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Sanepar lança edital de seleção de proposta para tratamento de lodo da maior estação de água

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A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta segunda-feira (20) um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para selecionar propostas de implantação, operação e manutenção de Estação de Tratamento de Lodo (ETL) na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba. Todas as informações sobre este chamamento público estão publicadas neste site

A ETA Iguaçu é a mais antiga e a maior estação de tratamento da Companhia, com capacidade de 3.200 litros de água por segundo, sendo estimada a geração de 9,5 toneladas diárias de lodo (massa seca). As propostas devem contemplar soluções técnicas, econômicas e ambientais para todo o processo de tratamento de lodo, indicando obras e investimentos necessários, operação e manutenção do sistema, redução da umidade, transporte e destinação ou aproveitamento do resíduo.

Podem concorrer pessoas físicas e jurídicas, que têm prazo de 45 dias para o credenciamento. Nas etapas seguintes, a Sanepar divulgará o resultado dos que estiverem aptos a concorrer. Também está prevista uma reunião virtual, por videoconferência, com todas as empresas e pessoas cadastradas oficialmente no processo. Nesta reunião, a Sanepar apresentará o escopo do PMI de forma mais detalhada, e a sua expectativa com este chamamento público.

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Em seguida, após um período de questionamentos, os concorrentes terão o prazo de 90 dias para entregar os cadernos com as soluções técnicas e Plano de Negócios para o Sistema de Tratamento de Lodo da ETA Iguaçu. As propostas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar das áreas de operação, investimento, financeira, administrativa e de meio ambiente da Companhia, que irá considerar critérios de experiência prévia, abrangência da proposta, eficiência do sistema, viabilidade econômica e aspectos ambientais.

VISITA VIRTUAL Na elaboração da proposta, os concorrentes podem considerar o aproveitamento de todas as instalações existentes na planta atual da Estação de Tratamento de Lodo. Os credenciados poderão visitar virtualmente as instalações de toda a região da ETL que foi objeto de modelagem BIM (Modelagem de Informação da Construção, em português), com captura de imagens por drones e scanner3D. As áreas destinadas para as obras e ampliações estarão delimitadas nos elementos técnicos.

CONTRATAÇÃO – A partir do projeto selecionado, a Sanepar poderá abrir processo licitatório de empresa para executar a proposta, o que inclui a operação e a manutenção de toda a fase sólida da ETA, a partir da descarga de lodo dos filtros e decantadores. O autor do projeto selecionado será remunerado pela empresa que irá executá-lo. A modalidade PMI permite ainda que o próprio autor do projeto selecionado participe, direta ou indiretamente, do processo licitatório de contratação da execução.

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COMPANHIA A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que completou 60 anos em janeiro deste ano, está entre as principais empresas do setor no País. Atende 345 municípios do Paraná, além de Porto União, em Santa Catarina. O índice de atendimento com água potável é de 100% da população urbana. Quase 80% da população tem acesso à rede coletora de esgoto, que é 100% tratado.

Além de ter indicadores acima da média nacional, a Sanepar destaca-se por sua política de valorização da inovação na busca por soluções mais competitivas que tragam resultados significativos na ampliação e melhoria do atendimento, contribuindo com a saúde da população. A inovação é utilizada pela Sanepar como ferramenta de promoção de sustentabilidade, competitividade e garantia da eficiência de processos.

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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