14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Turismo rural e agroindústria familiar serão destaques do IDR-Paraná na Expo Umuarama

    Publicado em

    O turismo rural e a agroindústria familiar estão entre os destaques das ações que o Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR-Paraná) levará à Expo Umuarama 2023. O evento que acontece de 09 a 19 de março é realizado pela Sociedade Rural de Umuarama e vai expor o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. 

    Além de intensa programação técnica, com fórum, encontros e seminários, no espaço do IDR-Paraná serão divulgados empreendimentos turísticos regionais, além da Rota do Queijo Paranaense e da Rota da Lavanda. Outra área de atenção especial é a da agroindústria familiar, com a Feira de Sabores. O espaço vai reunir a produção de 20 agroindústrias da região Noroeste.

    Os extensionistas também vão mostrar como o programa Trator Solidário vem beneficiando agricultores da região e de todo o Paraná. Em uma outra unidade os visitantes poderão conhecer todas as etapas do trabalho de proteção de nascentes.

    Neste ano o espaço da Fazendinha terá 5.180 metros quadrados que serão ocupados pelo IDR-Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Unipar, Instituto Federal do Paraná, Colégio Agrícola de Umuarama, prefeitura e pela empresa Tecfértil. Na Fazendinha foi construído o Jardim Sensorial, preparado especialmente para aguçar os sentidos dos visitantes. Com o auxílio de plantas e água será possível direcionar a atenção para aromas, texturas e sons da natureza.

    Leia Também:  Melhorias nas redes podem afetar abastecimento em bairros de Umuarama na sexta

    Outra atração é o Relógio da Vida, um grande jardim em forma de mandala, dividido em 12 canteiros que representam as 24 horas do dia. Cada duas horas indicam o órgão humano mais ativo naquele período. Os canteiros têm plantas medicinais relacionadas a cada órgão. Na Fazendinha também será possível ver mini animais, conhecer campos de girassol, a criação de bicho-da-seda e uma casa histórica.

    Confira a programação técnica do IDR-Paraná na Expo Umuarama:

    Dia 10 (sexta-feira), às 9h – Fórum de Desenvolvimento da Agropecuária Regional

    Dia 11 (sábado), às 8h – Encontro de Mulheres, com oficina de serviços e casos de sucesso da Feira de Sabores

    Dia 13 (segunda-feira), às 14h – Seminário de Fruticultura, entre os temas estão a poda de goiabeira e a pulverização na fruticultura

    Dia 14 (terça-feira), às 14h – Seminário de Avicultura, abordando o programa RenovaPR e Hidrogênio Verde, além da Influenza Aviária

    Dia 14 (terça-feira), às 14h – Seminário da Cultura da Mandioca: plantio direto, cuidados com as variedades de mesa, manejo de pragas

    Leia Também:  Clube de Ciências de colégio estadual de Toledo transforma alunos em jovens pesquisadores

    Dia 16 (quinta-feira), às 14h – Tarde de Campo de Pecuária de Corte

    Dia 17 (sexta-feira), às 14h – Seminário de Pecuária de Leite: dietas para vacas de leite, Rota do Queijo e a importância da colostragem.

    Serviço:

    Expo Umuarama, de 09 a 19 de março de 2023

    Segunda a sexta-feira:

    – 17h30 às 21h30 – Visitação dos espaços

    – 18h às 21h – Feira de Sabores

    – 09h30 às 17h30 – Caravanas escolares

    Sábados e domingos:

    – 13h30 as 21h30 – Visitação aos espaços

    – 14h às 21h – Feira de Sabores

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Natureza invisível: conheça Milena Celli, a nova residente da Academia Alfredo Andersen

    Published

    on

    By

    Uma nova residente chega à Academia Alfredo Andersen. A partir desta segunda-feira (14) até maio, a artista visual curitibana Milena Celli inicia a residência artística no ateliê da Academia. Ela propõe uma disruptura com padrões de beleza e convida o público a visitar o espaço e ver o desenvolvimento de peças que exploram o mundo invisível da natureza por meio de técnicas de cerâmica.

    Milena conta que a arte sempre fez parte de sua vida. “Já durante a infância eu me expressava artisticamente, criando brinquedos e sendo apaixonada por fotografia. Quando pequena fiz aulas no Centro Juvenil de Artes Plásticas”, diz ela. Durante sua juventude, a artista se formou em Design de Produtos, arteterapia, obteve registro profissional como atriz, teve sua própria galeria de artes, ensinou cerâmica e se consolidou como fotógrafa profissional.

    Após uma longa jornada explorando diversos caminhos artísticos, há 10 anos a escultura retornou à sua vida. “Sempre foi uma paixão. Voltar a trabalhar com esculturas em argila foi um pedido da Milena criança que eu precisei atender. Desde então tento sempre deixar aspectos da minha infância aflorados para desenvolver minha linha artística”, afirma.

    Leia Também:  Censo 2022: confira as principais novidades e mudanças populacionais do Paraná

    Para seu projeto de residência, Milena está desenvolvendo peças de cerâmica inspiradas na natureza impossível de ver a olho nu, captada por macrofotografia, e utiliza aspectos naturais de uma maneira disruptiva para criar peças únicas, tomando como base princípios da biomimética. “Olhamos para a natureza e vemos evolução, ciclos, heterogeneidade. É isso que tento traduzir para minhas obras e espero que cause estranheza, que as pessoas fiquem observando para tentar compreender as referência naturais que uso”, explica a artista.

    Sobre a ligação da artista com o Museu Casa Alfredo Andersen, ela destaca o caráter inovador de Alfredo Andersen e seus estudos e pinturas ligadas à natureza. “Andersen não foi apenas um pintor, foi um pensador. Sua atuação como artista, professor e empreendedor deixou um legado importante. Me encantei quando soube mais da história dele”, destaca a artista.

    Ao conhecer mais os trabalhos de Andersen, Milena também se sentiu próxima ao pai da pintura paranaense por identificar que, assim como ela, ele tinha um apreço pela natureza, e retratou paisagens paranaenses de formas originais.

    Leia Também:  Sanepar investe R$ 81 milhões em obras na RMC e aldeias indígenas de quatro cidades

    Aos interessados em conhecer mais sobre Milena Celli e seu trabalho, a artista visual estará com o ateliê aberto ao público de terça a sexta-feira para receber visitantes entre 10h e 12h. A entrada é gratuita. No decorrer de sua residência, a artista pretende expor seus trabalhos em uma mostra exclusiva e promover uma conversa aberta com outros ceramistas. Para atualizações sobre a residência artística, siga o MCAA no instagram @museualfredoandersen.

    Serviço

    Visitas à residência artística – Milena Celli

    Terça a sexta, das 10h às 12h

    Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA