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Conheça Rock e Roberto Leite, cão-guia e servidor cego que vão trabalhar no Governo do Paraná

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Alguns servidores do Governo do Paraná vão conviver, a partir da próxima segunda-feira (20), com um cão-guia no ambiente de trabalho. Rock acompanhará Roberto Leite, profissional cego que vai integrar a equipe da Coordenação da Política da Pessoas com Deficiência, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família.

Ele participará da elaboração das políticas públicas para esta área e afirma que sua presença na equipe reflete a preocupação do Governo do Estado em ter alguém que conhece de perto a realidade deste público.

“Por mais que as pessoas tentem, não tem como perceber de maneira integral como é a relação da pessoa com deficiência visual com o mundo. Como estou incluído nesse universo, é possível repassar melhor esse entendimento e ajudar no processo de inclusão por meio das políticas públicas, além de construir uma sociedade muito mais humana”, afirma.

A inclusão de Roberto na equipe é possível graças ao trabalho de Rock, que já o acompanha diariamente. Eles foram avaliados em vários requisitos para se tornarem uma dupla. O uso do cão-guia por pessoas cegas é previsto pela lei federal 11.126/2005, que assegura à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo.

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Estima-se que existam no Brasil mais de 6,5 milhões de cegos, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cão-guia ainda é uma opção pouco utilizada.

Roberto possui cão-guia há oito anos. Seu primeiro animal, Dexter, faleceu em dezembro de 2022 e, depois de um período de espera, Rock chegou para auxiliá-lo. Segundo Leite, essa experiência oferece autonomia no dia a dia. “Quando você tem um cão-guia, é possível ter mais liberdade porque você passa a andar em locais que nem sempre a bengala consegue te levar. É uma experiência fora do comum”, contou.

Rock passou por dois anos de treinamento antes de entrar na dupla. Ele e Roberto se conheceram há três semanas e foram compatíveis em vários requisitos.

O instrutor Fabiano Pereira, do Instituto Magnus, responsável pelo treinamento de Rock, explica que a presença de cães-guias em locais de trabalho costuma gerar agitação nas pessoas, o que requer adaptação.

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“Os colegas de trabalho precisam também estar preparados para receber o animal. O cão-guia é feliz, brinca e se diverte como qualquer outro cão, mas as pessoas precisam entender que, no trabalho, ele precisa manter certa concentração. Quando alguém toca um cão-guia, há risco de ele se distrair, causar uma queda, um acidente. Por isso, é preciso que as pessoas o respeitem como condutor”, relatou o profissional.

“Esses cães já nascem com a predisposição genética para isso. Há um processo técnico-cientifico, para que o cão e a pessoa estejam bem e se complementem”,  finalizou Fabiano.

“Tenho certeza que, além de Roberto e Rock, muitos ingressarão para o trabalho em órgãos do governo estadual nos próximos anos”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Estamos evoluindo com essas ações, atendendo a solicitação do governador Ratinho Junior, e acredito que em breve, seremos referências em pontos importantes tanto para acessibilidade quanto para a inclusão de todos”.

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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