Com o objetivo de divulgar os conhecimentos da área das ciências forenses, peritos da Polícia Científica do Paraná ministraram um minicurso sobre antropologia forense na V Semana de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), em Foz do Iguaçu. Os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre a temática com conteúdos teóricos e práticos.
O minicurso foi comandado por integrantes da unidade de execução técnico-científica da Polícia Científica de Foz (UPCP): o perito oficial Raul Messias Lessa, o perito oficial e chefe da UPCP da Foz, Rafael Frez, e a residente técnica Dayana Rodrigues da Silva.
“O objetivo do evento foi promover a aproximação do público discente com temas de seu interesse, estabelecendo networking com profissionais de diversas áreas, contribuindo, portanto, para sua formação. A equipe apresentou os serviços desenvolvidos pela Polícia Científica na região, levando um minicurso teórico e prático de antropologia forense”, disse Frez. Ele apresentou informações sobre balística e local de crime.
Já Lessa fez uma palestra sobre metodologias de identificação de ossadas e características fenotípicas específicas, que podem revelar vários dados no estudo de vestígios coletados em locais de crime. Os alunos participantes puderam, juntamente com os peritos, realizar a montagem de uma ossada humana completa. A residente Dayana da Silva abordou técnicas de biologia forense e falou sobre como o biólogo pode atuar na perícia criminal.
Esta foi a primeira parceria entre a Polícia Científica do Paraná e a Unila. Ao todo, 60 alunos da Biologia participaram do minicurso.
Fonte: Governo do Paraná