NOVA AURORA

PARANÁ

Estado apresenta ações de preservação ambiental urbana no Smart City 2023

Publicado em

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) marcou presença em duas plenárias do Smart City Expo Curitiba 2023 com cases de projetos que o Governo do Estado vem desenvolvendo nos últimos anos, atrelados às ações de meio ambiente e ao desenvolvimento urbano.

A importância das áreas verdes naturais no processo de urbanização das cidades e a participação dos municípios paranaenses nas ações para redução da emissão de carbono foram abordadas pela arquiteta e urbanista Isabella Tioqueta e a engenheira ambiental Nathalia Zancarli, da Diretoria de Políticas Ambientais (Dipam).

Na quarta-feira (22), Isabella integrou o painel “O Papel do Estado nas Áreas Verdes Urbanas”, apresentando duas linhas de ação do Paraná Mais Verde – Parques Urbanos e o Poliniza Paraná – que tem como objetivo o alinhamento do desenvolvimento ambiental econômico, e social dos centros urbanos.

O Parques Urbanos está permitindo a recuperação de áreas de fundo de vale nos municípios com a implantação de espaços de lazer e preservação, enquanto o Poliniza Paraná instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em parques e, agora em uma segunda fase, em Unidades de Conservação em diversas cidades do Estado. O intuito é reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem.

Leia Também:  Estado apoia produtores rurais de leite a expandir estratégias de mercado

Para Isabella Tioqueta, inserir a pauta ambiental no Smart City, evento que há vários anos vem tratando de tecnologia e inovação para desenvolvimento dos municípios, contribui muito para o desenvolvimento sustentável: “É uma inovação importante porque tivemos oportunidade de mostrar como a Sedest vem trabalhando e conectando a questão ambiental com o crescimento das cidades”, afirmou.

Nessa quinta-feira (23), Nathalia Zancarli falou sobre o Selo Clima Paraná, que reconhece empresas, instituições e municípios comprometidos com o desenvolvimento sustentável. “Simplificando, todas as partes atuam alinhadas com a preservação dos recursos naturais e ganham com o Selo Clima Paraná”, disse.

Ainda de acordo com Nathalia, as empresas que recebem o selo ganham visibilidade pois podem abrir espaço nos mercados nacional e internacional por meio do fortalecimento do conceito de produção sustentável. O instrumento também incentiva a redução da emissão de carbono. “Isso nos dá a garantia de um meio ambiente com menos emissão de poluentes e corrobora a posição do Paraná como um dos estados mais sustentáveis do País”, destacou.

Leia Também:  Reforma da PR-092 no Norte Pioneiro terá investimento de R$ 23,3 milhões do Estado

MESA REDONDA – Também durante a Smart City Expo Curitiba, a equipe de técnicos da Dipam participou de uma rodada de conversa com o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, a fim de trocar informações e abrir um novo canal de diálogo, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades do Paraná.

Também participaram a secretária municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Oliveira Dias; o biólogo colombiano e pesquisador em Bioeconomia do Instituto de Biodiversidade da Colômbia Alexander Von Humboldt, Mario Murcia; e Pedro Henrique Fernandes de Cristo, urbanista climático e professor-visitante de Políticas Públicas, Desenho Urbano e Arquitetura na Universidad Eafit-Urban, em Medelín (CO).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Promovida pelo Estado em Sabáudia, 28ª Expotécnica prevê levar tecnologias a 4 mil pessoas

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná apreende 5 quilos de cocaína em ônibus na BR-277

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA