NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar atuou com mais de 1,6 militares por dia durante o Carnaval em todo o estado

Publicado em

Mais de 1,6 mil policiais militares atuaram, por dia, nos eventos públicos de Carnaval realizados em todo o Paraná, entre a última sexta-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (22). Com isso, foi possível garantir segurança aos foliões e demais pessoas envolvidas diretamente com as festividades.

Além disso, foram utilizadas, em média, 616 viaturas policiais por dia, facilitando o deslocamento das equipes e atuando no policiamento preventivo e repressivo em todos os eventos realizados no estado.

Dentro da Operação Carnaval 2023, foi realizada a abordagem de 14.955 pessoas, resultando na prisão ou apreensão de 189.

Além disso, foram 5.879 veículos abordados, sendo que 147 foram encaminhados ou recolhidos e 16 foram recuperados por estarem com alerta de furto ou roubo.

Nas operações realizadas no trânsito, em vias urbanas e nas rodovias estaduais, foram registradas 1.463 infrações, sendo as principais por excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e embriaguez ao volante.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Sérgio Almir Teixeira, ressalta que a operação aconteceu com bastante êxito e possibilitou um feriado de Carnaval mais tranquilo para os participantes.

Leia Também:  Estado vai criar polos de inovação com coworking gratuito em 10 municípios

“Depois de dois anos sem esses eventos, era natural a participação massiva das pessoas. Por este motivo, fizemos o reforço policial com as equipes locais, equipes do Verão Maior Paraná e das unidades especializadas, garantindo assim eventos sem ocorrências mais graves e dando os encaminhamentos necessários para os atendimentos que nos foram solicitados”, frisa o comandante-geral.

Na atuação repressiva dos policiais militares, também foi possível fazer a apreensão de 17 armas de fogo de cerca de 28 quilos de drogas que seriam comercializadas nos locais dos eventos.

“Atuamos do início ao fim dos eventos, inclusive, com efetivo do serviço de inteligência, identificando focos de possíveis atitudes ilícitas, possibilitando a rápida ação policial e repressão aos crimes que estavam sendo cometidos nos eventos”, completa o comandante-geral Sérgio Almir Teixeira.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem foragido após perícia papiloscópica identificar falsa identidade no litoral

Published

on

By

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na prisão de um homem de 49 anos, foragido da Justiça de São Paulo, em Pontal do Paraná. O suspeito foi identificado na terça-feira (24) durante uma abordagem policial e autuado em flagrante por falsa identidade.

De acordo com a PMPR, o homem foi abordado enquanto caminhava sem documentos pela cidade. Ele alegou ser morador de Cananéia (SP) e afirmou que havia se mudado para o litoral paranaense para trabalhar como guardador de carros. Durante a abordagem, forneceu o nome do irmão, mas seu comportamento e a ausência de documentos levantaram suspeitas.

“A abordagem é uma das ferramentas mais importantes para a prevenção e o combate ao crime. A atenção e a experiência dos policiais militares foram fundamentais para identificar algo errado e encaminhar o caso para uma análise mais detalhada”, destacou o major Anderson Couto, coordenador operacional da PMPR no Verão Maior Paraná.

Encaminhado à delegacia da PCPR em Pontal do Paraná, o homem foi submetido a perícia papiloscópica, realizada pelos papiloscopistas policiais, que confirmou sua verdadeira identidade. O trabalho revelou que ele possuía um mandado de recaptura em aberto, emitido após não retornar de uma saída temporária em março deste ano, em São Paulo.

Leia Também:  PCPR prende suspeito por furto em Campina Grande do Sul

“A perícia papiloscópica é essencial para garantir a identificação precisa de suspeitos. Com o cruzamento das impressões digitais, conseguimos confirmar a verdadeira identidade do indivíduo e assegurar que ele fosse responsabilizado tanto pelo crime anterior quanto pela tentativa de enganar as autoridades”, explicou o papiloscopista policial da PCPR Danilo Lemos Pereira.

Com a identidade confirmada, o homem foi autuado em flagrante por falsa identidade e permanece preso à disposição da Justiça. Ele responderá tanto pelo mandado de recaptura quanto pelo novo crime cometido.

“O trabalho integrado entre a PCPR e a PMPR foi decisivo para o desfecho desse caso. A abordagem inicial feita pela PMPR, aliada à perícia técnica dos papiloscopistas da PCPR, garantiu a captura de um foragido e sua responsabilização. Essa integração reafirma nosso compromisso com a segurança da população e com a eficiência no combate à criminalidade”, afirmou o delegado da PCPR Marcos Pestano..

A ação é parte da atuaçao das forças de segurança no Verão Maior Paraná, que intensifica o policiamento na região litorânea durante a alta temporada, garantindo maior proteção e tranquilidade para moradores e turistas.

Leia Também:  Investimentos do Estado e praias de água doce estimulam desenvolvimento do Noroeste

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA