NOVA AURORA

PARANÁ

Piana destaca a importância do setor elétrico durante a posse do novo presidente da Elejor

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (15) da posse do novo presidente da Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor), Nestor Baptista, e destacou a importância do setor elétrico paranaense. A Centrais Elétricas do Rio Jordão é uma sociedade implantada para explorar o Complexo Energético Fundão Santa Clara, entre Foz do Jordão e Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná.

Criada em 2001 pela Copel e pela Paineira Participações e Empreendimentos, a Elejor compõe o Sistema Interligado Nacional com cerca de 1.229 GWh/ano. Isto representa acesso à energia elétrica para aproximadamente 600 mil habitantes.

“O Estado é destaque nacional em geração de energia, suprindo suas necessidades e enviando para outras regiões, o que contribui com o seu desenvolvimento econômico. Além disso, o Paraná tem a Copel, uma das melhores empresas do setor do País. Essa passagem de comando mostra que temos um setor organizado e com grande time técnico”, afirmou.

Piana elogiou o novo presidente da Elejor, Nestor Baptista, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. “Nesta entidade ele estará dando sua contribuição ao setor elétrico do Paraná e do Brasil”, afirmou.

Assumir a presidência da Elejor, segundo Baptista, é um grande desafio. “Tenho estudado esta área tão delicada que é o setor energético. O Brasil todo tem problemas na área, exceto o Paraná, que vai muito bem. Já fiscalizei e fiz inspeções na Elejor ao longo da minha carreira no TCE e é uma empresa limpa, saneada, com as contas sempre em dia”, afirmou.

Leia Também:  Na Expo Turismo, Piana destaca as ações do governo para fortalecer e qualificar o setor no Paraná

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, lembrou que a experiência do novo presidente da Elejor contribuirá para o aprimoramento do setor energético no Estado. “Nestor Baptista tem mais de 40 anos de vida pública, experiência em diversas funções ao longo de sua trajetória e trará tudo isso a um setor muito estratégico para o Paraná. A Elejor é uma das principais usinas que a Copel possui e essa experiência vai ajudar no processo de desenvolvimento e fortalecimento da nossa empresa”, afirmou.

A energia hidráulica é a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no mundo, com uma participação de aproximadamente 18%. O Brasil está entre os cinco países maiores produtores de energia hidrelétrica, ao lado do Canadá, Estados Unidos, China e Rússia. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a matriz elétrica brasileira possui 85% da capacidade de geração de energia renovável, enquanto que o restante do mundo possui uma média de 27%. O setor hidrelétrico representa cerca de 70% da eletricidade consumida no País.

Leia Também:  Novo Trevo Gauchão alcança 90% de execução e previsão é liberar as pistas em maio

CURRÍCULO Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e jornalista, Nestor Baptista é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado e ocupou a presidência do órgão por duas vezes, nos biênios 2007-2008 e 2019-2020. Foi apresentador da Rádio Iguaçu de Curitiba entre 1967 e 1977, responsável pelo Departamento Esportivo da Televisão Iguaçu entre 1971 e 1981, deputado estadual eleito em 1978 e reeleito na gestão seguinte, sendo presidente da Assembleia Legislativa em 1984.

PRESENÇAS Participaram da solenidade o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol; o diretor Jurídico e Regulatório da Copel, Eduardo Barbosa; o diretor de Comunicação da Copel, David Campos; o presidente do Conselho de Administração da Elejor, Sérgio Cequinel Filho; o presidente da Paineira Participações e Empreendimentos, Paulo Gulin; o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; o presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, o vice-presidente do TCE-PR, Ivens Linhares, o corregedor-geral do TCE-PR, Ivan Bonilha, os conselheiros Durval Amaral e Fábio Camargo; o procurador do Ministério Público de Contas, Flávio de Azambuja Bert; e a administradora da Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba, Rafaela Lupion.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governo lança editais de R$ 10,5 milhões para fomentar ensino superior paranaense

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Na Expo Turismo, Piana destaca as ações do governo para fortalecer e qualificar o setor no Paraná

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA