NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE abre exposição com coletivo de mulheres de Florianópolis

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre ao público, a partir desta sexta-feira (10), a primeira exposição de 2023: “Noite: paisagens imaginárias”, do Coletivo 7Mulheres. A mostra é inédita e apresenta a recente produção do grupo de mulheres de Florianópolis (SC) que pesquisa fotografia contemporânea.

O Coletivo 7Mulheres é formado pelas artistas Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Lucila Horn, Luciana Petrelli, Ro Cechinel e Soninha Vill. São pesquisadoras que afirmam sua vocação artística e crítica com a imagem, mulheres maduras que investigam ética, estética e política a partir de um olhar poético.

Desde 2018, elas realizam um trabalho marcado pelo contexto sócio-político com questões vinculadas ao autoritarismo, preconceito, racismo, machismo, consumismo e devastação ambiental. 

“Essa exposição chega ao público após a longa jornada pandêmica, trazendo um conjunto de fotografias que, a partir das referências da pesquisa individual de cada artista, propõe o diálogo entre as obras para falar de uma noite plural, profunda e misteriosa”, propõe o coletivo.

Leia Também:  Área concedida do Porto de Paranaguá vai receber R$ 572 milhões em investimentos

“A noite afeta o coletivo, não como um tema, mas como um conceito, um chamado ao sensível. A exposição é resultado de um processo de pesquisa e criação que trouxe à luz às inquietações de cada uma das componentes do grupo”, define o coletivo.

A exposição foi selecionada pelo Programa de Artes Visuais BRDE, uma realização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, a partir de uma convocatória pública, que desde 2005 seleciona projetos que passam a integrar a programação de exposições do Palacete dos Leões.

“Receber o Coletivo 7Mulheres nesse mês de março é uma forma de reafirmar nosso propósito institucional de equidade, destacando o trabalho de pesquisadoras, artistas e curadoras mulheres”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do espaço.

A exposição tem entrada gratuita e o período de visitação é de 10 de março a 11 de abril. Visitas de escolas e grupos são possíveis mediante consulta e agendamento prévio pelo e-mail palacete@brde.com.br ou pelo telefone (41) 3219-8184. A abertura oficial será na quinta-feira (9), às 19 horas.

Leia Também:  Com pintura, ateliê e palestras, MON promove edição especial do programa para os idosos

ESPAÇO CULTURAL BRDE – Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferece programação gratuita, promove exposições e atividades relacionadas ao patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, além de dialogar com a arte contemporânea.

Serviço:

Abertura oficial: 9 de março, quinta-feira, às 19h

Período expositivo ao público em geral: 10 de março a 11 de abril de 2023

De segunda a sexta, das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba

Entrada gratuita

Agendamento pelo site www.brde.com.br/palacete

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Plano de desenvolvimento da região de Cascavel tem relatório final aprovado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Abril Azul: Nota Paraná beneficia instituições que atendem pessoas autistas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA