NOVA AURORA

PARANÁ

Guamiranga recebe R$ 3,6 milhões do Estado para pavimentação de vias urbanas

Publicado em

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (28), o Edital para Homologação de obra de pavimentação de vias urbanas de Gamiranga, no Centro-Sul do Paraná, no valor de R$ 3,6 milhões. O documento, entregue pelo secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ao prefeito Marcelo Leite, autoriza a prefeitura a contratar a empresa vencedora da licitação e que ficará responsável pela execução do projeto.

“A Secretaria das Cidades está alinhada com a promoção do desenvolvimento urbano e da melhoria da vida das pessoas. É o compromisso do governo Ratinho Junior com Guamiranga e com todos os municípios do Estado”, afirmou Pimentel. Os recursos, liberados via operação de crédito dentro do Programa Paraná Urbano – Sistema de Financiamento de Ações Municipais, vão permitir a pavimentação asfáltica de 14.195,60 metros quadrados em vias urbanas do município.

A obra inclui a execução de serviços preliminares e terraplenagem; implantação de base, sub-base, do revestimento, meio fio e sarjeta; sinalização de trânsito e rede de drenagem de águas pluviais.

Leia Também:  Com ações integradas, Estado e Prefeitura lançam operação de segurança em Maringá

“É mais uma obra completa. Não apenas de pavimentação, mas com todos os itens que atendem as tendências ambientais e as normas que buscam a sustentabilidade”, acrescentou Camila Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, instituição vinculada à Secretaria das Cidades e responsável pela análise técnica do projeto e fiscalização da execução.

Projetos de pavimentação, para atenderem os requisitos ambientais, têm que garantir a adequada captação e destinação das águas pluviais, de acordo com os padrões do Paranacidade. “São cuidados voltados à preservação dos mananciais e que, ao mesmo tempo, evitam problemas urbanos como enchentes. Fazem parte da promoção da sustentabilidade, como preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, acrescentou Camila.

A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu na Secretaria das Cidades, em Curitiba, durante reunião do secretário e do prefeito com o deputado estadual Alexandre Curi.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Servidores estaduais da Saúde recebem vacina da gripe e Covid-19

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (04) a imunização de seus servidores contra a Influenza e Covid-19. A ação aconteceu no prédio central da Sesa, em Curitiba e, se estenderá até a próxima semana nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na Central Estadual de Transplante do Paraná (CET) e no Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest). A orientação é para que os 6.200 servidores recebam as duas vacinas.  

Os profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário para imunização porque são mais expostos aos vírus. A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados como prioritários, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A exemplo da Sesa, orientamos as secretarias da saúde dos 399 municípios para que desenvolvam iniciativas que fortaleçam a adesão às vacinas. A medida é mais uma ação extramuro para reforçar a importância da vacina”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.  

Leia Também:  Conferência Estadual da Juventude será em 30 de outubro em Curitiba

INFLUENZA – A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná na terça-feira (1º). Até o momento, o Paraná recebeu 1,17 milhão de doses, já descentralizadas para as 22 Regionais de Saúde.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

COVID-19 – Fazem parte do público de rotina todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; quem tem 60 anos ou mais. Sendo assim, essas pessoas podem receber a dose da vacina contra a Covid-19 independentemente de campanhas em andamento. Já os grupos especiais são compostos por imunocomprometidos; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, por exemplo, além de outros grupos de maior vulnerabilidade.

Leia Também:  Preta Gil recebe visita de familiares durante tratamento: “Uma cura me esperando!”

“Estamos com um aumento no número de casos e óbitos para Covid-19 neste ano. É de suma importância que os trabalhadores de saúde recebam a dose de reforço anualmente. Neste momento estamos facilitando o acesso à vacinação para que os servidores não precisem se deslocar às Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA