NOVA AURORA

PARANÁ

Cinema na Praça começa nesta segunda roteiro em bairros de Curitiba

Publicado em

O programa Cinema na Praça, iniciativa do Governo do Estado que já percorreu dezenas de cidades do Interior do Paraná desde 2019, inicia curta temporada em bairros da Capital nesta segunda-feira (06). A estreia é na Cidade Industrial de Curitiba. As sessões fazem parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba e constituem um presente simbólico do Estado para a cidade.

A parceria foi anunciada em janeiro pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; e representantes da prefeitura. As sessões serão exibidas nos bairros CIC, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão, mantendo a ideia original do programa que é levar sessões ao ar livre e gratuitas de cinema para populações que não têm acesso a esse tipo de entretenimento. Confira a programação completa https://www.cultura.pr.gov.br/Pagina/Cinema-na-Praca.

O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Casa Civil – Governadoria. O programa conta com a parceria da Renault, por meio do Programa Paraná Competitivo. Uma carreta com um grande telão de LED percorre praças e locais públicos de localizações que não possuem salas de cinema. As sessões contam com 400 cadeiras e acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

Leia Também:  Araucária vence Niterói de virada e assume a liderança da Superliga B

As sessões nos bairros de Curitiba seguem a programação desta temporada. Em cada local, serão exibidas duas animações por noite: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” (19h) e “Os Croods 2 – Uma Nova Era” (21h). As exibições têm classificação livre e acontecem de segunda-feira (6/3) à sexta-feira (10/3). As sessões estão sujeitas a cancelamento em caso de chuva.

Os filmes exibidos pelo projeto são concedidos pela Motion Pictures Association of America, associação que representa os principais estúdios de Hollywood. O Cinema na Praça integrou a programação do Verão Maior Paraná com sessões de 04 janeiro a 12 de fevereiro deste ano. Foram realizadas 36 sessões nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina. 

OS FILMES – A sequência de “Poderoso Chefinho” acompanha Tim e Ted, agora adultos e com realidades diferentes. Porém, ao descobrir que a filha caçula de Tim também é agente da Babycorp, os irmão se juntam novamente para lidar com a situação.

Leia Também:  Obras de viaduto de Curitiba alteram itinerário de linhas metropolitanas de Colombo

Já “Croods 2 – Uma Nova Era” mostra a família Crood em busca de um lar seguro. Apesar de encontrar um paraíso que atende suas necessidades, a família agora tem de lidar com novos e mais evoluídos vizinhos.

Serviço:

Dois filmes por noite

“O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” (19h)

“Os Croods 2 – Uma Nova Era” (21h)

CIC – Segunda-feira (6/3)

Rua Ney Pacheco, 465 – Praça Central Vila Verde

Tatuquara – Terça-feira (7/3)

Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Em frente à Rua da Cidadania do Tatuquara

Sítio Cercado – Quarta-feira (8/3)

Rua Maestro João Kozak – Esquina com o Acesso 01, Praça Iguaçu III

Cajuru – Quinta-feira (9/3)

Avenida Maurício Fruet, 2150 – Rua da Cidadania do Cajuru

Boqueirão – Sexta-feira (10/3)

Rua Maria Marques de Camargo, 119 – Vila Pantanal – Alto Boqueirão

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Araucária vence Niterói de virada e assume a liderança da Superliga B

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe musical com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA