PARANÁ
Mês das mulheres: conheça a chilena que ajuda a cultura paranaense a escrever sua história
Publicado em
9 de março de 2023por
Itajuba TadeuToda pessoa que tenha ingressado na área da Cultura do Estado nos últimos 25 anos, de secretários a estagiários, com certeza passou pela mesa dela pelo menos uma vez. Seu nome é Marcela Llorente Aguilera, 62 anos, chilena de nascimento e brasileira de coração.
Neste mês das mulheres sua história merece destaque porque, como chefe de Recursos Humanos da Secretaria da Cultura, exerce uma liderança forjada na ternura e, em uma rotina que poderia ser extremamente burocrática, consegue injetar altas doses de humanidade junto àqueles que fazem a roda dos filmes, livros, shows e exposições girar.
O início da trajetória de Marcela nos quadros do governo estadual remonta ao ano de 1984, quase quatro décadas antes. Nascida em Santiago, chegou em Curitiba com a família aos 16 anos. A mudança trouxe um novo ritmo de vida para a jovem. Terminou o ensino médio no Colégio Medianeira e logo ingressou na faculdade de Economia da FAE.
Um dia, ao ir ao consulado chileno com a mãe, por meio de um conhecido conterrâneo, ficou sabendo de uma vaga de estágio na Secretaria de Administração do Paraná. “Pegamos um táxi para a Secretaria, que ficava onde hoje é o Museu Oscar Niemeyer. Conversamos, gostaram de mim e comecei a trabalhar”, conta.
Um ano depois, surgiu uma vaga de auxiliar administrativa e veio a efetivação. “Até hoje o meu vínculo é com a Secretaria de Administração. Faz 39 anos que eu sou servidora pública”, frisa.
Em 1993, Marcela se tornou gerente-administrativa da Rádio e TV Educativa, então vinculada à Secretaria da Cultura, e em janeiro de 1995 assumiu a chefia de Recursos Humanos da pasta, onde está até hoje. “Essa é a minha trajetória, uma vida toda. Por aqui passam diretores, secretários, servidores, estagiários, alegrias, tristezas… O contato com as pessoas me motiva”, afirma.
Marcela conseguiu injetar interações em uma rotina que tender a ter muito papel. Ela é a figura ao estilo mãezona, a quem muitos recorrem para tirar dúvidas, contar novidades, trocar ideias e até desabafar. O acento espanhol e a fala doce vêm sempre acompanhados de um sorriso.
A sala do RH, no segundo andar do prédio histórico da Secretaria da Cultura, na Rua Ébano Pereira, em Curitiba, é particularmente aprazível para encontros, com um alto pé direito e muitas plantas, cujas regas são exclusivamente de Marcela.
“Eu conheço as pessoas até pelo jeito que elas caminham. Sou muito de escutar. As pessoas vêm e ‘se confessam’, falam da sua vida profissional, pessoal, suas histórias. Eu sou protetora, sinto que tenho de cuidar as pessoas”, conta.
Essa sensibilidade atravessa fronteiras. Quando foi ao país natal da Marcela, o advogado Danilo Buss, que trabalha com ela há mais de dez anos, ganhou a indicação de um ponto turístico em Viña del Mar, a “cidade-jardim” do Chile. Tudo parecia normal até que o “conheço as pessoas pelo jeito de caminhar” se revelou na prática.
“Chegando lá, mandei para a Marcela uma foto da rua onde havia parado o carro, apenas para indicar que tinha encontrado o ponto turístico. E qual foi a surpresa? Havia parado o carro bem na frente da casa que era da avó dela, que ela tinha dito que era próxima ao local”, recorda.
Para Buss, esse fato marcou a relação que tem com ela e que ela tem com a cultura e os recursos humanos. “Sofre com as preocupações e dificuldades da equipe, mas também tem o lindo brilho nos olhos quando as conquistas surgem”, conclui.
FUTURO – No alto dos seus 62 anos, com o aprendizado de quem teve de refazer a vida num outro país, Marcela mantém um espírito positivo para o futuro. “Me acostumei a olhar pra frente. Se você tem amor e comprometimento, a coisa flui”, diz.
A aposentadoria, no entanto, já está no radar. “Tem o apego, mas a gente já está repassando o conhecimento. Vai chegar o momento em que vou ter de me despedir e retomar a minha vida familiar”, afirma a dupla-cidadã, que só pende mais para o Chile em jogo de Copa do Mundo.
Quando encerrar a trajetória no serviço público, os planos são se dedicar aos cultivos da sua chácara e ao casamento tão longo quanto a carreira. Marcela é casada há 41 anos com o filho de imigrantes sírios Camilo Brahim, com quem tem o filho Diego (38) e o neto Cadu (3 meses). Outra união que deu certo.
O sentimento será sempre o de gratidão. “Toda a minha vida eu devo a esse trabalho. É uma gratidão enorme. Conseguir compartilhar com as pessoas, entendê-las e respeitá-las. O meu trabalho me ensinou isso. A gente não pode tentar mudar as pessoas, mas tentar entender elas na sua plenitude”, completa.
Antes de sair, porém, ela encampou a missão de estruturar a nova Secretaria de Estado da Cultura. “Me emocionei bastante com esse desmembramento porque eu respiro cultura. Quando a Elietti (diretora-geral) me mostrou o organograma eu disse ‘temos que retomar, vou estruturar os recursos humanos na Cultura’”, acrescenta.
Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, ela é um exemplo claro de pessoa certa no lugar certo, “match” que quando acontece faz com que as coisas fluam com naturalidade.
“Fiquei encantada com a sensibilidade dela. Tem a característica necessária para lidar com a relação humana e o dom de encantar as pessoas. Eu me guiei muito nela porque me passou a confiança que eu precisa naquele momento para conhecer o Estado. E agora para elevar o patamar da Cultura no Paraná. Ela é o pilar da Secretaria”, arremata.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
4 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com novo arranjo, Estado investirá R$ 4,2 milhões para pesquisar o setor aeroespacial
Com o objetivo de fortalecer o Paraná como referência no setor aeroespacial, incentivando a formação de profissionais e apoiando empresas...
POLÍCIA


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...
ENTRETENIMENTO


Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
Kamila Simioni, de 39 anos, chamou atenção dos seguidores nesta sexta-feira (11), ao publicar um ensaio em que ousa no...


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe