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DER/PR chega à fase final das obras no km 41 da BR-277, no Litoral

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Já estão na etapa final as obras de contenção da encosta da BR-277 na altura do km 41, no Litoral. Além de continuar avançando na perfuração do maciço rochoso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) começou a instalar a tela metálica de alta resistência, que irá prevenir o escorregamento de materiais de grande porte sobre a rodovia, garantindo a segurança dos usuários.

No caso de novos danos na encosta, devido a chuvas excessivas ou outras causas, a tela metálica mantém as rochas e lascas no lugar, evitando que escorreguem e causem o deslocamento de mais material, além de não atingirem a pista. O primeiro segmento, de 25 metros de comprimento, começou a ser instalado antes do Carnaval, com os serviços sendo retomados esta semana.

Atualmente este trecho da rodovia está com três faixas de tráfego liberadas, com uma quarta faixa sendo ocupada por guindaste.

O DER/PR já concluiu os serviços de contenção definitiva da encosta da BR-277 no outro segmento de sua responsabilidade, no km 39. Após os serviços de limpeza e retirada de materiais, foi instalada e fixada uma tela ecológica de contenção, dispositivo de alta resistência que permite o plantio de grama, o que também ajuda a evitar novos escorregamentos.

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) continua a obra de recuperação do km 42, primeiro local atingido pelas chuvas no ano passado, tendo registrado, inclusive, escorregamento de rochas. Neste ponto são duas faixas de tráfego liberadas, com um guindaste ocupando outras duas faixas.

GUINDASTES – O DER/PR e o DNIT estão retirando os guindastes dos pontos em obras aos finais de semana, visando melhorar o tráfego de veículos nestes dias de maior movimento. Os equipamentos saem do trecho na sexta-feira ou sábado, dependendo da programação de serviços, e retornam somente na segunda-feira. Devido a essa nova programação, que está garantindo melhor fluxo aos finais de semana, os serviços com guindastes no km 41 serão prolongados até março.

ACORDO O DER/PR deu início à sua obra no dia 19 de dezembro, após acordo com o DNIT, que está fazendo a obra de recuperação do km 42, mas à época afirmou não ter os recursos para atender o km 39 e km 41. Visando recuperar a trafegabilidade da rodovia federal, corredor logístico para o Porto de Paranaguá, o DER/PR trabalhou desde o início para liberar faixas extras de tráfego com a maior agilidade possível, sem abrir mão da segurança dos usuários e trabalhadores.

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Até o momento, foram pouco mais de 60 dias corridos de obras no local, com um dos pontos de escorregamento de terra já atendido pelo DER/PR, e outro na etapa final de contenção.

TRÁFEGO PESADO – Permanece em vigor a restrição de tráfego pesado aos finais de semana de fevereiro na BR-277, na Serra do Mar. Veículos de carga articulados, como carretas, cegonhas e bitrens, entre outros, não poderão circular entre o km 30 (viaduto de Morretes) e o km 60 (antiga praça de pedágio).

Fonte: Governo do Paraná

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Com economia de 23% em licitação, novo contrato amplia serviços em presídios do Paraná

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O Governo do Estado vai economizar mais de R$ 120 milhões por ano na prestação de serviços no sistema penitenciário do Estado. Um processo licitatório aberto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) garantiu uma economia de 23% na contratação da empresa que será responsável pela contratação de monitores de ressocialização e encarregados administrativos nas unidades prisionais.

No contrato anterior firmado com o Departamento de Polícia Penal (Deppen), o Estado gastou R$ 520 milhões no ano para a prestação desses serviços em cerca de 130 unidades do sistema prisional paranaense. Com o atual, que tem vigência de cinco anos, esse valor caiu para R$ 398 milhões anuais.

A licitação foi aberta porque, anteriormente, esse tipo serviço era prestado por profissionais temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). Esses contratos, porém, foram encerrados, sem possibilidade de renovação, com a transformação do Departamento Penitenciário em Polícia Penal.

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O objetivo da contratação é manter a qualidade do atendimento da Polícia Penal aos custodiados, e a seleção da empresa foi feita a partir de critérios como preço e capacidade técnica e operacional. Segundo a Sesp, contratações nesse segmento passam pelo crivo das áreas de inteligência das forças de segurança para evitar a seleção de prestadores de serviço que possam ter relação com o crime organizado.

Fonte: Governo PR

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