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Procon-PR dá dicas para aproveitar o Dia do Consumidor sem dor de cabeça

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Nesta quarta-feira, 15 março, o Dia Internacional do Consumidor, data que é marcada por uma série de promoções e descontos nos comércios físicos e online. O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), dá dicas a quem pretende aproveitar a oportunidade para fazer compras sem cair em ciladas.

O alerta é sobre a importância de pesquisar bastante antes de finalizar uma compra, especialmente em ambiente virtual. Com métodos cada vez mais avançados, golpistas podem aproveitar a data para roubos de dados bancários e vendas falsas.

Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, ressalta que a atenção aos detalhes é fundamental. “Links recebidos através de redes sociais e e-mails, ou encontrados nas redes sociais, podem ser uma armadilha”, explica. “Os sites falsos de venda imitam o visual dos portais de empresas verdadeiras, o que pode induzir o cliente menos atento ao erro”, observa.

Para evitar esse tipo de situação, é importante verificar o endereço do site que aparece no navegador. Outra forma de afastar transtornos é, ao se deparar com uma promoção muito vantajosa, acessar diretamente o site da empresa, sem clicar no link do anúncio, e fazer a pesquisa manualmente. Verificar sites de opiniões de clientes e históricos de reclamações online também é uma forma de se prevenir.

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RISCOS – Os sites falsos não apenas servem para roubar dados de cartão de crédito, mas também para coletar dinheiro através de pagamentos por Pix, por exemplo, prometendo descontos ainda maiores. Além disso, oferecem o risco de propagação de vírus que roubam outros dados sensíveis das pessoas.

Claudia reforça que no comércio local também é preciso estar atento às promoções. “Existem muitas situações envolvendo ofertas e propagandas enganosas, liquidações com preços que não estão, de fato, mais baratos. Nos buscadores digitais, que fazem comparação de preços, é possível fazer uma verificação rápida para saber se a promoção anunciada na vitrine realmente vale a pena”, explica.

Outra recomendação importante ao consumidor é ficar atento aos prazos de trocas e devoluções. “Para compras online, o consumidor tem um prazo de sete dias para devolver o produto, caso se arrependa da compra. Já nas compras em lojas físicas, produtos não duráveis têm prazo de garantia de 30 dias segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e de 90 dias em caso de bens duráveis”, ressalta.

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“Porém, é essencial que a pessoa exija a nota fiscal. É ela que garante os direitos do consumidor, além de também ser a garantia de que o estabelecimento cumpre com suas obrigações fiscais. De quebra, o cliente pode pedir o CPF na nota e ainda participar do programa Nota Paraná, e recuperar um pouco do imposto pago, além de concorrer aos prêmios mensais”, finaliza.

CAMPANHA Outra iniciativa do Governo do Estado que marca o Dia do Consumidor é o lançamento da campanha #desligueotelefone. O objetivo é alertar sobre golpes praticados em ambiente virtual. A campanha alerta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco, para evitar informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas, e não cair em golpes e levar prejuízos. Ela é divulgada pelas redes sociais do Procon Paraná e da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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