NOVA AURORA

PARANÁ

Referência em contas públicas, servidora paranaense recebe medalha de mérito

Publicado em

A servidora Célia Loureiro Girardi era muito nova quando deixou sua família em Clevelândia para estudar e trabalhar na Capital. Depois de um longo bate-papo sobre o trabalho que desenvolvia na prefeitura do município localizado, no Sudoeste do Paraná, já na área financeira, o então governador José Richa fez o convite.

“Ele foi a Clevelândia para uma feira e começamos a tomar um chimarrão juntos e a conversar. Eu contei como era feito o trabalho de arrecadação do ICMS no município. Foi aí que ele disse que eu era muito jovem, precisava estudar mais sobre o setor e me convidou para vir pra Curitiba. Para mim foi um desafio. Era muito jovem, e vir para Capital era algo muito novo”, relembrou Célia.

Dividindo um quarto com outras duas estudantes em um pensionato para mulheres, ela mergulhou no curso de Ciências Contábeis e prestou concurso público. Foi assim que a jovem iniciou sua carreira no governo estadual, na área financeira da Secretaria Estadual da Saúde.

Na gestão do ex-governador Jaime Lerner, Célia foi nomeada diretora administrativa financeira e seguiu sua carreira na Sesa, por 16 anos. Foi lá, inclusive, que sua amizade estreita com a ex-secretária municipal de Saúde de Curitiba e hoje deputada, Márcia Huçulak, nasceu. A paixão pelo trabalho na saúde foi tão grande que a servidora até pensou na possibilidade de cursar Medicina, mas quis o destino que ela seguisse a carreira com os números.

De 2000 a 2003, Célia se especializou dentro da Secretaria Estadual de Fazenda. Em 2003, veio um novo convite e Célia Girardi foi indicada para o Grupo Financeiro Setorial da Casa Civil. Ela conta que foi um susto e que teve receio, na época. “Eu me assustei quando veio o convite, falavam que ninguém parava lá por mais de dois anos, que ia ficar de pinga-pinga em secretarias. Eu gosto de chegar no lugar e ficar, fazer meu trabalho bem-feito, mostrar minha honestidade, minha lealdade”, contou.

Leia Também:  Atividade industrial do Paraná alcançou em 2023 o maior patamar desde janeiro de 2012

O que a servidora ainda não sabia era que esse temido tempo curto na pasta se transformaria em longo, e que pela Casa Civil se aposentaria depois de 21 anos de trabalho, no topo da carreira como agente fazendária.

Ao todo, foram cinco governadores, centenas de colegas e milhares de desafios. A servidora afirma que o fato de ser técnica e experiente foi garantindo a sua passagem de administração em administração, e que ser mulher nunca foi um empecilho para alcançar o topo da carreira.

“Ao contrário. Nunca senti nenhum tipo de preconceito, ou exclusão por ser mulher. Sou correta e fiel aos números. Cuidar disso na administração pública é muito desafiador. Tive apoio de todas as minhas chefias e colegas, homens e mulheres. Como mãe eu tenho esse jeito também de agregar pessoas e mesmo com muitos desafios sempre tive apoio da família, dos amigos e dos colegas de trabalho”, comemorou.

A jovem, que amadureceu no serviço público, faz questão de deixar um recado às novas servidoras. “Não baixem a cabeça, lutem! Não por ser mulher, nós temos os mesmos direitos que os homens, mas vocês precisam lutar para chegar nos caminhos que desejam. Estudem, se profissionalizem, tenham coragem”.

Leia Também:  Paranaense conquista medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Célia Girardi se aposentou em janeiro deste ano, com direito à celebração de reconhecimento dos colegas. Quanto à aposentadoria ela brinca: “Depois de tantos anos, eu não me sinto desligada. Continuo atendendo o telefone, revendo os amigos, dando uma consultoria ou outra porque, mesmo fora, eu me sinto em casa. O governador Ratinho Junior é um exemplo de liderança e eu me orgulho de ter feito parte desse time”.

MEDALHA DO MÉRITO FAZENDÁRIO – Na manhã desta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, Célia Girardi foi homenageada pelos colegas da Secretaria Estadual de Fazenda com a Medalha do Mérito Fazendário.

A honraria, entregue pelo secretário Renê Garcia, é um reconhecimento aos 41 anos de contribuição profissional ao desenvolvimento econômico e social e pela sua contribuição no equilíbrio das finanças públicas em âmbito estadual.

A Medalha do Mérito Fazendário foi criada para prestigiar servidores, profissionais e acadêmicos no âmbito fazendário. Além da medalha, a servidora recebeu uma placa do Sindicato dos Fazendários do Paraná (Sindifazcre-PR) e uma homenagem da Casa Militar.

Sobre as homenagens, Célia disse estar emocionada com tanto carinho e reconhecimento. “Foi muito gratificante. Como mulher me sinto honrada por todo esse tempo de trabalho e dedicação ao Governo do Estado do Paraná. Hoje, no Dia da Mulher, posso dizer que foi um desafio viver tantos anos em um cargo onde mais se diz ´não´, mas onde também fui muito respeitada e reconhecida”, afirmou.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  MON convida crianças de 1 a 2 anos para oficina artística sobre a cor verde

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Para impulsionar políticas de inclusão, Paraná recebe Caravana Brasil Cigano nesta semana

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA