NOVA AURORA

Coluna Ecumênica

10 informações que talvez você não saiba:

Publicado em

10 de março de 1557 aconteceu o primeiro Culto Reformado (Presbiteriano) no Brasil, são 466 anos de uma história

1- Os Presbiterianos (Reformados) foram os primeiros protestantes a chegar no Brasil, cerca de 300 anos antes dos demais. Somente três séculos mais tarde o investimento missionário voltaria ter olhares para o Brasil e, novamente os presbiterianos estavam entre os primeiros.

2- O próprio João Calvino escreveu uma carta para seus compatriotas franceses, imigrantes no Rio de Janeiro, incentivando-os a pregar destemidamente o evangelho. Esta carta é muito importante e é hoje usada entre os estudiosos como um documento que atesta a visão missionária dos primeiros reformadores.

3- A história oficial não se preocupa em contar, mas, Cristo foi cultuado em nossas terras pouco depois do Brasil ser descoberto, inclusive com a ministração de uma Santa Ceia, pois um dos três franceses era pastor fazendo dela a primeira Santa Ceia com rito Protestante das Américas.

4- A história oficial sempre registra como invasões: a invasão dos holandeses em Pernambuco, a invasão dos franceses no Rio de Janeiro… escondendo a verdadeira história da intolerância e perseguição religiosa no início de nossa nação.

Leia Também:  Não sinta pena ou medo de seus filhos porque o mundo em que eles vão crescer não é o que costumava ser

5- Assim que a inquisição descobriu que os franceses eram protestantes os prendeu exigindo que renunciassem a fé ou por ela seriam mortos. Naquela noite eles escreveram a ‘Confissão de Guanabara’ que é hoje uma das dez confissões de fé mais importantes da história protestante.

6- O monumento que lembra esse culto fica numa praça João Calvino em frente da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, conhecida como Catedral Presbiteriana, e é uma representação em tamanho real deste primeiro Culto. O monumento e a praça, apesar de serem públicos, ficam aos cuidados da Catedral Presbiteriana.

7- Ao assinar a Confissão de Fé de Guanabara, dois dos três franceses protestantes foram executados e o outro desapareceu sem que ficasse registros de sua vida ou história. A inquisição e a perseguição religiosa atrasaram em 300 anos a avanço missionário em terras brasileiras.

8- A perseguição religiosa aos franceses no Brasil seria apenas um prelúdio do que viria ocorrer na França 15 anos depois no chamado massacre da noite de São Bartolomeu, os franceses protestantes que eram chamados de ‘huguenotes’ foram executados às dezenas de milhares por toda a França, só em Paris foram mais de três mil mortes.

Leia Também:  Cátia Corretora: O que esperar do mercado imobiliário para 2023

9- As almas dos mártires que estão debaixo do altar clamando pela justiça de Deus (Apocalipse 6.9-11) cobram também por sangue derramado em terras e águas brasileiras, e a história destes homens não nos permite esquecer disso.

10- Por causa destes franceses o Brasil se tornou protagonista da história tendo uma carta escrita pelo próprio Calvino ao Brasil, uma das confissões de fé mais importantes da história protestante, e a primeira Santa Ceia com rito protestante das Américas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Coluna Ecumênica

Proteja seu casamento

Published

on

“Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada.” (Cânticos 4.12)

A fidelidade é um princípio inegociável no relacionamento conjugal. O casamento instituído por Deus é heterossexual, monogâmico e monossomático. O texto acima usa três figuras retóricas para expressar essa singularidade da relação.
Primeiro, o casamento é um jardim fechado. É um ambiente de prazer e deleite para ser desfrutado apenas pelos cônjuges.
Não se compartilha o leito conjugal. Não se busca prazer na relação com o estranho.
Em segundo lugar, o casamento é como um manancial recluso. Só o cônjuge deve beber a largos sorvos dessa fonte.
É loucura procurar satisfação em outras fontes. As águas que jorram doutras cisternas trazem uma inundação avassaladora de culpa e pesar. Não dessedentam a alma nem satisfazem o coração. O leito conjugal deve ser um lugar de amor comprometido, de aliança inegociável e de fidelidade irrestrita.
A terceira figura é a da fonte selada. O manancial não apenas é recluso, mas a fonte está selada. Não se permite ao estranho abrir esse lacre. A fidelidade é a base da confiança Como está seu casamento? Você tem sido fiel ao seu cônjuge? Você tem honrado ao seu cônjuge? Se você falhou, peça perdão ao seu cônjuge, mude sua conduta e recomece com novos propósitos.

Leia Também:  Avicultor Aloísio Debastiani é o destaque do mês

Ore
Senhor, em peço no nome de teu filho Jesus Cristo, que o Senhor nos ajude a manter nosso casamento como um jardim fechado. Que a fidelidade seja uma expressão de um verdadeiro amor e que em tudo possamos ser exemplo de vida e fé para a nossa família. Assim eu oro! Amém

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA