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Copel inicia implementação de frota de veículos elétricos

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Mudança faz parte das metas de ESG para a descarbonização da companhia. Até o fim do ano, 15% dos veículos leves serão substituídos por modelos elétricos, ou seja, 30 automóveis, chegando a 50% da frota em 2030 (102 carros).

 

A Copel está iniciando uma série de ações para alcançar a meta de eletrificação de seus veículos. Nesta quinta-feira (22), a companhia assinou um contrato com a Mobilize, marca do Renault Group, dedicada à nova mobilidade e que oferece uma ampla gama de serviços para a locação de carros elétricos que vão integrar a frota da empresa. A entrega dos carros acontece durante o Smart City Expo, que ocorre em Curitiba.

A meta de descarbonização da frota de veículos leves da Copel é um dos pilares estratégicos da companhia que estão na visão 2030, anunciada pela empresa em novembro de 2022. Até o fim do ano, 15% dos veículos leves serão substituídos por modelos elétricos, ou seja, 30 veículos. Já até 2027, 61 veículos (30% da frota) serão elétricos, chegando a 50% da frota em 2030 (102 carros). A Mobilize vai fornecer o Kwid E-Tech 100% elétrico à Copel.

“Essa nova parceria com a Copel, uma das pioneiras na utilização inteligente de veículos da Mobilize, é motivo de grande orgulho para nós e reforça o objetivo sermos uma empresa de soluções de mobilidade”, explica Ricardo Mendes, da Mobilize Beyond Automotive.

Para a Copel, o programa é mais um passo para o alcance das metas ESG e para o incentivo à mobilidade elétrica. “Fazer a descarbonização da empresa faz parte das nossas metas ESG, e hoje a Copel está consolidando a primeira parte de sua meta, que é ter 50% da sua frota elétrica até 2030″, ressalta o presidente da companhia, Daniel Slaviero.

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A Copel também é pioneira em iniciativas para abastecimento de carros elétricos. Em 2018, implantou a maior eletrovia do País, com a instalação de 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo Leste ao extremo Oeste do Paraná.

Já em 2022, a empresa ampliou a oferta de eletropostos, com instalações nas rodovias BR-376 e BR-101. O novo circuito vai de Mauá (perto de Londrina), no Norte do Paraná, a Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados. Com o novo trecho, a Copel conta com 19 eletropostos instalados ao longo de 1.246 quilômetros de rodovias.

KWID E-TECH – O Kwid E-Tech 100% elétrico, escolhido para ser o veículo deste projeto de mobilidade, traz uma motorização elétrica totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, e é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de zero aos 50 km/h são necessários apenas 4,1 segundos.

A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, conforme a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro, distância mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades. O automóvel também pode ser recarregado com facilidade em uma tomada 220V.

COPEL – A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é a maior empresa do Paraná. Por meio de suas subsidiárias, atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Em 2022, foi eleita a melhor empresa de energia do Brasil pelo ranking Valor 1000.

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A companhia abriu seu capital em abril de 1994 na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e tornou-se, em 1997, a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York. Desde 2002, suas ações estão listadas também na Latibex, braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri.

A empresa foi criada em outubro de 1954, e seu crescimento está ligado diretamente ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Sua história de pioneirismo é o legado que mantém o foco da Copel sempre no futuro. Isto significa, também, realizar negócios de forma sustentável, o que se reflete nos dez estados brasileiros onde está presente.

MOBILIZE – A Mobilize é a marca do Renault Group dedicada às novas mobilidades. Graças a uma plataforma tecnológica integrada, a marca oferece uma ampla gama de serviços com foco no veículo, como financiamento, seguros, pagamentos, gestão de frotas, energia, manutenção e recondicionamento. Construída em torno de ecossistemas abertos, a empresa promove uma transição energética sustentável, em linha com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono em 2040 na Europa e a ambição de desenvolver o valor da economia circular.

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

 

 

 

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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