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Ratinho Junior conhece tecnologias educacionais da Coreia do Sul, referência na área

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul, no país asiático. A missão internacional tem entre seus objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para poder replicar nas escolas paranaenses.

A comitiva liderada pelo governador também visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes em todo o País e utiliza as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação. No local, ele se encontrou com representantes da Dabida, startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças pequenas, desde os três até 13 anos de idade.

Segundo Ratinho Junior, a ideia é que um grupo técnico da Secretaria de Estado da Educação e da Celepar visite a Coreia do Sul nos próximos meses para avaliar as ferramentas, para analisar a possibilidade de essas tecnologias serem trazidas para as escolas da rede estadual do Paraná.

“A Coreia do Sul tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com muitas inovações que servem de referência para o Paraná. Tivemos a oportunidade de conhecer diversas ferramentas que fazem parte do dia a dia das escolas sul-coreanas”, afirmou o governador. “Queremos dar continuidade na revolução que fizemos no ensino paranaense, que levou o Estado a ficar em primeiro lugar no Ideb do ensino médio, implantando cada vez mais tecnologias em sala de aula”.

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INOVAÇÕES – A solução criada pela Riiid consiste em uma plataforma de Inteligência Artificial que ajuda os estudantes a melhorarem a sua pontuação em avaliações internacionais, que selecionam os alunos que buscam universidades conceituadas.

Por meio de algoritmos, a ferramenta analisa o comportamento dos alunos nas atividades de ensino, permitindo avaliar o seu desempenho para focar nas suas potencialidades, e não nas deficiências que eles têm durante o processo de aprendizado. No Brasil, a inovação está presente em uma rede privada de ensino e no Sesi do Rio Grande do Sul.

A plataforma é utilizada em conjunto com outra ferramenta que também foi apresentada ao governador Ratinho Junior. Trata-se de uma caneta que escreve ao mesmo tempo no papel e em uma tela multimídia. Desenvolvida pela empresa Ufit, ela foi bastante utilizada nas aulas remotas durante a pandemia, já que permite que o estudante resolva questões no papel, e simultaneamente elas apareçam na tela do computador.

NO PARANÁ – Desde o início da gestão de Ratinho Junior, o Paraná implantou uma série de inovações na educação, para preparar os estudantes paranaenses para o mercado de tecnologia, que está em expansão no mundo. Para isso, disciplinas de robótica e programação passaram a ser ofertadas aos alunos da rede estadual.

Para este ano, o Governo do Estado adquiriu 18.320 notebooks prioritariamente para as aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto com eles, serão distribuídos 18.300 kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com cerca de 400 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado.

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Até o ano passado, a disciplina era oferecida apenas como uma aula extracurricular no contraturno escolar em cerca de 250 colégios, além da educação em tempo integral. A partir de 2023, a robótica também integrará as grades de matemática e ciências da natureza a partir da 2ª série do ensino médio, alcançando no total quase 200 mil alunos de 1,5 mil colégios.

O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos da chamada Internet of Things (IoT) – internet das coisas, em português – e domótica, área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Atualmente, 400 mil alunos estão matriculados na disciplina de Pensamento Computacional, que foi incluída na grade da 1ª série do ensino médio desde 2022 e, neste ano letivo, passou a ser oferecida também anos finais do ensino fundamental, especificamente no 8º e no 9º ano, e também integra o itinerário de matemática e ciências da natureza na 2ª série do ensino médio.

Os estudantes do 8º e do 9º anos têm agora duas aulas semanais dessa disciplina, que introduz a linguagem de programação um pouco mais cedo na trajetória escolar dos estudantes. Além disso, também foram comprados para este ano 40 mil novos computadores, além de laptops, para uso das plataformas educacionais e nas aulas de pensamento computacional.

Fonte: Governo do Paraná

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Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar

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Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.

Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.

Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.

COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.

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Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.

LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.

O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).

PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.

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RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.

HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

Fonte: Governo PR

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