NOVA AURORA

PARANÁ

Estado abre mais 506 vagas para qualificação de trabalhadores em 13 municípios

Publicado em

O programa Qualifica Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), terá atividades em 13 municípios paranaenses em 2023, com a abertura de 506 vagas. O programa oferta cursos profissionalizantes direcionados ao setor industrial, ministrados pelo Senai-PR, em unidades móveis adaptadas e equipadas como salas de aula.

Em dois municípios as atividades já começaram: Pontal do Paraná, no Litoral, e Catanduvas, no Centro-Sul do Estado, com turmas nos períodos da manhã e tarde. Em Pontal do Paraná o curso é de eletricista veicular e, em Catanduvas, de operador de processos de produção.

O município de Farol (Centro-Oeste) é o próximo a receber o programa, com 20 vagas para o curso de Confecção. O início das aulas está previsto para o dia 20 deste mês.

Para saber mais sobre as datas e locais dos cursos oferecidos pelo projeto Qualifica Paraná neste ano basta acessar AQUI

As cidades que integram o projeto 2023 foram selecionadas conforme indicadores de empregabilidade e vocação profissional. São elas: Itapejara d’Oeste, Farol, Rancho Alegre do Oeste, Rio Negro, Brasilândia, Pontal do Paraná, Catanduvas, Flor da Serra do Sul, Marechal Cândido Rondon, Assaí, Quarto Centenário, Matelândia e Carlópolis.

Leia Também:  Ouvidoria-Geral do Estado recebe manifestações de cidadãos em feriados e fins de semana

O programa terá turmas para formação em cursos nas áreas de confecção, eletricidade industrial, refrigeração, panificação, mecânica automotiva, elétrica automotiva, manutenção de motocicletas e mecânica industrial.

Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, com a oferta de cursos profissionalizantes, o projeto terá impacto positivo sobre os índices de empregabilidade em diversas regiões do Estado, pois deverá ampliar a contratação de trabalhadores em diversos segmentos da economia.

“A qualificação profissional oferecida de maneira gratuita em diversas localidades do Estado vai aumentar o número de empregos com carteira assinada no Paraná, uma vez que o aprimoramento da mão de obra é, cada vez mais, uma exigência de basicamente todos os segmentos da economia. Por isso, vamos preparar trabalhadores para que se encaixem nas mais variadas vagas de emprego”, afirma.

PRIMEIRA TURMA – Na primeira edição do Qualifica Paraná, em 2022, foram disponibilizadas 420 vagas, para Curitiba e Região Metropolitana, em 25 cursos gratuitos, com aulas entre novembro e dezembro. As aulas aconteceram em oito unidades móveis, estacionadas na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio do Iguaçu. Foram ofertados cursos de elétrica automotiva, instalações elétricas, manutenção de motos e mecânica automotiva, mecânica industrial, soldagem e automação.

Leia Também:  Governo estadual contrata obra de duplicação da PR-317 em Toledo

CARRETAS DO CONHECIMENTO – Além do Qualifica Paraná, o Governo do Estado oferece outros programas de capacitação, a fim de fortalecer a empregabilidade. Um deles é o projeto Carretas do Conhecimento, parceria entre a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, Volkswagen do Brasil, Fundação Volkswagen, Senai-PR e as prefeituras.

Desde sua criação, em 2019, o projeto recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões, levou qualificação profissional em unidades móveis para 172 localidades do Paraná e formou 9.020 alunos. Para este ano, o programa contará com investimento de R$ 2,2 milhões.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, projeto que estimula produção de mel em Morretes completa um ano

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar publica edital que busca parceiros para transformar lodo de esgoto em fertilizante

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA