NOVA AURORA

PARANÁ

Apoiada pela Invest Paraná, plataforma AMA é premiada em megaevento global de inovação

Publicado em

Apoiada pela Invest Paraná, a plataforma AMA (Agentes do Meio Ambiente) se tornou no domingo (12) a primeira startup brasileira premiada pelo SXSW Pitch, competição da South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A solução paranaense conquistou o prêmio na categoria “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pela SXSW a negócios que ainda não receberam nenhuma rodada de investimento. A SXSW Pitch 2023 teve 42 mil participantes de 110 países que apresentaram 613 iniciativas. 

A Smart Citizen, empresa de Curitiba desenvolvedora da AMA, é apoiada desde 2021 pelo programa Inova Invest, da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC). O programa dá suporte a empresas paranaenses de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação que desenvolvem soluções, produtos ou serviços inovadores. 

“É uma satisfação muito grande receber a notícia de que uma tecnologia desenvolvida no Paraná, com apoio do Governo do Estado, conquista um dos maiores reconhecimentos mundiais de inovação, mostrando a força do Estado no desenvolvimento de novas tecnologias”, enfatiza o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. 

Com mais de 10 mil participantes, a AMA funciona como uma rede social e usa gamificação para ações voltadas ao meio ambiente. Antes do prêmio da SXSW, o app Agentes do Meio Ambiente já havia conquistado outro reconhecimento internacional, quando venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pelo braço de habitação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).

Leia Também:  Novo aplicativo para professores moderniza rotina na rede estadual

O prêmio potencializa a exposição do aplicativo a potenciais investidores globais. Além do prêmio em dinheiro, a conquista também garante a participação direta da AMA na SXSW de 2024, sem participar das fases que selecionam os 40 finalistas de todo o mundo.

AÇÕES AMBIENTAIS – O aplicativo AMA conecta e remunera vizinhos de microrregiões para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais. Desde abril de 2022, quando a solução foi implementada, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de educação ambiental, com conscientização dos moradores.

“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população”, afirma o CEO e idealizador do aplicativo AMA, Marcelo Crivano, que recebeu o prêmio do SXSW nos Estados Unidos. 

A solução tecnológica surgiu como projeto-piloto no bairro Tatuquara, em Curitiba. De lá, a ferramenta se estendeu para mais três municípios paranaenses (Paranaguá, Maringá e Cianorte), além de Florianópolis, em Santa Catarina. 

A tecnologia funciona com dois aplicativos: um de zeladoria pública e o outro que é uma rede social ambiental. No primeiro, a pessoa se cadastra para se tornar um zelador na região onde mora e é remunerado por isso.

Leia Também:  Paraná troca experiências com técnicos do Sul e Sudeste em grupos temáticos no Cosud

Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador recebe acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais. Por meio de GPS, o percurso é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com a prefeitura, que tem acesso aos dados gerados no portal de gestão do município.

Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado pelo zelador é semanalmente avaliado pelos próprios moradores da área onde ocorrem as ações através do aplicativo AMA. “O aplicativo AMA tem um trabalho muito importante de sustentabilidade, mas também de geração de renda em áreas carentes, gerando um pertencimento da comunidade que utiliza seu tempo para gerar receita e cuidar do lugar onde vive”, aponta o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

INOVA INVEST – Pelo programa Inova Invest, a Invest Paraná seleciona e divulga ferramentas e soluções tecnológicas em ações de promoção comercial com empresas exportadoras, comprares internacionais, além de investidores nacionais e estrangeiros. Para participar, as startups interessadas devem se cadastrar no link do programa no site da Invest Paraná. Todo mês uma banca que envolve integrantes de seis secretarias estaduais se reúne para avaliar o cadastro de mais empresas no programa.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Programa Litoral Cidadão estará em Pontal do Paraná na próxima quarta-feira

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Com clima estável, Estrada da Graciosa tem frentes de trabalho em quatro quilômetros

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA