13h

Inscrições AQUI

Local: Polo de Pesquisa e Inovação de Santa Tereza – Rodovia PR 163, km 188

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Abril começou bem: soja dispara impulsionada por Chicago e anima produtores

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Estado entrega prêmio que reconhece e estimula a produção científica do Paraná

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA