14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Prefeitos do Litoral comemoram movimento e atrações do Verão Maior Paraná

    Publicado em

    Presentes na reunião de prestação de contas final do Verão Maior Paraná, nesta segunda-feira (06), no Palácio Iguaçu, os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, reforçaram a intenção das prefeituras de participar ativamente do planejamento da próxima temporada, em conjunto com o Governo do Estado. O posicionamento é resultado, segundo os próprios gestores, dos bons resultados obtidos na primeira temporada pós-pandemia, com aprovação de turistas, moradores e empresários.

    Ao abrir o encontro, o governador em exercício Darci Piana destacou a importância da parceria entre o executivo estadual e administrações municipais para o sucesso do Verão Maior Paraná. “Além da qualidade dos serviços prestados e do reforço do efetivo de segurança pública, as cidades estavam limpas, estruturadas e em boas condições de receber os nossos turistas, fruto de uma coordenação que depende do apoio das prefeituras”, afirmou Piana.

    EXPECTATIVAS SUPERADAS – Segundo o prefeito de Guaratuba, havia um receio inicial de que o fluxo de turistas fosse drasticamente reduzido neste verão em função dos deslizamentos de terra que restringiram a movimentação de veículos na BR-376, BR-277 e na Estrada da Graciosa (PR-410), o que acabou não se confirmando.

    “Nossa primeira impressão quando ocorreram os deslizamentos era de uma perda muito grande para o comércio devido às filas formadas tanto na descida da serra quanto nas balsas”, contou Justus. “No entanto, a realidade se mostrou diferente da expectativa. Não tivemos relatos de atrasos na travessia da Baía de Guaratuba e, apesar dos desafios, tivemos um fluxo de turistas acima do esperado”, completou.

    Leia Também:  Programa Nota Paraná concede prêmios de R$ 10 mil para moradores de seis cidades

    O prefeito de Guaratuba elogiou também as ações estaduais com foco na comunidade local, como o Cinema na Praça e o Circo na Praça, a exposição itinerante do Museu de Ciências Forenses e as corridas de rua promovidas pela Sanepar, que também é uma das principais empresas patrocinadoras do Carnaval no município.

    “É uma iniciativa muito legal porque atende também a população que, nesta época do ano, mais trabalha do que se diverte. No caso da corrida da Sanepar, foram mais de mil inscritos e o nosso pedido é para que eventos como esse se repitam”, disse. Ele ressaltou o patrocínio da Sanepar e lembrou que o Carnaval de Guaratuba é um dos maiores eventos festivos do Paraná. “Em apenas um dia recebeu mais de meio milhão de pessoas.”

    ATRAÇÕES – De acordo com o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, as atrações esportivas e culturais, sendo a maior delas os shows nacionais realizados em Guaratuba e Pontal do Paraná, foram determinantes para o aumento do fluxo tradicional de veranistas que optam pelo Litoral paranaense.

    “Com o investimento do Governo do Estado em cultura, esporte, lazer e segurança pública tivemos uma temporada de muito sucesso. A forma como os shows foram pensados em termos de horário, espaço e logística fez com que os eventos atraíssem muitas famílias. A estrutura montada impressionou os turistas, com atrações que nunca tivemos na cidade”, relatou Gimenes.

    Leia Também:  Para receber mais clientes, Copel se prepara para etapa de abertura do mercado livre de energia

    “Não há dúvidas quanto ao sucesso desta temporada do Verão Maior Paraná, que teve aprovação total da população, turistas e dos comerciantes. Cabe a nós reforçar o nosso compromisso de trabalhar de maneira integrada para a realização da próxima temporada”, finalizou o prefeito.

    CRESCIMENTO POPULACIONAL – Dados recentes do Censo 2022, em fase de conclusão pelo IBGE, apontam que os investimentos no Litoral do Paraná tem causado um rápido crescimento populacional da região. Guaratuba teve um aumento de 10,7 mil moradores nos últimos 12 anos e conta, agora, com uma população fixa de 42,8 mil pessoas. Matinhos também recebeu quase 10 mil novos residentes, chegando a 39 mil habitantes, enquanto Pontal do Paraná teve o maior crescimento proporcional, de 12 mil pessoas, chegando a quase 33 mil moradores.

    Entre os principais projetos do Estado em andamento na região, está a revitalização da orla de Matinhos, cujas obras já ultrapassaram 70% e envolvem também a macrodrenagem dos canais municipais, evitando futuros alagamentos. Em Guaratuba, o destaque é para o projeto da Ponte de Guaratuba, orçada em R$ 314,9 milhões, em fase de obtenção das licenças ambientais.

    Em fevereiro, o Governo anunciou um novo pacote de obras de infraestrutura, incluindo mais três intervenções no Litoral: a duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná; a duplicação dos 12,8 quilômetros da PR-808, que liga Guaratuba ao Litoral catarinense; e a construção de um Binário na entrada de Pontal do Paraná.

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias

    Published

    on

    By

    Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com volumes abaixo da média prevista para o mês, cinco cidades que ficam no Centro-Sul, Leste e Litoral do Estado já a ultrapassaram esse limite em menos de 15 dias.

    Até a madrugada desta segunda-feira (14), Antonina atingiu 138,6 mm de chuva e a média é de 118,1 mm em abril; Cerro Azul registrou 82 mm, com média de 63,6 mm para o mês; ⁠⁠Fazenda Rio Grande chegou a 94 mm (média de 76,8 mm); Palmas atingiu 156,4 mm, sendo a média para abril de 152,3 mm; e em ⁠⁠Pinhão choveu 151,2 mm (média de 118 mm). 

    Algumas cidades também estão perto de atingir as médias climatológicas: Cianorte e União da Vitória precisam de um acumulado de apenas 13 mm.

    “Em contrapartida, por exemplo, temos o Norte Pioneiro com pouquíssima chuva, chuvas inferiores aos 15 milímetros de acumulado nesses primeiros 15 dias do mês, ou seja, ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Nas outras áreas, o percentual ainda é de 50% a 60% da média climatológica. Assim espera-se que até o fim do mês os valores normais ou climatológicos sejam atingidos normalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

    Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até o momento. Cruzeiro do Iguaçu, que historicamente soma 223,4 mm no mês de abril inteiro, teve um acumulado, até o momento, de apenas 24,6 mm.

    Leia Também:  Corpo de Bombeiros do Paraná integra diretório da ONU contra enchentes e inundações

    PREVISÃO – A semana começa com um tempo um pouco mais instável do Leste ao Litoral do Estado. 

    “Essas regiões permanecem com bastante nebulosidade ao longo do dia e dificilmente teremos o predomínio de sol entre a região da Capital e as praias, inclusive com ocorrência de algum chuvisco ocasional ao longo desta segunda-feira e temperaturas mais amenas, em função de uma baixa pressão que está sobre o oceano. Ela impulsiona a entrada de ar úmido sobre o continente e mantém essa camada de nuvens baixas, que se estende desde a região das praias até parte dos Campos Gerais”, detalha Jacobsen.

    Nas outras regiões do Estado o predomínio é de sol e o destaque é para a amplitude térmica. Guarapuava, Londrina e Paranavaí tiveram hoje a menor temperatura do ano até o momento: 10,6°C, 15,9°C e 16,6°C, respectivamente, e à tarde devem chegar a 23°C, 24,6°C e 28°C, na mesma ordem.

    Nos próximos dias deve ocorrer bastante variação das condições do tempo. “Terça-feira áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná, e com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas, mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, acrescenta Jacobsen. 

    Leia Também:  Tráfego da BR-469 em Foz do Iguaçu será alterado em trevo com Perimetral Leste

    “Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, provoca muito mais ocorrência de chuva localizada ou aumento da nebulosidade do que propriamente a ocorrência de temporais. De quinta-feira em diante teremos a atuação de uma massa de ar não tão frio, mas que deixa a temperatura um pouco mais amena”, ressalta o meteorologista.

    SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

    Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA