Esportes
Nos pênaltis, FC Cascavel vence o Operário e está na final do Campeonato Paranaense 2023

Mais uma vez o FC Cascavel sofreu uma enorme pressão jogando fora de casa pelo Campeonato Paranaense. O Aurinegro enfrentou o Operário pela segunda partida da fase semifinal e no Germano Krüger o Fantasma assustou de todos os jeitos. Com o estádio completamente lotado e tendo que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga na final do Estadual, o time de Ponta Grossa se lançou ao ataque.
O técnico Rafael Guanaes escalou um time diferente do primeiro jogo para deixar o Operário mais ofensivo para o segundo jogo da semifinal com o FC Cascavel. Na frente ele começou com Raphael Lucas e Rafael Oller, que entraram nas vagas de Marco Antônio e Lucas Hipólito. No sistema defensivo, sem Borech expulso no confronto de ida, o treinador optou por Jonathan Costa.
Com Lucas Coelho e Jacy recuperados de lesões, a Serpente também iniciou com um time diferente. Os dois foram titulares e Ferrugem e Juninho ficaram à disposição no banco de reservas. Apesar da pressão do adversário o time ficou mais compacto e com o Coelho segurando um pouco mais a bola no ataque.
No primeiro tempo foram sete finalizações e o goleiro André Luiz, com grandes defesas novamente, ajudou a segurar o empate. Na segunda etapa o FC Cascavel até conseguiu colocar um pouco mais a bola no chão e chegou ao gol do Operário.
Só que aos 32 minutos a pressão dos donos da casa deu resultado. Luidy, que tinha entrado a pouco tempo no jogo, fez jogada individual e na sequência pegou o rebote para fazer 1 a 0 Fantasma. Empurrado pela torcida o Operário aumentou a pressão e por muito pouco não chegou ao segundo logo depois. No entanto, o placar não mudou mais. Com a vitória do FC Cascavel no primeiro jogo por 2 a 1, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis.
Nas cobranças diretas o FC Cascavel foi mais eficiente e venceu por 6 a 5, chegando a sua segunda final de Campeonato Paranaense.Robinho, Lucas Batatinha, Gama, Willian Gomes, Renanzinho e Ferrugem converteram as penalidades da equipe Aurinegra. Juninho, atacante que deve ir para o Palmeiras na próxima semana, parou no goleiro Rafael Santos.
Sávio, Mingotti, Felipe Augusto, Willian Machado e Índio foram precisos em suas cobranças. Felipe Tontini e Vinicius Diniz, que começaram a partida no banco, viram André Luiz defender as cobranças deles. Aliás, Tontini teve a chance de fechar a conta na série melhor de cinco. Quando as penalidades estavam 4 a 3 para o Fantasma, era só ele converter para acabar com qualquer chance da Serpente, mas o iluminado André não deixou que isso acontecesse.
O rival será definido amanhã (26) no duelo entre Athletico e Maringá na Arena da Baixada às 16h. O Furacão venceu o primeiro jogo no interior do Paraná por 2 a 0 e tem uma boa vantagem para o confronto deste domingo (26). Independente de qual seja o rival, o FC Cascavel sabe que terá que buscar o troféu de campeão fora de casa, já que na primeira fase ficou atrás de Athletico e Maringá na classificação geral.
O jogo – 1º tempo
De forma geral o Operário dominou o primeiro tempo. A primeira chegada dos donos da casa foi aos oito minutos. Raphael Lucas recebeu de Mingotti e finalizou dentro da área, mas André Luiz fechou bem o ângulo do atacante. Dois minutos depois foi a vez de Jonathan Costa cabecear para grande intervenção de André. Aos 15 minutos Sávio conseguiu finalizar, mas o goleiro do FC Cascavel impediu que o gol saísse. Gama arriscou de fora da área e respondeu com certo perigo, mas a bola desviou no meio do caminho e saiu pela linha de fundo.
Os donos da casa seguiram pressionando e Raphael Lucas teve uma boa oportunidade de marcar. Ele ficou livre na área para finalizar, só que pegou muito mal na bola e jogou longe do gol. Willian Machado cabeceou forte aos 33 minutos e André Luiz defendeu mais uma. Pelo alto Vinicius Mingotti, artilheiro do time, também teve sua chance. A bola passou perto da trave do FC Cascavel. A última tentativa da etapa inicial foi de Ferreira, do Operário, que bateu da entrada da área, mas errou o alvo.
2º tempo
Na volta do intervalo o técnico Luiz Carlos Cruz fez duas alterações na equipe. Tirou César Morais, que tomou amarelo no primeiro tempo, e colocou Mateus em seu lugar. Juninho, atacante negociado com o Palmeiras, entrou no lugar de Gaspar. As mexidas mudaram um pouco a postura do time cascavelense, que sofreu um pouco menos.
Na etapa final a primeira chegada foi do Aurinegro. Robinho recebeu com liberdade e mandou uma bomba de longe. Rafael Santos espalmou a batida do meia. A resposta veio aos 11 minutos com Raphael Lucas, que mais uma vez errou a conclusão. Mais frio na disputa, Rafael Guanaes promoveu três entradas ao mesmo tempo com 14 minutos. Felipe Tontini, Arthur Neves e Jean Carlos entraram. Saíram Dudu Scheit, Jonathan Costa e Rafael Oller.
Aos 18 minutos Vinicius Mingotti foi quem teve espaço e bateu colocado de fora da área. André Luiz não alcançou, mas a bola saiu passando muito perto da trave direita do goleiro. Juninho fez jogada individual pela esquerda, tirou a marcação e bateu forte, rasteiro, mas no meio do gol, facilitando a defesa de Rafael Santos. Aos 26 minutos Luidy foi chamado por Rafael Guanaes e saiu Raphael Lucas no Fantasma. Aos 31 minutos Luiz Carlos Cruz mudou novamente. Ferrugem no lugar de Jacy e Lucas Batatinha entrou na vaga de Lucas Coelho.
Um minuto após as mudanças no FC Cascavel, Luidy fez uma grande jogada individual, foi passando pelos marcadores e rolou para Felipe Augusto, que bateu de primeira, a bola tocou em Mingotti e sobrou para o próprio Luidy abrir o placar aos 32 minutos. O VAR analisou o lance e validou o gol.
Aos 34 minutos Jean Carlos fez boa jogada pela direita de ataque do time da casa e cruzou com muito perigo na pequena área. Ninguém apareceu para mandar para o gol do FC Cascavel. Três minutos mais tarde, após cobrança de escanteio, por muito pouco o zagueiro Willian Machado não mandou para o gol na segunda trave. Final de jogo: Operário 1 x 0 FC Cascavel.
Cobranças de pênaltis:
O lateral Sávio abriu a série para o Operário e bateu no ângulo para fazer 1 a 0.
Robinho, ex-Operário, pegou a bola para fazer a primeira cobrança do Aurinegro. Sob vaias, o camisa 20 cobrou muito bem e empatou em 1 a 1.
O atacante Vinicius Mingotti chutou o segundo pênalti do Operário e não desperdiçou. André foi na bola.
Lucas Batatinha, que também já jogou no Operário, bateu com tranquilidade e empatou a parada: 2 a 2.
Felipe Augusto pegou a bola para a terceira cobrança e bateu no canto para fazer 3 a 2.
Juninho, jovem de 18 anos, chamou a responsabilidade na terceira cobrança do FC Cascavel e o goleiro Rafael Santos pegou no canto esquerdo.
Depois o zagueiro Willian Machado converteu a quarta cobrança do Operário. A bola passou em baixo de André Luiz.
Gama foi para a bola e tinha que fazer para a Serpente seguir no páreo. O meia deslocou o goleiro e diminuiu para 4 a 3.
A quinta cobrança do Operário foi de Felipe Tontini. André tinha que pegar para o FC Cascavel seguir vivo. E o camisa 1 fez a sua parte, defendendo o chute fraco do camisa 8.
Coube ao zagueiro Willian Gomes empatar a disputa. O capitão cobrou muito bem e deixou o dele: 4 a 4.
Índio, capitão do Operário, abriu a série de cobranças alternadas. Completando 100 jogos com a camisa do Fantasma, ele bateu bem e fez.
Renanzinho, na pressão da torcida, bateu para o Aurinegro e mandou no cantinho. Tudo igual, de novo: 5 a 5.
Vinicius Diniz cobrou a sétima penalidade do Operário e André Luiz brilhou mais uma vez, defendendo no canto esquerdo.
Coube a Ferrugem, experiente, a chance de fechar a conta. O volante mandou no ângulo, fez um golaço e garantiu o FC Cascavel na final: 6 a 5 para os visitantes nos pênaltis.
Redação CATVE.com

Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2025. O Dourado, jogando em casa, buscou o empate duas vezes, mostrando a força e a resiliência de sua equipe.
Primeiro tempo de domínio auriverde
O Cuiabá começou a partida a todo vapor, abrindo o placar logo aos seis minutos com Mateusinho, que aproveitou um belo lançamento para vencer o goleiro César Augusto. O Dourado continuou pressionando, com destaque para Zé Ricardo, que arriscou um chute de longa distância aos 17 minutos, levando perigo ao gol adversário.
O Avaí tentou responder, mas esbarrou na forte marcação do Cuiabá e em uma defesa atenta. No final do primeiro tempo, Pedrinho quase ampliou a vantagem para o Dourado, em um contra-ataque veloz, mas César Augusto fez uma grande defesa, evitando o segundo gol.
Segundo tempo eletrizante
Na segunda etapa, o Avaí voltou com mais ímpeto, criando boas oportunidades e buscando o empate. Aos 20 minutos, Alef Manga aproveitou uma bela jogada de Marquinhos Gabriel para igualar o marcador.
O Cuiabá não se abateu e, quatro minutos depois, voltou a ficar à frente no placar com um gol de Derik Lacerda, em cobrança de pênalti. No entanto, a alegria do Dourado durou pouco. Aos 36 minutos, Barreto empatou novamente para o Avaí, após uma jogada de persistência de Vagner Love.
Destaque
Mateusinho: Autor do primeiro gol do Cuiabá, o atacante mostrou oportunismo e faro de gol.
Derik Lacerda: O atacante cobrou o pênalti com categoria, colocando o Dourado novamente em vantagem.
Histórico do confronto
Com o empate de ontem, Avaí e Cuiabá-MT se enfrentaram cinco vezes na história, com quatro vitórias do Cuiabá-MT e um empate. O Avaí marcou quatro gols e sofreu nove.
FICHA TÉCNICA
Cuiabá 2 x 2 Avaí
Local: Arena Pantanal – Cuiabá-MT
Competição: Brasileiro Série B 2025 (2ª rodada)
Data: 10/04/2025 – Hora: 21h30
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro RS
Árbitro Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi RS
Árbitro Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna RS
Quarto árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva MT
Quality manager: Larissa Ramos Monteiro RJ
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho RJ
AVAR: Lilian da Silva Fernandes Bruno RJ
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez RJ
CUIABÁ: Mateus Pasinato; Mateusinho (Léo Ataíde), Bruno Alves, Alan Empereur e Sander; Denilson (Ruan Oliveira), Lucas Mineiro e Max (Calebe); Lucas Cardoso (André Luis), Derik Lacerda e Pedrinho (Natan). TÉCNICO: Guto Ferreira
AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio (Quaresma); Judson (Barreto), Zé Ricardo (Alef Manga), João Vitor e Marquinhos Gabriel; Hygor (Gaspar) e Cléber (Vagner Love). TÉCNICO: Jair Ventura
Fonte: Esportes

Algodão volta a crescer no Paraná e reforça liderança do Brasil no mercado mundial

Exportações brasileiras disparam. Portos movimentaram 12,4 milhões de toneladas

PIB do agronegócio cresceu 1,81% e fechou o ano em R$ 2,72 trilhões, diz CNA/Cepea

Mercado brasileiro vive semana de ouro com exportações fortes e cotações recordes

PIB do agronegócio cresceu 1,81% em 2024 e fechou o ano com R$ 2,72 trilhões
PARANÁ


Com aporte de R$ 25 milhões do Estado, Imbituva ganhará um Hospital Municipal
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou nesta quinta-feira (10) a abertura da...


Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado...


PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção...
POLÍCIA


PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção...


PCPR prende mulher em flagrante por tráfico de drogas na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 21 anos, por tráfico de drogas, nesta quinta-feira (10), no...


PCPR prende homem suspeito de latrocínio ocorrido em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 22 anos, suspeito de envolvimento no latrocínio ocorrido em dezembro...
ENTRETENIMENTO


Carolina Dieckmann ostenta barriga chapada em clique de top: ‘Trincada’
Carolina Dieckmann exibiu seu tanquinho shapado em um clique em seu Instagram, nesta quinta-feira (10), arrasando com sua bora forma....


Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
Virginia Fonseca, de 26 anos, presenteou a amiga Duda Freire, nesta quinta-feira (10), com uma bolsa e um óculos de...


Viih Tube exibe álbum de cliques da festa de 2 anos de Lua: ‘Te amo tanto minha Barbie!’
Lua, filha de Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebrou seu aniversário de 2 aninhos, na última...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
PARANÁ7 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões