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Obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 41 entram na reta final

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) deve finalizar no início de abril a instalação da tela metálica de alta resistência na encosta do km 41 da BR-277, na região do Litoral. A rodovia federal foi atingida por escorregamentos de terra em outubro e novembro passados, com o DER/PR assumindo excepcionalmente as obras de recuperação no km 39 e km 41 em dezembro.

Nestas últimas semanas os trabalhos estão concentrados na instalação da tela metálica e perfuração da rocha, onde são colocados grampos de aço CA-50 de 25 mm, e injetada nata de cimento para fixação. A tela é posicionada de maneira a ser sustentada pelos grampos, que depois recebem placas metálicas para impedir que ela se desloque. Ao todo, são 220 furos na rocha e 718 metros quadrados de tela metálica.

A equipe atualmente finaliza as atividades na parte superior da encosta atingida pelo escorregamento, a aproximadamente 100 metros de altura.

Com os serviços principais de contenção prontos, será retirado o guindaste do local, restando apenas equipamentos no acostamento, para concluir serviços complementares no trecho. A previsão é que até o final deste mês o trecho ficará com o tráfego liberado nas quatro faixas.

Antes da finalização da obra o local vai passar por avaliações geológicas e geotécnicas, para confirmar o resultado da contenção.

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O DER/PR já concluiu os serviços de contenção definitiva da encosta da BR-277 no km 39. Após limpeza e retirada de materiais, foi instalada e fixada uma tela ecológica de contenção, dispositivo de alta resistência que permite o plantio de vegetação sob o mesmo, o que também ajuda a evitar novos escorregamentos. Já foram retirados o muro de solo-cimento e as barreiras de concreto New Jersey do acostamento, dispositivos para conter possíveis novos escorregamentos durante a execução da obra.

Considerando os serviços em ambos os locais, os trabalhos já atingiram 85% de execução.

ACORDO – O DER/PR deu início às obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 39 e km 41 em 19 de dezembro, após firmar convênio com o Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia do governo federal responsável pela rodovia, que à época afirmou não contar com os recursos necessários para a empreitada.

Visando recuperar a trafegabilidade da rodovia federal, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.

OBRAS DO DNIT – O DNIT permanece realizando a obra de recuperação do km 42, primeiro local atingido pelas chuvas no ano passado, tendo registrado inclusive escorregamento de rochas, e no km 33, local com fendas possivelmente causadas por danos no talude de aterro, sob o pavimento da rodovia federal.

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ATENDIMENTO – Com a conclusão das obras emergenciais, o DER/PR permanecerá atuando na BR-277 no Litoral exclusivamente com os serviços de operação de tráfego rodoviário, disponíveis também em todas as rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração.

São serviços de guincho mecânico leve e pesado, veículo de inspeção de tráfego rodoviário, veículo de apoio ao Corpo de Bombeiros e veículo boiadeiro para lidar com animais soltos na pista.

Os serviços podem ser acionados gratuitamente pelo telefone 0800-400-0404, disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Somente na BR-277 entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, parte do Lote 6 do antigo Anel de Integração, foram 9.989 atendimentos desde o início destes serviços, em março do ano passado.

Estas atividades são coordenadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, que também disponibiliza atualizações sobre as condições de tráfego no antigo Anel de Integração por meio da plataforma Twitter (AQUI).

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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