NOVA AURORA

PARANÁ

Cinema na Praça começa nesta segunda roteiro em bairros de Curitiba

Publicado em

O programa Cinema na Praça, iniciativa do Governo do Estado que já percorreu dezenas de cidades do Interior do Paraná desde 2019, inicia curta temporada em bairros da Capital nesta segunda-feira (06). A estreia é na Cidade Industrial de Curitiba. As sessões fazem parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba e constituem um presente simbólico do Estado para a cidade.

A parceria foi anunciada em janeiro pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; e representantes da prefeitura. As sessões serão exibidas nos bairros CIC, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão, mantendo a ideia original do programa que é levar sessões ao ar livre e gratuitas de cinema para populações que não têm acesso a esse tipo de entretenimento. Confira a programação completa https://www.cultura.pr.gov.br/Pagina/Cinema-na-Praca.

O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Casa Civil – Governadoria. O programa conta com a parceria da Renault, por meio do Programa Paraná Competitivo. Uma carreta com um grande telão de LED percorre praças e locais públicos de localizações que não possuem salas de cinema. As sessões contam com 400 cadeiras e acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

Leia Também:  Governo e prefeitura de Curitiba fazem parceria para difundir combate à corrupção

As sessões nos bairros de Curitiba seguem a programação desta temporada. Em cada local, serão exibidas duas animações por noite: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” (19h) e “Os Croods 2 – Uma Nova Era” (21h). As exibições têm classificação livre e acontecem de segunda-feira (6/3) à sexta-feira (10/3). As sessões estão sujeitas a cancelamento em caso de chuva.

Os filmes exibidos pelo projeto são concedidos pela Motion Pictures Association of America, associação que representa os principais estúdios de Hollywood. O Cinema na Praça integrou a programação do Verão Maior Paraná com sessões de 04 janeiro a 12 de fevereiro deste ano. Foram realizadas 36 sessões nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina. 

OS FILMES – A sequência de “Poderoso Chefinho” acompanha Tim e Ted, agora adultos e com realidades diferentes. Porém, ao descobrir que a filha caçula de Tim também é agente da Babycorp, os irmão se juntam novamente para lidar com a situação.

Leia Também:  DER/PR inicia nova etapa da recuperação da BR-277 no Litoral nesta segunda-feira

Já “Croods 2 – Uma Nova Era” mostra a família Crood em busca de um lar seguro. Apesar de encontrar um paraíso que atende suas necessidades, a família agora tem de lidar com novos e mais evoluídos vizinhos.

Serviço:

Dois filmes por noite

“O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” (19h)

“Os Croods 2 – Uma Nova Era” (21h)

CIC – Segunda-feira (6/3)

Rua Ney Pacheco, 465 – Praça Central Vila Verde

Tatuquara – Terça-feira (7/3)

Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Em frente à Rua da Cidadania do Tatuquara

Sítio Cercado – Quarta-feira (8/3)

Rua Maestro João Kozak – Esquina com o Acesso 01, Praça Iguaçu III

Cajuru – Quinta-feira (9/3)

Avenida Maurício Fruet, 2150 – Rua da Cidadania do Cajuru

Boqueirão – Sexta-feira (10/3)

Rua Maria Marques de Camargo, 119 – Vila Pantanal – Alto Boqueirão

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  PCPR participa de aula em universidade de Curitiba

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  DER/PR inicia nova etapa da recuperação da BR-277 no Litoral nesta segunda-feira

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA