14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    UEPG disponibiliza 404 vagas remanescentes para os cursos de graduação em 2023

    Publicado em

    A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prograd-UEPG) divulgou nesta segunda-feira (20) o edital com as vagas remanescentes para o ano letivo de 2023. Podem se inscrever para ocupar as vagas candidatos classificados no Concurso Vestibular de 2022 para ingresso em 2023; com ensino médio concluído oriundos de escola pública, filantrópica ou bolsistas oriundos de escola privada; portadores de diploma de curso superior de graduação; e imigrantes com ensino médio concluído.

    São 404 vagas disponíveis para 20 cursos de graduação. Os candidatos não podem estar matriculados, com curso trancado ou na condição de abandono de curso na UEPG. As inscrições estarão abertas de 23 a 27 de março, por meio de formulário online, disponível no site da Prograd. Só é possível se inscrever para uma opção de curso.

    Segundo o pró-reitor de graduação, Miguel Archanjo de Freitas Junior, o edital foi antecipado para agilizar o preenchimento das vagas e o início das aulas para os novos alunos.

    Leia Também:  Inscrições para PSS da Educação são prorrogadas até o dia 26 de agosto

    “Uma novidade neste ano é a possibilidade de alunos que concluíram o ensino médio em escola pública que não tenham prestado o vestibular possam concorrer às vagas remanescentes”, destaca. Segundo o professor, uma parte considerável das matrículas foi indeferida por envio incompleto de documentos, situação que pode ser corrigida neste novo edital. “Essas pessoas têm uma nova oportunidade de se matricular no curso, uma espécie de repescagem”.

    O resultado será divulgado em 05 de abril. Mais informações estão disponíveis no Manual de Vagas Remanescentes.

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Programa de Residência Técnica inicia nova edição com 259 profissionais em todo o Paraná

    Published

    on

    By

    A nova edição do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública iniciou nesta segunda-feira (14), reunindo 259 profissionais recém-formados de diversas áreas do conhecimento. Eles começaram as atividades práticas em 15 órgãos do Governo do Estado e nas sete universidades estaduais. Nesta terça-feira, será realizada a primeira aula do cursos de especialização em gestão pública, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

    O programa do Governo do Paraná é voltado a profissionais com até três anos de formação, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes. As atividades presenciais, com carga de 30 horas semanais, serão realizadas de segunda a sexta-feira. Os conteúdos teóricos da especialização serão oferecidos em ambiente virtual, em horários que não coincidam com as atividades práticas. Além dos residentes, 50 servidores públicos estão matriculados no curso de especialização.

    As vagas estão distribuídas em órgãos públicos das cidades de Bandeirantes, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e União da Vitória. 

    Leia Também:  Paraná abriu mais de 400 mil vagas formais de emprego em menos de quatro anos

    Durante os 24 meses de duração do programa, os residentes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 3.040,00, além de auxílio-transporte. Eles participarão de atividades supervisionadas que visam desenvolver competências em áreas como planejamento, execução de políticas públicas, controle e gestão de recursos. O programa, que começou em 2014, já formou 942 residentes técnicos em Gestão Pública.

    A coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, da UEPG, destaca que o programa é uma oportunidade para que profissionais de diferentes áreas de formação contribuam com a modernização da administração pública e aprimorem habilidades essenciais para o mercado.

    “É um programa de qualificação em serviço. Nos órgãos estaduais, eles interagem com servidores experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma. Segundo ela, os residentes oferecem uma renovação no que se refere à inovação e criatividade. 

    OPORTUNIDADE – Nesta semana, a UEPG publicará um edital para o preenchimento das 202 vagas remanescentes. Os candidatos que estão em lista de espera poderão se inscrever nas vagas disponíveis. Acompanhe o edital AQUI.

    Leia Também:  Projeto Mais Qualificação garante 6,7 mil vagas para capacitação profissional em 2023

    POLÍTICA PÚBLICA – O programa de Residência Técnica é uma política pública do Governo do Paraná. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Atualmente, são mais de 700 residentes desenvolvendo atividades práticas nas seguintes áreas: cultura, economia rural, gestão ambiental, inovação, obras públicas, saúde pública, segurança pública e turismo.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA