NOVA AURORA

PARANÁ

Histórica ponte centenária entre a Lapa e Campo do Tenente é revitalizada

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou esta semana a retirada do antigo tabuleiro de concreto da Ponte do Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa (Região Metropolitana de Curitiba) e Campo do Tenente (Sul). A estrutura está ficando de cara nova, com drástica mudança resultante da limpeza e tratamento dos elementos metálicos.

O investimento é de R$ 3,91 milhões. A previsão é concluir a obra até junho, garantindo uma estrutura totalmente reformada e beneficiando mais de 56 mil moradores da região. Esta é uma das principais etapas do trabalhos de recuperação estrutural e manutenção da ponte na única rodovia de ligação entre os dois municípios.

A ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem calçada com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura. Histórica e centenária, a estrutura era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60. Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à rodovia PR-427. É estimado que a estrutura tenha mais de 130 anos.

Leia Também:  Clássico entre América e Cruzeiro define quem vai para semifinal do Mineirão

Em anos recentes, o tabuleiro de concreto havia apresentado deterioração, tendo sido interditada para reparos paliativos. Agora, um novo tabuleiro de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura, será instalado no lugar das placas de concreto, garantindo maior vida útil à estrutura. Além disso, já foi iniciada a limpeza e tratamento de todos os elementos metálicos em não conformidade, que receberão também nova pintura.

O projeto contempla, ainda, uma nova passarela sudoeste alargada, novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, novos pórticos de proteção em suas entradas, tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central, substituição de toda a defensa metálica da ponte, nova sinalização e outros serviços de manutenção necessários.

A obra foi contratada pelo DER/PR no final de novembro, com a empresa encarregada iniciando, em dezembro, a mobilização de equipes, materiais e insumos e a implantação do canteiro de obras. Devido às comemorações de final de ano, a interdição da ponte foi adiada para janeiro, fato que, somado às constantes chuvas na região, permitiu maior avanço nos serviços somente em fevereiro.

Leia Também:  PMPR apreende 6 toneladas de maconha em área rural de Marechal Cândido Rondon

BLOQUEIO – Placas alertando sobre o bloqueio total da obra foram instaladas na Lapa e em Campo do Tenente desde o início do ano, evitando que usuários sigam desnecessariamente até o local. Apesar dessas medidas de segurança, alguns motociclistas ignoravam o alerta e continuaram cruzando a ponte, colocando a si mesmos e aos funcionários da obra em perigo. Agora, sem o tabuleiro da ponte, a travessia de veículos é impossível.

À FRENTE PARANÁ – As obras na Ponte do Rio da Várzea fazem parte de um pacote de 20 editais do governo estadual que está revitalizando 195 pontes e viadutos em todo Paraná, com investimento estimado de R$ 118 milhões. Esse é o maior programa de reformas de obras de arte especiais (OAEs) da história do Estado, sendo uma das iniciativas do À Frente Paraná, pacote bilionário de investimentos em infraestrutura em diversas regiões do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Partida entre Goiás x Corinthians é suspensa pela STJD

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA