NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública tem programação especial durante o Mês da Mulher

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial para comemorar o Mês da Mulher. As atividades incluem bate-papos, exposições, leituras públicas, escambo de livros, sessões de contação de histórias para crianças e ações de inclusão para pessoas com deficiência visual. A participação é gratuita em todos os eventos. Veja a seguir a agenda completa:

Exposições de acervo – A partir de quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todo o prédio histórico da BPP se converte em uma grande exposição temática sobre a presença feminina na literatura, nas ciências, na cultura, no jornalismo e nas artes em geral. São livros, fotos, documentos, obras raras, materiais multimídia e outros itens pertencentes ao acervo da instituição, dispostos em todas as salas de leitura e seções específicas.

Mulher por Mulheres – No dia 9, a partir das 17h, autoras de diferentes gerações participam de uma roda de leitura no hall térreo para interpretar textos de representantes femininas da literatura paranaense — sob a curadoria da equipe da Oficina Permanente de Poesia. Em paralelo, a Biblioteca estimula a troca de livros espontânea entre as escritoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral.

Leia Também:  Programa do Governo abre espaço para empresas ofertarem cursos gratuitos de educação tecnológica

Live do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – Transmissão direcionada às unidades do sistema, mas também aberta ao público em geral, com a participação da professora e pesquisadora da UEPG Luísa Cristina dos Santos Fontes — autora do livro Roteiro Literário: Helena Kolody, publicado pelo selo editorial da BPP. A partir das 16h, no canal youtube.com/bibliotecapr, ela discute a presença das mulheres na literatura do Estado com a mediação da bibliotecária Marta Sienna.

Galeria de Bibliotecárias – Durante todo o mês, as redes sociais da BPP trazem posts com fotos das profissionais e estudantes de Biblioteconomia que trabalham na instituição. Além das postagens, as publicações trazem perfis curtos das homenageadas e descrições sobre seus setores de atuação.

Ciclo de Contação de Histórias – Entre os dias 6 e 11, o grupo de contadores da BPP, Era Uma Vez, apresenta duas sessões diárias em que interpretam obras da literatura infantil produzidas por mulheres. As apresentações acontecem de segunda a sexta, às 11h e 15h, e no sábado, às 11h.

Leia Também:  UENP divulga edital para contratar 35 professores do ensino superior

Rogai Por Nós – Fruto de uma parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Grupo Folclórico Boi Barroso, a exposição conta com estandartes que resgatam a história e a memória das capelas e igrejas do município de Antonina. Ao todo são 21 peças produzidas por artesãs do Litoral paranaense espalhadas pelo hall térreo da Biblioteca.

Mulheres Eficientes – Primeiro encontro do grupo de convivência voltado para mulheres com deficiência visual e familiares de pessoas com essa condição. A atividade acontece no dia 24, às 16h, e tem mediação da professora de Orientação e Mobilidade Lilian Merege Biglia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Show de Zizi e Luiza Possi, leituras e visitas guiadas movimentam a programação cultural da semana

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  PCPR prende homem por violência doméstiva contra a ex-mulher em Munhoz de Melo

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA