NOVA AURORA

PARANÁ

Semana da Saúde da Mulher ofertará exames gratuitos a servidoras de Curitiba e Região

Publicado em

Servidoras do Estado que atuam em Curitiba e Região Metropolitana poderão fazer exames de saúde gratuitos durante a Semana da Saúde da Mulher, de 13 a 17 de março. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Departamento de Saúde do Servidor/SEAP), e a Santa Casa de Curitiba.

Serão disponibilizados exames laboratoriais de rotina, assim como o exame preventivo para detectar alterações nas células do colo do útero.

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame preventivo periódico, principalmente aquelas com idade entre 25 e 59 anos. O exame deve ser realizado anualmente ou conforme orientação médica.

Para ter acesso aos exames, as servidoras precisam agendar previamente neste LINK.

Leia Também:  Começam nesta segunda-feira as inscrições para exames da EJA do ensino médio

“Entendemos a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher e que muitos diagnósticos precoces salvam vidas. Esperamos que a Semana da Saúde atenda muitas servidoras, além de chamar a atenção para a importância de atualizar os exames de rotina”, destacou a diretora-geral da Administração, Luciana Carla de Azevedo.

MEIO MILHÃO DE ATENDIMENTOS – No ano passado, o Sistema de Assistência ao Servidor (SAS) prestou 447.856 atendimentos a mulheres (servidoras e suas dependentes legais). O serviço é um benefício concedido ao servidor paranaense sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário e garante cobertura assistencial médica, hospitalar e ambulatorial em todo o Estado, em instituições conveniadas. Foram mais de 2,3 milhões de procedimentos realizados entre janeiro e dezembro do ano passado.

PALESTRAS – A partir do dia 15 (quarta-feira), a SEAP, através da Escola de Gestão, promove uma série de palestras sobre a saúde da mulher. As palestras terão transmissão online, durante todas as quartas-feiras de março, sempre às 14h, no canal do YouTube da Escola de Gestão. A primeira será com a fisioterapeuta Graciê Chemin sobre autoestima.

Leia Também:  Prazo para inscrições do curso público de aperfeiçoamento em Saúde Mental é prorrogado

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Turismo do Paraná tem o maior crescimento do Brasil em fevereiro, com alta de 6,5%

Published

on

By

Com alta de 6,5%, o Paraná foi o Estado que teve o maior crescimento do Brasil nas atividades turísticas em fevereiro de 2025, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento se refere ao volume das atividades de fevereiro em relação ao mês de janeiro. O índice paranaense é mais do que o dobro da média brasileira no período, que foi de 2,9%, e do que foi registrado por outros estados que são tradicionais destinos turísticos, como Rio de Janeiro (3,1%), Minas Gerais (1,7%), Pernambuco (1,3%), São Paulo (-0,9%), Santa Catarina (-1,1%) e Bahia (-3,2%).

O aumento é resultado das políticas de promoção das atrações paranaenses, como atividades de turismo de natureza, religioso e culinário, e de ações como o Verão Maior Paraná, que atraiu visitantes de todo o Brasil para as praias paranaenses com a maior programação do País de atrações musicais e esportivas.

No acumulado do ano de 2025, o turismo paranaense cresceu 5,9%, acima da média nacional de 5,3%. Já na comparação acumulada dos últimos 12 meses, a alta é de 7,7%, quase o dobro da média brasileira de 4,3%. Já em relação ao mês de fevereiro de 2024, a alta do turismo do Paraná é de 9,9%, enquanto a alta brasileira é de 7,3%.

Leia Também:  "Lendas Brasileiras" é destaque do Teatro Guaíra na Semana da Criança

RECEITA – Com crescimento consistente do turismo em todos os recortes, a receita nominal das atividades relacionadas ao setor também cresceu. Na comparação entre fevereiro e janeiro, a receita da atividade no Paraná cresceu 0,7%, enquanto a média do Brasil foi de queda, com um índice de -0,8% no período.

No acumulado do ano, que leva em conta o primeiro bimestre de 2025, o turismo paranaense registrou um crescimento de 9,9% na receita, alta superior ao crescimento brasileiro de 9,5% nos dois primeiros meses do ano. Já no recorte dos últimos 12 meses, a receita das empresas paranaenses ligadas ao setor cresceu, em média, 11,2%, enquanto a receita nominal da atividade em todo o Brasil teve alta de 9,5%.

SERVIÇOS – O IBGE também divulgou os dados referentes ao setor de serviços. Na variação acumulada em 12 meses, o Paraná teve crescimento de 2,9%, índice superior ao registrado pelo Brasil no período, que foi de 2,8%. Considerando apenas o primeiro bimestre de 2025, a alta paranaense é de 0,8%.

Leia Também:  Edson & Hudson e Jeann & Julio encerram primeira semana de shows gratuitos no Litoral

Na comparação do mês de fevereiro de 2025 com o mesmo mês em 2024, a alta dos serviços no Paraná foi de 3,7%. Segundo o IBGE, este crescimento foi o quarto mais importante, em valores absolutos, para a alta brasileira no mesmo período, de 4,2%.

Na segmentação por atividade de serviço, os serviços prestados às famílias registraram alta de 6,5% no acumulado do ano, seguido de serviços profissionais, administrativos e complementares (2,8%), serviços de informação e comunicação (1,8%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,5%) e outros serviços (-8,8%).

Em relação à receita nominal dos serviços, o crescimento paranaense no bimestre foi de 5,3%, sendo puxado principalmente pelos serviços prestados às famílias (14,1%) e pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (8%). Na sequência estão os serviços de informação e comunicação (6,6%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,9%) e outros serviços (-4%).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA