NOVA AURORA

PARANÁ

PM recupera veículos e apreende mais de 280 quilos de drogas em Curitiba

Publicado em

Equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) recuperaram cinco veículos com alerta de furto e roubo, apreenderam mais de 280 quilos de drogas e prenderam cinco pessoas, nesta quinta-feira (2), no bairro Xaxim, em Curitiba. As ações aconteceram durante o patrulhamento ostensivo dos policiais militares na região.

Por volta das 16 horas, os militares estaduais receberam a informação de que dois suspeitos estariam armados em um veículo Ônix, com alerta de roubo do dia 01 de março. De imediato, as equipes seguiram para o endereço apontado e chegaram a um condomínio, onde foi possível localizar o veículo e a casa onde eles haviam entrado.

Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos empreenderam fuga, pulando muros de diversas residências, e um deles foi preso com uma arma de fogo calibre .38. O suspeito e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

Na segunda ocorrência, também no bairro Xaxim, por volta das 18h, uma das equipes conseguiu fazer a abordagem a um veículo Hilux, de cor prata, que estava com alerta de furto do dia 28 de fevereiro. O automóvel estava em um barracão, mas com as placas adulteradas. No local, foram abordados dois homens que não souberam explicar a origem do veículo. Ambos receberam voz de prisão pelo crime de receptação e foram encaminhados, com o carro recuperado, para a DFRV.

Leia Também:  Viaduto interditado na PR-445 pode ter uma das marginais liberadas neste sábado (28)

Já na terceira ocorrência no bairro, por volta das 22h, a equipe policial percebeu um veículo saindo em alta velocidade de um posto de combustíveis, inclusive furando o sinal vermelho. De imediato, foi realizado o acompanhamento tático até um estabelecimento comercial.

Após a abordagem, o homem afirmou que o carro era roubado e que dentro dele havia grande quantidade de drogas e que levaria o veículo e os entorpecentes para o estado de Minas Gerais.

Na sequência, com posse de informações do próprio suspeito, os militares estaduais seguiram até uma residência na região, onde foram localizados mais entorpecentes sob posse de um homem que seria o responsável pelo imóvel. Do lado de foram da residência foi localizado outro veículo, também com alerta de roubo.

Ao todo, foram apreendidos 280 quilos de substância análoga à maconha, 866 comprimidos de ecstasy, uma balança de precisão, R$ 500 em espécie, quatro placas veiculares, além da recuperação desses dois veículos. Os presos foram encaminhados até a Central de Flagrantes.

Leia Também:  PCPR prende em flagrante mulher por uso de documento falso em Curitiba

“A Polícia Militar está presente para promover mais segurança para a população e o BPRONE realiza esse policiamento ostensivo em Curitiba e Região Metropolitana de forma a coibir a prática criminosa. Os policiais estão atentos e isso resulta em prisões, apreensões de drogas e armas, além de recuperação de veículos que foram objeto de furto ou roubo”, disse o comandante do BPRONE, major João Roberto Alves.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Serviços em rodovia entre Campo Mourão e Peabiru beneficiam mais de 100 mil moradores

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende em flagrante quatro pessoas por tráfico de drogas na RMC

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA