NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Rural Planejamento Agropecuário: 6 mandamentos que você deveria seguir

Publicado em

Planejamento agrícola é a atividade que vai determinar as estratégias que você precisa ter para alcançar mais produtividade, reduzir custos e manter a sustentabilidade do seu negócio rural.

Sem planejamento não existe condição para lucro. É dessa forma que você aumenta a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda (aquilo que permite continuar sua atividade agrícola).

É assim também que é possível se preparar para eventos adversos, como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros. Com isso a tomada de decisão é consciente e muito mais fácil de ser realizada.

Para um bom planejamento primeiramente precisamos de dados, sendo esse o primeiro mandamento:

1.Colete e anote os dados do seu planejamento agrícola

Os registros, as anotações e os dados são o que permitem que o dono ou gerente da fazenda use melhor suas experiências e conhecimentos.  Não entendeu muito bem? É pra isso que a Rural planejamento pode te ajudar.

 2. Informe-se para embasar o planejamento agrícola

Produzir commodities (como são os produtos agrícolas) é produzir pensando no mercado, porque é nele que serão vendidos os produtos e é ele que define o preço.

Então você tem que estar atento para as tendências do mercado: se informe participando de eventos, em sites de notícias como esse, sites financeiros, revistas agropecuárias, entre outros.

Leia Também:  NOVA AURORA, AVISO DE LICITAÇÃO

Só não vale mesmo ir na conversa do vizinho, hein?! Procure informação em lugares reconhecidos e respeitados.

Atento para o mercado e com informações valiosas é preciso agora direcionar o seu planejamento, que é o terceiro mandamento.

3. Direcione o planejamento agrícola

São 4 perguntas que se deve fazer nesse mandamento e que direcionam adequadamente o planejamento estratégico da produção agrícola: o que, como, quanto e quando.

  • O que? Defina a combinação de produtos que será produzida e a área a ser destinada para cada cultura.
  • Como? Plantio direto ou não, como adubar e corrigir a área, com ou sem irrigação, com ou sem financiamento, com ou sem seguro,  etc.
  • Quanto?  Aqui entramos no conceito de mercado e economia. Às vezes é melhor estocar o produto, mas em outros momentos é mais rentável produzir apenas o que a demanda pede.  Aqui também envolve o sistema de produção (fertilidade do solo, defensivos, mão-de-obra, etc.)
  • Quando? Isso vai depender da expectativa de preços de compra de insumos e preços de vendas do produto agrícola final.

4. Faça o planejamento financeiro

Observado as finanças é possível mudar a estratégia quando surgir uma oportunidade, ou mesmo um imprevisto inconveniente.

Leia Também:  Sanepar assina cooperação técnica para ampliar saneamento básico em Antonina

5. Faça o planejamento agrícola

Com todas essas informações é hora de você colocar a mão na massa, ou melhor, na terra. É importante não produzir só uma cultura, pois diferentes produtos agrícolas possuem diferentes comportamento no mercado, e assim, a chance de dois ou mais produtos resultarem em prejuízo financeiro é menor;

6. Seja meticuloso e monitore seu planejamento

Após a safra reveja seus registros e seu planejamento.

O que deu certo continue a fazer, o que não deu resultado repense e melhore os processos.

Conclusão

planejamento agrícola é simplesmente a sequência de ações que você deve fazer…

…antes da safra para se preparar adequadamente a ela;

…durante a safra, seguindo o planejado ou modificando conforme as situações;

…e após a safra, verificando o que deu certo e o que deu errado.

Para que dessa forma, na próxima safra seu planejamento seja ainda melhor e dê ainda mais resultados!

A Rural Planejamento agrícola pode te ajudar em todo esse processo, procure a equipe diretamente no escritório localizado na Avenida São Luiz, 901 no centro de Nova Aurora, ou pelo telefone (45) 3243-1621.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Piscicultores de juvenil conhecem nova sistemática de pagamento das Integrações

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  PCPR prende homem por estupro de vulnerável praticado contra a enteada em Cornélio Procópio

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA